Acessibilidade / Reportar erro

Autorrelato e autopercepção do estilo de ensino do professor mexicano de educação física

RESUMO

Compreender o autorrelato e a percepção do estilo de ensino utilizado por professores de educação física mexicanos. Os participantes incluíram 104 (n = 41 mulheres e 63 homens) professores de educação física elementar do norte do México. Os resultados mostraram que um estilo de ensino tradicional tende a ser usado principalmente por professores de educação física do sexo masculino e feminino. Mostrando diferenças entre gêneros e estilos de ensino. As professoras tendem a combinar um estilo de ensino tradicional com um que conecta os alunos em atividades físicas, desenvolvendo valores e atitudes positivas. O contexto cultural desempenha um aspecto importante no desenvolvimento da autopercepção do ensino.

Palavras-chave:
Educação Física; Estilo de ensino; Percepção; Pedagogia Social

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Avenida Esperança s/n, Câmpus Samambaia, CEP: 74690-900, Telefone: +55 (62) 3521-1513 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com