Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica

Profile of Physical Education teachers' continuous formation: models, modalities and contributions for pedagogic practice

Perfil de formación continua del profesorado en Educación Física: modelos, modalidades y contribuciones a la práctica pedagógica

Janaína da Silva Ferreira José Henrique dos Santos Bruno de Oliveira Costa Sobre os autores

Resumo

A formação continuada promove o desenvolvimento profissional do professor e influencia a sua prática pedagógica. O objetivo deste estudo foi descrever as modalidades de formação continuada frequentadas por professores de educação física iniciantes (n = 34) e experientes (n = 36) e identificar, na perspectiva dos docentes, aquelas que mais contribuíram para o seu desenvolvimento profissional. O estudo se caracteriza como descritivo. A coleta de dados foi feita por meio de questionário. A análise estatística foi descritiva. Foi maior a frequência em modalidades eventuais e de curta duração baseadas prioritariamente na transmissão de conhecimentos e foram privilegiadas em maior grau as prerrogativas normativas dos sistemas de ensino de padronizar programas e metodologias de ensino.

PALAVRAS-CHAVE
Educação Física; Formação continuada; Modelos de formação; Modalidades de formação

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com