Educação física escolar e relações de gênero: diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula

Scholar physical education and gender relationships: different ways to participate and to risk concerning classes subjects

La educación física y las relaciones de género en el colegio: diferentes maneras de participar y asumir riesgos en el contenido de la clase

Liane Aparecida Roveran Uchoga Helena Altmann Sobre os autores

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que buscou entender como se dão as relações de gênero nos diferentes conteúdos da educação física escolar e como a diversificação desses interfere nas relações de gênero durante as aulas. Por meio de uma pesquisa do tipo etnográfica em duas escolas pertencentes à região de Campinas (SP), foram observadas aulas de educação física em três diferentes séries. As análises feitas indicam que meninos e meninas lidavam de maneiras distintas com a aprendizagem de novos movimentos e conteúdos, arriscavam-se mais nas aprendizagens e demonstravam mais confiança nas próprias capacidades e habilidades corporais.

PALAVRAS-CHAVE
Gênero; Educação física; Conteúdos; Escola

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com