Abstract in Portuguese:
Este trabalho analisou o número de inscritos e diplomados pelo ensino superior, assim como o número de docentes concorrentes aos 2º e 3º ciclo do ensino básico e secundário. A amostra foi recolhida junto de instituições de Ensino Superior portuguesas. Foram, também, analisados os docentes colocados, não colocados e excluídos que concorreram ao ensino público de Educação Física nos anos lectivos de 2004/05 a 2006/07. Concluímos que o padrão de empregabilidade verificado sugere uma saturação deste segmento de mercado de trabalho, embora existam pequenos sinais de ténue retoma do equilíbrio da relação oferta-procura a longo prazo. Nos 2º/3º ciclos e secundário, é pouco provável a recuperação do potencial de emprego no submercado da Educação Física para recém-licenciados.Abstract in Spanish:
Este trabajo analizó el número de inscritos y diplomados en la enseñanza superior, así como el número de docentes que concursan a los 2º y 3º ciclos de enseñanza básica y secundaria. La muestra fue compuesta junto de las instituciones de enseñanza superior portuguesas. También fueron analizados los docentes colocados, no colocados y excluidos que concursaron a la enseñanza pública de Educación Física en los años lectivos de 2004/05 a 2006/07. Concluimos que el patrón de empleabilidad verificado sugiere una saturación de este segmento de mercado de trabajo, sin embargo, existen pequeñas señales de retoma del equilibrio de la relación oferta-demanda a largo plazo. En los 2º y 3º ciclos y en la enseñanza secundaria, es poco probable la recuperación del potencial de empleo no submercado de la Educación Física para los recién-licenciados.Abstract in English:
This paper analisis the number of members and graduates of higher education, as well as the number of teachers competing for 2nd and 3rd cycle of primary and secondary education. The sample was gathered from portuguese institutions of higher education. Were also analyzed teachers placed, unplaced and excluded that applied to public teaching concurrence for Physical Education in the academic years 2004/05 to 2006/07. We conclude that the employment pattern that we came across with suggests a saturation of this labor market sector, although there are small signs of tenuous recovery. In the 2nd/3rd cycle and secondary education, is unlikely the recovery of the employment potential in physical education for newly graduatesAbstract in Portuguese:
A investigação tem como objetivo conhecer a contribuição da educação física escolar na construção da corporeidade infantil no contexto europeu. A metodologia construccionista (Guba; Lincoln, 1994) e o estudo etnográfico (Denzin, 1997) serviram para narrar histórias que refletiram as principais características dos modos de produção de corporeidades do centro educativo investigado. Os resultados indicam que a educação física escolar promove a exclusão de corporeidades que, por sua capacidade de ação, se identificam com posições e modelos distintos impostos pela escola e que a prática pedagógica corporal não reconhece os projetos alternativos que os sujeitos constroem a margem dos discursos e práticas escolares dominantes.Abstract in Spanish:
La investigación aspiró a conocer la contribución de la educación física escolar en la construcción de la corporeidad infantil en el contexto europeo. La metodología construccionista (Guba; Lincoln, 1994) y el estudio etnográfico (Denzin, 1997) sirvieron para narrar historias que reflejaron los rasgos principales de los modos de producción de corporeidades del centro educativo investigado. Los resultados indican que la educación física escolar promueve la exclusión de corporeidades que, por su capacidad de acción, se identifican con posiciones y modelos distintos de los impuestos por la escuela y que la práctica pedagógica corporal no reconoce los proyectos alternativos que los sujetos construyen en los márgenes de los discursos y las prácticas escolares dominantes.Abstract in English:
This study aims to discover contributions made by physical education in schools towards the construction of children's corporeity in the contemporary European context. Constructivist methodologies (Guba, Lincoln, 1994) and ethnographic studies (Denzin, 1997) were used in order to narrate stories showing the main modes of corporeity production in a particular educational center where our research was conducted. Our results suggest that physical education in school excludes corporeities that use their capacity for action to adopt models and positions that are often different from those advocated by education theory. The study argues that current pedagogical corporal practices fail to acknowledge alternative projects that subjects manage to build in the margins of mainstream school discourses and customs.Abstract in Portuguese:
