Open-access Semiótica da Cultura: contribuições para a Educação Física escolar

Cultural Semiotics: contributions to school Physical Education

Semiótica de la Cultura: aportes para la Educación Física escolar

RESUMO

Este ensaio examina possíveis contribuições da semiótica da cultura para a Educação Física escolar, tendo como ponto de partida os conceitos centrais deste aporte teórico-metodológico. A seguir, problematiza e propõe um conjunto de implicações pedagógicas para o componente curricular, bem como alerta para os limites da textualização da experiência corporal. Conclui que a semiótica da cultura amplia a compreensão das dinâmicas pelas quais a cultura organiza os sentidos das práticas corporais como textos vivos e sujeitos a remodelações, e como tais sentidos podem ser tratados pedagogicamente.

Palavras-chave:
Educação física escolar; Semiótica da cultura; Linguagem

location_on
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) Rua Benjamin Constant, 1286, Bairro Aparecida, CEP: 38400-678 - Uberlândia - MG - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro