Acessibilidade / Reportar erro

Epistemologia e crítica à regressão: contribuições da Educação Física/Ciências do Esporte* *O presente trabalho não contou com apoio financeiro de nenhuma natureza para sua realização. O autor declara não haver conflitos de interesse. Agradeço a todos e todas que fizeram e fazem a história da Educação Física Brasileira.

Epistemology and criticism of regression:contributions from Physical Education/Sports Science

Epistemología y crítica a la regresión: aportes de la Educación Física/Ciencias del Deporte

RESUMO

O artigo trata dos limites e potencialidades das instituições republicanas e democráticas no que diz respeito às relações da Epistemologia, da Política e da Educação/Educação Física. Enfatiza a necessidade de reafirmar, ante as novas gerações, os valores fundantes e a necessidade de manter uma relação crítica com seus modos de objetivação. Conclui com a aposta em uma Educação/Educação Física que promova o desenvolvimento de uma cultura democrática capaz de resistir às tentações autoritárias, à direita e à esquerda, de “cortar caminho”, e em uma cultura científica que sirva de anteparo crítico ao charlatanismo, sem mistificar a ciência.

Palavras-chave:
República democrática; Cultura democrática; Cultura científica; Negacionismo

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com