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Desigualdades de cor/raça na disponibilidade de instalações para a prática de atividades físicas e esportes nas escolas públicas de educação básica do Brasil

Color/race inequalities in the availability of facilities for physical activities and sports in public elementary schools in Brazil

Desigualdades de color/raza en la disponibilidad de instalaciones para la práctica de actividades físicas y deportivas en escuelas públicas de educación básica en Brasil

RESUMO

O objetivo deste estudo ecológico foi estimar desigualdades nas instalações para atividades físicas e esportes (AF) nas escolas públicas de Educação Básica brasileiras (n=70.276), conforme a proporção de matrículas de estudantes autodeclarados negros. Os resultados mostraram que escolas urbanas e rurais com maior proporção de matrículas de estudantes negros (≥60%) apresentaram menos pátio descoberto, quadra coberta e descoberta, parque infantil, estúdio de dança e materiais para a prática desportiva e recreação. Essas desigualdades são traços do racismo, que é estruturante na sociedade brasileira e é institucionalizado na oferta de condições desfavoráveis ao engajamento em AF nas escolas públicas que atendem um maior número de alunos pretos e pardos.

Palavras-chave:
Instalações esportivas e recreacionais; Iniquidade étnica; Racismo

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