A (ciber)cultura corporal no contexto da rede: uma leitura sobre os jogos eletrônicos do século XXI

La (ciber)cultura corporal en el contexto de la red: una lectura sobre los juegos electrónicos del siglo XXI

The body (cyber)culture in the context of the network: a reading electronic games of the XXI century

Gilson Cruz Junior Erineusa Maria da Silva Sobre os autores

O estudo trata das conexões entre corpo, subjetividade e tecnologia, perpassadas pelos princípios da cibercultura. O corpo virtual surge, primeiramente, valendo-se da relação subjetiva estabelecida com o corpo clássico, onde cabem representações e fantasias. Estas, por sua vez, interferem no vínculo estabelecido com o corpo "clássico", ao passo que, buscam concretizar-se intermediadas pelas técnicas de síntese. Entende-se que a rede se manifesta enquanto lugar fecundo de possibilidades de produção deste corpo. Os jogos eletrônicos revelam que a relação do sujeito com as representações corporais virtuais possui finalidades múltiplas, desde a socialização democrática até busca por fama.

Corpo; cibercultura; jogos eletrônicos


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