Accessibility / Report Error

Entre a Educação Física e os esportes modernos: circulação de saberes sobre práticas higienistas na Escola Superior de Agricultura de Viçosa (1940-1948)

Between the Physical Education and the modern sports: circulation of knowledges about hygienic practices on Escola Superior de Agricultura de Viçosa (1940-1948)

Entre la Educación Física y el deporte moderno: circulación de saberes sobre prácticas higienistas en la Escola Superior de Agricultura de Viçosa (1940-1948)

RESUMO

Objetivamos analisar a circulação de saberes sobre práticas higienistas, tomando como eixo as práticas corporais em um periódico estudantil da Escola Superior de Agricultura de Viçosa, em Minas Gerais (1940-1948). Para isso, tomamos como referência a operação historiográfica na produção de documentos, anunciada por Certeau (2015). Observamos que os pressupostos higienistas assumiram uma dupla função: veicular saberes sobre os cuidados do corpo em conformidade às pretensões dos higienistas brasileiros; e incentivar o uso das práticas corporais como uma ferramenta de cuidado higiênico. Consideramos que os saberes sobre as práticas buscavam circular uma formação higiênica moderna por meio da Educação Física e dos esportes, em favor do progresso nacional.

Palavras-chave:
Higienismo; Educação Física; Esportes; ESAV

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com