A emergência e a disseminação do futebol na cidadede Rio Grande/RS: uma análise a partir do jornal Echodo Sul (1900-1916)

Jones Mendes Correia Gustavo da Silva Freitas Alan Goularte Knuth Luiz Carlos Rigo Sobre os autores

RESUMO

Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa histórica que tratou da emergência e da disseminação do futebol moderno na cidade de Rio Grande/RS. O recorte temporal abarcou de 1900 a 1916 e o corpus empírico foi constituído pelo jornal Echo do Sul. O estudo faz uma análise das lógicas futebolísticas da época, sem se ater demasiadamente a um ou outro clube. No período pesquisado, identificaram-se 47 agremiações esportivas-futebolísticas, citadas na fonte, com distintos vínculos socioeconômicos, étnicos e geográficos. Desse modo, a pesquisa concluiu que, diferentemente do que predomina na historiografia do futebol riograndino, a prática desse esporte deixou de ser exclusiva das elites ainda no fim da primeira década do século XX.

Palavras-chave:
Historiografia; Futebol; Clubes de futebol; Cidade

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com