Trata-se do desdobramento de uma pesquisa realizada com alunos de licenciatura em Educação Física. Busca, em um trabalho etnográfico, compreender e analisar o imaginário social desses discentes acerca de suas experiências escolares e de formação inicial. Por meio do trabalho empírico problematizado com base na produção teórica sobre a temática, bem como de outros dados que possibilitaram triangulações, identifica elementos e esquemas que se constroem ao longo do processo de escolarização dos futuros professores. Essas estruturas se expressam (com força considerável, certo conformismo e conservadorismo) no imaginário dos alunos em formação, o que coloca desafios e possibilidades para o processo de formação crítica de professores de Educação Física para atuarem na escola.Abstract in Spanish:
Es el despliegue de una investigación realizada con estudiantes de licenciatura en educación física. Busca, por medio de un estudio etnográfico, comprender y analizar el imaginario social de estos alumnos acerca de sus experiencias escolares y de formación inicial en la docencia. Valiéndose del trabajo empírico problematizado con base en la producción teórica sobre el tema, así como otros datos que posibilitaron triangulaciones, hemos identificado elementos y esquemas que se construyen a lo largo del proceso de escolarización de los futuros docentes. Estas estructuras se expresan (con una fuerza considerable, cierto conformismo y conservadurismo) en el imaginario de los estudiantes en formación, lo que apunta para los retos y posibilidades para el proceso de formación crítica de profesores de educación física para trabajar en la escuela.Abstract in English:
It is about the deployment of research made with students whose major is Physical Education. It aims, in an ethnographic work, at understanding and analyzing the social imaginary of such students about their school experiences and initial formation. Through the empirical work discussed regarding the theoretical production about the thematic, as well as the other data that are built throughout the school process of future teachers. Those structures are expressed (with considerable force, certain conformism and conservatism) in the imaginary of the students in the formation process, what creates challenges and possibilities for the process of critical formation of Physical Education teachers working at schools.Abstract in Portuguese:
Considerando que alunos aprendem em contextos extraescolares, o estudo objetivou compreender como o jogo de futebol de aulas de Educação Física está inserido em uma dinâmica de encontro, confronto e atualização com o jogo de futebol extraescolar. Foram observadas 22 aulas e 5 jogos extraescolares discentes; bem como foram realizadas 18 entrevistas com 12 alunos de duas turmas de 7ª e duas de 8ª séries do ensino público em Campinas, São Paulo. A análise constatou temas (Regras do jogo, Saber jogar e Jogo de meninas e meninos) que emergiram na dinâmica de encontro, confronto e atualização; e evidenciou suas implicações pedagógicas para a Escola, tendo em vista que a ação humana é importante para a mediação escolar de saberes do jogo de futebol no Brasil.Abstract in Spanish:
Considerando que estudiantes aprenden en contextos fuera de la Escuela, el estudio tuvo el objetivo de comprender la forma como el juego de fútbol de clases de Educación Física se insertan en una dinámica de encuentro, enfrentamiento y actualización con el juego de fuera de la Escuela. Hemos hecho la observación de 22 lecciones, y 5 juegos de el estudiantes fuera de la Escuela; y 18 entrevistas con 12 estudiantes de dos grupos de 7 º y de 8 º grado en una Escuela publica de Campinas, São Paulo. El análisis determinó temas (Reglas del juego, Aprender a jugar, y Juegos de niñas y niños) que surgió en la dinámica; y mostró sus implicaciones pedagógicas para la Escuela, mientras la ación humana es importante para la mediación escolar del conocimiento del juego del fútbol en Brasil.Abstract in English:
From the consideration that students learn out-of-school context, the study aimed to understand how the soccer game of Physical Education classes is inserted in a dynamic of encounter, confrontation, and updating, regarding the soccer game of out-of-school. There were observed 22 classes, and 5 soccer games out-of-school of some students; as well as realized 18 interviews with 12 students belonging two classes of 7th and 8th grades of the public education in Campinas, São Paulo. The analysis found issues (Game rules, Know play, and Game of girls and boys) that emerged from dynamics of encounter, confrontation, and updating; and has evidenced its pedagogical implications for School, in order that the human action is important to scholar's mediation of knowledge of the soccer game in Brazil.Abstract in Portuguese:
