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Fim de um projeto gráfico

O presente número da RBCE marca o fim do projeto gráfico desenvolvido durante a parceria com a Editora Autores Associados, e que veio a público pela primeira vez no vol. 22, n. 1, há pouco mais de 14 anos. Os leitores notarão as mudanças gráficas e no layout da RBCE que serão efetivadas a partir das próximas edições que, conforme anunciado em outros Editoriais, serão publicadas pela Editora Elsevier. Este número também marca o fim de parte da parceria com a Editora Tribo da Ilha, de Florianópolis, que muito contribuiu para a consolidação de importantes conquistas da RBCE nos últimos anos. O trabalho com os colegas da Tribo da Ilha, a quem somos muito agradecidos, seguirá por meio da editoração e impressão dos Cadernos de Formação RBCE.

Compõem este número da RBCE oito artigos originais das áreas biomédicas e nove da área sociocultural da Educação Física/Ciências do Esporte, além de dois artigos de revisão. Entre os artigos originais e de revisão, apresentados a seguir, destacam-se dois trabalhos de pesquisadores brasileiros publicados em língua inglesas e duas colaborações de pesquisadores do exterior, um do Chile e outro de Portugal. Destaque também para a diversidade regional das instituições de ensino superior dos pesquisadores brasileiros autores dos trabalhos desta edição.

No bloco de trabalhos relacionados às áreas biomédicas, o primeiro artigo, publicado em inglês, busca verificar o efeito de um programa de exercício físico aeróbio, sem intervenção nutricional, na composição corporal e no perfil lipídico de adolescentes com excesso de peso. O texto seguinte discute a detecção e a seleção de talentos na Ginástica Artística feminina com foco nos aspectos que norteiam as condutas dos técnicos brasileiros. O terceiro trabalho, também publicado em língua inglesa, analisa o ângulo Q durante o treinamento resistido no "Leg Press 45º" e na "Cadeira extensora" de indivíduos do gênero feminino. Na sequência, temos um estudo que avalia o nível de desidratação a partir do balanço hídrico e da densidade da urina em corredores de meia maratona. A avaliação do comportamento de lactato sanguíneo, esforço percebido, frequência cardíaca, concentrações plasmáticas de triptofano, de prolactina e de ácidos graxos livres na intensidade de 100% da velocidade crítica compõe o objetivo do quinto artigo desta edição. Ainda no âmbito das áreas biomédicas, o sexto e sétimo artigos buscam, respectivamente, analisar os processos de iniciação e o tempo de prática de judocas olímpicos brasileiros, e apresentar um estudo de caso que analisa a contribuição de um programa de atividades motoras em meio aquático na coordenação corporal de adolescentes com deficiência intelectual. O último artigo deste primeiro bloco trata do conteúdo representacional do ser saudável segundo à ótica de adolescentes.

Os nove artigos originais seguintes, da área sociocultural da Educação Física/Ciências do Esporte, adotam distintas perspectivas teórico-metodológicas com o objetivo de: analisar a documentação ministerial sobre a Educação Física chilena; avaliar as contribuições da abordagem sociológica de Norbert Elias no que diz respeito à delimitação do esporte como objeto de pesquisa; verificar a percepção dos profissionais de Educação Física sobre o legado que os megaeventos podem trazer para suas vidas profissional e cotidiana; analisar intervenções pedagógicas de professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil; descrever mecanismos de poder e desvelar os sentidos bioascéticos na construção da beleza corporal feminina; analisar práticas futebolísticas de jovens com foco nas aprendizagens do e no futebol nas aulas de Educação Física; analisar as circunstâncias e o contexto de produção do filme Invictus, de Clint Eastwood, e sua relação com o uso político do esporte na África do Sul; discutir o campo curricular da Educação Física a partir de categorias da obra de Paulo Freire; investigar a separação entre atividades circenses e a Educação Física, mais especificamente, a ginástica no século XIX e início do século XX; e analisar o futebol com base nas categorias de mercantilização, espacialização e estruturação, que configuram estudos sobre a economia política global.

Os dois artigos de revisão objetivam analisar, na literatura, os efeitos do treinamento mental na performance de tenistas e avaliar a relevância dos estilos de ensino e do questionamento como ferramentas pedagógicas que conferem valor ao ensino.

Desejamos uma boa leitura!

Florianópolis, Vitória, junho de 2014.

Alexandre Fernandez Vaz Felipe Quintão de Almeida Jaison José Bassani

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Apr-Jun 2014
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