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Semiosfera
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Espaço simbólico onde operam todos os sistemas de signos de uma cultura; envolve tensões entre centro e periferia. |
Analisar o currículo escolar como espaço de disputas simbólicas entre práticas legitimadas (centro) e marginalizadas (periferia). Trabalhar com a diversidade de práticas corporais como forma de ampliar o repertório cultural. |
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Sistema de sistemas
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A cultura não é um sistema único, mas um conjunto de sistemas interdependentes (arte, jogo, religião etc.). |
Compreender a EF como um sistema articulado a outros (arte, saúde, mídia, educação), favorecendo abordagens interdisciplinares e dialógicas. |
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Texto cultural
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Unidade mínima da cultura, portadora de sentido; manifesta-se em linguagem verbal e não verbal. |
“Ler” as práticas corporais (jogos, danças, lutas) como textos que expressam visões de mundo, histórias e valores. Desenvolver atividades de interpretação e produção de textos corporais. |
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Modelização
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Processo de construção de representações simbólicas do mundo por meio de códigos culturais. |
Refletir com os/as estudantes sobre como diferentes formas culturais modelizam o corpo (exemplo: esporte de rendimento x jogo cooperativo). Estimular a crítica e a reinvenção dessas traduções e recodificações. |
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Tradução
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Relação assimétrica entre sistemas culturais que convertem signos e textos de uma cultura para outra. |
Explorar como práticas corporais de outras culturas são apropriadas, reinseridas ou invisibilizadas na escola. Discutir temas como globalização, colonialidade e identidade cultural. |
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Memória não genética
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A cultura conserva e transmite conhecimento por meio de códigos. |
Revalorizar saberes corporais historicamente marginalizados (exemplos: danças afro-brasileiras, jogos tradicionais) como formas legítimas de conhecimento. |
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Centro e periferia
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Estrutura interna da semiosfera: o centro organiza e conserva; a periferia tenciona, inova e dialoga com o exterior. |
Valorizar práticas corporais periféricas (jogos e brincadeiras populares de matrizes africanas e indígenas, culturas juvenis, corporalidades dissidentes) como fontes de mediação pedagógica. |
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Texto polissêmico
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Os textos da cultura comportam múltiplas leituras e interpretações, conforme o contexto. |
Incentivar a escuta e a leitura crítica dos sentidos atribuídos às práticas corporais por diferentes sujeitos (gênero, etnia, geração etc.). |
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Descrição estruturada
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Método semiótico que analisa os elementos estáticos e dinâmicos dos sistemas culturais. |
Desenvolver projetos pedagógicos que mapeiem o funcionamento cultural de uma prática corporal (exemplos: história, função social, representações). |