O presente estudo tem como problema de investigação compreender como a escola e as aulas de Educação Física apresentam condições de acessibilidade e de inclusão para uma aluna com deficiência visual na escola comum. O objetivo é investigar o processo de inclusão e de acessibilidade de uma aluna com deficiência visual nas aulas de Educação Física, bem como este processo repercute na aprendizagem e no desenvolvimento da aluna. A metodologia do estudo é de caráter qualitativo, na modalidade do estudo de caso. O estudo conclui que a inclusão de uma aluna com deficiência visual na escola contribui para um aprendizado mútuo entre os alunos, bem como de que a escola e sua comunidade precisam manter-se em contínua qualificação e busca de avanços de conhecimentos nessa área.Abstract in Spanish:
El actual estudio tiene como problema de investigación entender como la escuela y las lecciones de la educación física presentan condiciones de la accesibilidad y de la inclusión para una pupila con deficiencia visual en la escuela común. El objetivo es investigar el proceso de la inclusión y de la accesibilidad de una pupila con deficiencia visual en las lecciones de la educación física, tan bien como este proceso él rees-eco en aprender y el desarrollo de la pupila. La metodología del estudio es de carácter cualitativo, en la modalidad del estudio de caso. El estudio concluye que la inclusión de una pupila con deficiencia visual en la escuela contribuye para aprender mutuo entre las pupilas, así como ésa la escuela y su necesidad de la comunidad de permanecer en la calificación y la búsqueda continua de avances del conocimiento en esta área.Abstract in English:
The present study is to research problem to understand how the school and physical education classes present conditions of accessibility and inclusion for a student with visual impairments in regular schools? The goal is to investigate the process of inclusion and accessibility for a student with visual impairments in physical education classes and how this process affects learning and student development. The methodology of the study is qualitative, in the form of case study. The study concludes that the inclusion of a student with visual impairment in school contributes to mutual learning among students and that school and your community need to remain in constant search of qualification and progress of knowledge in this area.Abstract in Portuguese:
O presente texto apresenta reflexões sobre esporte e juventude tendo como referencia o conceito de participação no contexto da sociedade brasileira marcada pela desigualdade social. Para tanto, problematiza a constituição da desigualdade social no Brasil e como tal aspecto afeta diretamente os jovens. Enfim, debate sobre o lugar do esporte em políticas públicas para a juventude brasileira.Abstract in Spanish:
El presente texto presenta reflexiones sobre deporte y juventud teniendo como referencia el concepto de participación en el contexto de la sociedad brasileña marcada por la desigualdad social. Por lo tanto, problematiza la constitución de la desigualdad social en Brasil y como tal aspecto afecta directamente a los jóvenes. Finalizando, cuestiona sobre el lugar del deporte en políticas públicas para la juventud.Abstract in English:
The following text reflects about youth and Sport having as a central point the concept of participation in the context of inequality of Brazilian society. Whatsoever argues about the constitution of inequality in Brazil e how this aspect directly affects the young people. At last, debates about the place of sport in public politics for Brazilian youth.Abstract in Portuguese:
Este artigo resulta de pesquisa com professores que realizam práticas pedagógicas "inovadoras" na Educação Física escolar. Procura-se conhecer e analisar os elementos que, na ótica desses professores, foram/estão sendo importantes para a realização e sustentação dessas práticas. Os relatos dos professores investigados e a posterior análise dos elementos por eles apontados, por um lado, reforçam a ideia de que a compreensão da totalidade desse fenômeno não pode ser efetuada sem olharmos para a complexa rede de relações de fatores intra e extra-escolares. Por outro, tampouco é possível abordar o problema sem levar em consideração o percurso profissional do professor "inovador".Abstract in Spanish:
Esto artículo resulta de una investigación con maestros que realizan prácticas pedagógicas "innovadoras" en la educación física escolar. Se busca conocer y analizar los elementos que, en la óptica de estos maestros, fueran/están siendo importantes para la realización y suporte de estas prácticas. Las narraciones de los maestros investigados y el análisis subsecuente de los elementos por ellos señalados, por un lado, refuerzan la idea de que la comprensión de la totalidad de este fenómeno no puede sir efectuada sin examinar la complexa red de relaciones de determinantes internos y externos de la escuela; por otro, tampoco es posible abordar el problema sin considerar el recorrido profesional de lo maestro "innovador".Abstract in English:
