Accessibility / Report Error

Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas

Languages and Physical Education at the BNCC: an analysis based on prescribed skills

Lenguajes y Educación Física en BNCC: un análisis basado en habilidades prescritas

Nathalia Dória Oliveira Dandara Queiroga de Oliveira Sousa Antonio Fernandes de Souza Junior Rayanne Medeiros da Silva Allyson Carvalho de Araújo Sobre os autores

RESUMO

O texto tem como objetivo analisar como as habilidades prescritas ao ensino de Educação Física no Ensino Fundamental se articulam com as diferentes formas de linguagens. Para isto, optamos pela abordagem qualitativa com o tipo de pesquisa documental. Com a análise de conteúdo, recortamos as unidades de registros nos termos ou palavras que compõem cada categoria a priori com base na teoria dos multiletramentos: linguagem escrita, linguagem oral e as representações visuais, sonoras, táteis, gestuais, de si mesmo e espaciais. Em nossa análise, destacamos a limitada apreensão teórica da BNCC sobre a noção de linguagem na Educação Física que pouco explora as múltiplas linguagens, tanto ao longo dos anos escolares como nas unidades temáticas.

Palavras-chave
BNCC; Ensino fundamental; Educação Física; Linguagens

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com