A sistematização do conhecimento ginástica nas aulas de educação física nas escolas de referência em ensino médio do estado de Pernambuco1 1 O presente artigo resultou de uma pesquisa que teve como órgão financiador a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, no período de março de 2017 a agosto de 2018.

Systematization of gymnastic knowledge in physical education classes in reference schools in the middle school of the state of Pernambuco

La sistematización del conocimiento gimnástico en las clases de educación física en las escuelas de referencia en enseñancia medio del estado de Pernambuco

Rafaelle de Araujo Lima e Brito Eliana Ayoub Ana Rita Lorenzini Marcelo Soares Tavares de Melo Sobre os autores

RESUMO

O estudo analisou a sistematização da Ginástica nas aulas de Educação Física, procurando refletir sobre a necessidade de existir uma sequência do ensino visando às aprendizagens dos estudantes. A investigação ocorreu a partir de uma pesquisa qualitativa, em que foram utilizados questionários, entrevistas e observações. Constatou-se que as dificuldades e problemáticas presentes no contexto escolar são diversas. Identificou-se, ainda, que mesmo diante da complexa realidade nas escolas, existe a preocupação com o ensino do conhecimento Ginástica de maneira sistematizada. Desta forma, tal preocupação tem contribuído com a formação dos estudantes das escolas investigadas, mediante as alternativas e ações criadas pelos professores para a sistematização da Ginástica.

Palavras-chave:
Ginástica; Educação Física; Ensino médio; Prática pedagógica

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com