O livro como ferramenta pedagógica para a inserção da educação física e da ginástica no ensino público primário paranaense (fim do século XIX e início do século XX)

Textbooks as a pedagogical tool for the insertion of physical education and gymnastics in publicly-funded primary education in the state of Paraná, Brazil (late nineteenth century and early twentieth century)

El libro como herramienta pedagógica para la inserción de la Educación Física y de la Gimnasia en la enseñanza pública primaria de Paraná (fines del siglo XIX y comienzos del siglo XX)

Resumo

No presente trabalho procuramos analisar as motivações do autor Domingos Nascimento ao se valer da obra de Daniel Schreber Ginástica doméstica, médica e higiênica para escrever sobre a ginástica que deveria ser ensinada e praticada nas escolas paranaenses. Buscamos confrontar a perspectiva dos dois autores com relação à educação física e à ginástica pensadas nos anos iniciais do século XX, bem como contextualizar tais perspectivas com a situação em que se encontrava a instrução pública no Estado do Paraná, de grandes discussões em torno da renovação do ensino, manifestadas no início de um amplo ciclo de reformas escolares, no qual a “novidade” da educação física regular nas escolas é apenas um exemplo.

PALAVRAS-CHAVE
História da educação; História do ensino da educação física/ginástica; História das disciplinas escolares; História do livro didático

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com