The paper is a result of a research with teachers who accomplish 'novel' pedagogic practices in the school physical education. It is searched and analyzed the elements that were and are important, in the teachers' view, to support those pedagogic practices. The reports from investigated teachers and the subsequent analysis of the elements pointed out by them, in one side, reinforce the idea that the comprehension of the totality of that phenomena could not be obtained without examining the complex network of relations among the internal and external school determinants; on the other side, neither it is possible to approach the question without considering the professional trajectory of the 'innovator' teacher.Abstract in Portuguese:
O propósito da exposição é analisar o desenvolvimento histórico da idéia de igualdade e seus desdobramentos em políticas de equidade. Durante a estruturação e desenvolvimento da sociedade capitalista, observa-se a tensão histórica pela igualdade substantiva e as elaborações científicas e políticas para viabilizar um sentido de igualdade subjetiva, fundado em bases biológicas, a partir da qual se forma o indivíduo que tem na sua constituição corporal, a igualdade que lhe garante participação social. Hodiernamente, as políticas de equidade dão continuidade ao sentido histórico de igualdade proposto pela sociedade capitalista, ao eleger a diferença como princípio capaz de realizar a efetiva igualdade de oportunidades.Abstract in Spanish:
El propósito de la exposición es analizar el desarrollo histórico de la idea de igualdad y sus despliegues en políticas de equidad. Durante el análisis intentamos aprehender en que medida la ciencia se constituye en aporte para justificar un sentido universal de igualdad, bien como en contextos de desigualdades, transfiere las desigualdades sociales para diferencias físicas entre los individuos, tomando como referencia las particularidades corporales.Abstract in English:
The intention of the paper is to analyze the historic development of the idea of equality and its unfolding in policies of equity. During the analysis we tried to apprehend in which measure the science is constituted in contributes to justify an universal meaning of equality, and in contexts of inequalities, changing social inequalities for physical differences among individuals, taking bodily particularities as a reference.Abstract in Portuguese:
Esse estudo apresenta mapeamento das referências dedicadas à formação do personal trainer em bases de dados eletrônicas. Essa garimpagem revelou baixa produção científica sobre o assunto e mostrou que na literatura sobre personal trainer predominam livros com linguagem corrente no mundo dos negócios. Esses achados nos levaram a indagar sobre a força do discurso físico-empresarial, especialmente o marketing, na constituição desta ocupação profissional. Jeremy Rifkin, Zygmunt Bauman, Paula Sibilia e Denise Sant'Anna permitiram visualizar que o marketing dirigido ao personal trainer tem como tarefa reinventar, ressignificar e "repaginar" esta modalidade de serviço em nome da sobrevivência no disputado mercado da vida ativa.Abstract in Spanish:
Este estudio presenta mapiamiento de referencias dedicadas a formación del personal trainer en bases de datos electrónicas. Este garimpaje reveló baja producción científica sobre el asunto y mostró que en literatura personal trainer predomina lenguaje común al mundo de los negocios. Esas descubiertas llevaron a indagar sobre la fuerza del discurso físico-empresarial, especialmente el marketing, en constitución de esta ocupación profesional. Jeremy Rifkin, Zygmunt Bauman, Paula Sibilia y Denise Sant'Anna permitieron visualizar que el marketing dirigido al personal trainer tiene como tarea re-inventar, re-significar y "re-paginar" esta modalidad de servicio en nombre de sobrevivencia en disputado mercado de vida activa.Abstract in English:
This study presents a mapping of theoretical references for the professional education of personal trainers in electronic databases. Besides revealing this subject's low scientific production, literature also demonstrated the personal trainer's reliance on books employing current business-world language. These findings led us to question the business/physical health discourse, specially marketing for the forming of this professional occupation. Jeremy Rifkin, Zygmunt Bauman, Paula Sibilia and Denise Sant'Anna help to understand that marketing targeted to personal trainers has as a task to reinvent, to resignify and "to repaginate" this type of service in name of survival in the competitive market of active life.Abstract in Portuguese:
O esporte olímpico no Brasil tem como importantes instituições de administração o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e as confederações brasileiras de modalidades olímpicas. Mas de que forma elas se relacionam financeiramente e como isso interfere na dinâmica do campo esportivo brasileiro? Com a coleta de dados em relatórios oficiais e com o subsídio teórico do sociólogo Pierre Bourdieu, percebemos que os repasses do COB às confederações brasileiras reforçam posições dominantes e dominadas no campo esportivo. A justificativa para as atuais formas de repasses são paradoxais à proposta de desenvolvimento do esporte no país. Nesse sentido, alguns conceitos de Bourdieu auxiliam a desvelar alguns fundamentos ocultos de dominação presentes no campo esportivo do país sede dos Jogos Olímpicos de 2016.Abstract in Spanish:
