Preocupações de professores de Educação Física ao longo da carreira

Physical Education teacher’s concerns along the career development

Preocupaciones de profesores de Educación Física al largo de la carrera

Suelen Vicente Vieira Verónica Gabriela Silva Piovani Gelcemar Oliveira Farias Jorge Both Sobre os autores

RESUMO

O objetivo do estudo foi pontuar as preocupações relacionadas ao exercício da docência dos professores de EF conforme os diferentes ciclos de desenvolvimento profissional. Participaram 20 professores de Educação Física da Educação Básica da cidade de Maringá – PR, sendo a coleta de dados realizada por meio de uma entrevista semiestruturada a qual foi avaliada pela análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os professores com menor tempo de experiência docente eram mais preocupados consigo, ocorrendo a sua diminuição com o avançar da carreira. Os docentes com maior experiência demonstraram preocupações em relação ao desenvolvimento e ao impacto das tarefas realizadas. Conclui-se que os professores eram mais preocupados com o resultado da sua ação pedagógica e com as tarefas que envolvem a prática docente do que com a sobrevivência no ambiente de trabalho.

Palavras-chave:
Mobilidade ocupacional; Educação física; Carreira profissional; Professor

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com