Open-access Graduação em Educação Física: motivos de ingresso, interrupção e permanência em cursos de Licenciatura e Bacharelado

Graduation in physical education: reasons for admission, interruption and permanence in licentiate and bachelor courses

Grduación em educación física: motivos de admisión, interrupción y permanencia em cursos de grado y licenciatura

RESUMO

O presente estudo objetivou investigar os motivos de ingresso, interrupção e permanência em cursos de graduação em Educação Física (EDF) de Porto Velho/RO, comparando a Licenciatura (LIC) ao Bacharelado (BAC). Participaram 238 estudantes, que responderam ao questionário. Os motivos de ingresso mais citados foram identificação pessoal e profissional. A necessidade de prover o sustento próprio ou familiar foi o motivo de interrupção mais frequente. O principal motivo de permanência foi o gosto ou a identificação com a EDF. Estudantes de LIC apresentaram menor renda e maior frequência de interrupção do curso. Conclui-se que, embora haja significativas similaridades entre os cursos quanto às variáveis estudadas, existem diferenças entre eles que merecem ser consideradas.

Palavras-chave:
Educação Física; Universidade; Formação profissional; Graduação

location_on
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) Rua Benjamin Constant, 1286, Bairro Aparecida, CEP: 38400-678 - Uberlândia - MG - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com
rss_feed Stay informed of issues for this journal through your RSS reader
Accessibility / Report Error