Acessibilidade / Reportar erro

Balanço do desenvolvimento epistemológico da Educação Física brasileira

Epistemological development overview of Brazilian Physical Education

Balance del desarrollo epistemológico de la Educación Física en Brasil

RESUMO

Este artigo apresenta um balanço do desenvolvimento epistemológico da Educação Física brasileira. A análise histórica revela a constituição de um campo plural, caracterizado por propostas, abordagens, vertentes e metodologias diversas. No entanto, o debate epistemológico tem sido permeado por dualidades, o que dificulta a busca por uma abordagem integrada e relacional. Essa situação demanda formas de abordar a Educação Física de maneira integrativa, considerando a complexidade da área e buscando superar as premissas dualistas.

Palavras-chave:
Educação Física; Epistemologia; Dualidades; Pluralidade

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com