Acessibilidade / Reportar erro

Por uma Educação Física revolucionária: a necessidade da ontologia lukacsiana como “arma da crítica”

For a revolutionary Physical Education: the need for Lukacsian ontology as a “weapon of criticism”

Por una Educación Física revolucionaria: la necesidad de la ontología lukácsiana como “arma de crítica”

RESUMO

Este trabalho propõe uma reflexão sobre a intersecção entre a tradição marxista, em particular o pensamento de György Lukács e seu aporte para a Educação Física, a partir de uma pesquisa exploratória bibliográfica qualitativa e fundamentado pelo método materialismo histórico-dialético, apresentando três eixos investigativos. No primeiro, aponta-se pela elucidação da tradição marxista lukacsiana, no segundo, procura-se contextualizar a Educação Física e seu contato com a teoria marxista a partir do seu processo histórico-político, e no terceiro, desenvolve-se um conjunto de notas a respeito das contribuições do marxismo lukacsiano para a Educação Física.

Palavras-chave:
Educação Física; Epistemologia; Lukács; Marxista

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com