El deporte olímpico en Brasil tiene como importantes instituciones de administración el Comité Olímpico Brasileño (COB) y las Confederaciones Brasileñas de modalidades olímpicas. ¿Pero de manera ellas se relacionan financieramente y como eso interfiere en la dinámica del campo deportivo brasileño? Con la coleta de datos en informes oficiales y con el subsidio teórico del sociólogo Pierre Bourdieu, percibimos que los repases del COB a las Confederaciones Brasileñas refuerzan las posiciones dominantes y dominadas en el campo deportivo. La justificativa para las actuales políticas de repases son paradoxales a la propuesta de desarrollo del deporte en Brasil. En ese sentido, algunos conceptos de Bourdieu ayúdanos en desvelar algunos fundamentos ocultos de dominación en el campo deportivo del país sede de los Juegos Olímpicos de 2016.Abstract in English:
The Olympic Sport in Brazil has as main management institutions the Brazilian Olympic Committee (COB) and the Brazilian Confederations of Olympic sports. But how they interact financially and how does this relation influence the dynamic of Brazilian sporting field? After data collection in official reports and with theoretical subsidies of Pierre Bourdieu, we could find that the COB transferences to Brazilian Confederations reinforce dominant and dominated positions in the sporting field. COB justifies this current management in a paradox mean if we compare that this entity proposes the development of sport. In this sense, we consider that some Bourdieu's concepts can unveil hidden mechanisms of domination in the sporting field of the 2016 Olympic Games host country.Abstract in Portuguese:
Os objetivos do presente ensaio foram: a) discutir os avanços da área de epidemiologia da atividade física no Brasil; b) destacar a necessidade de pesquisas qualitativas na área; c) apontar alguns caminhos de pesquisa que integram as diferentes metodologias. Tem-se observado um crescimento do campo de epidemiologia da atividade física no Brasil, especialmente a partir do ano 2000, que coincide com a maior inserção de profissionais de Educação Física nos programas de pós-graduação em saúde coletiva e epidemiologia. No entanto, esse crescimento se dá basicamente por meio de pesquisas de natureza quantitativa, visto que a maioria dos estudos qualitativos brasileiros na área têm se limitado a comentar os métodos utilizados nas pesquisas quantitativas e suas limitações.Abstract in Spanish:
Los objetivos de este ensayo son: a) discutir los alcances del campo de la epidemiologia en actividad física en Brasil durante las últimas décadas; b) destacar la necesidad de investigación cualitativa en esta área; se dan algunos ejemplos a nivel nacional e internacional; c) sugerir algunos tipos de investigaciones integrando las diferentes metodologías. El campo de la epidemiologia en actividad física en Brasil ha crecido significativamente durante los últimos años, pero particular a partir del 2000 que coincide con la fecha en la cual los profesores de educación física comenzaron a unirse a programas en salud pública y epidemiologia. Sin embargo, esta mejoría ha sido alcanzada principalmente gracias a estudios cuantitativos, mientras estudios cualitativos en el área se han limitado a comentar sobre los métodos usados en estudios cuantitativos y sus limitaciones.Abstract in English:
The aim of the present essay were: a) to discuss the achievements of the epidemiology of physical activity field over the last decades in Brazil; b) highlight the need of qualitative studies in the field, by using some national and international examples; c) suggest some topics that could be explored in future studies using combined quantitative and qualitative methodologies. The field of physical activity epidemiology has grown substantially in Brazil over the last years, particularly after 2000, which coincides with the dates in which Physical Education teachers started to join postgraduate programs in Public Health and Epidemiology. However, these improvements were achieved based primarily on quantitative studies, given the fact that most qualitative studies in the field in Brazil have failed to go beyond commenting on the methods used in quantitative studies and its limitations.Abstract in Portuguese:
OBJETIVO: Examinar a relação entre adesão a longo prazo à prática da dança e capacidade física functional, autoestima e atenção dada à estética corporal, e identificar outros aspectos relacionados à adesão deste exercício em indivíduos idosos. MÉTODOS: 17 mulheres, de 59 a 86 anos, que praticavam um tipo de dança rotulada "expressão corporal". RESULTADOS: A capacidade física functional se correlacionou à adesão à prática de dança, e foi o único fator relacionado a esta variável na regressão linear realizada. A autoestima e a atenção dada à estética corporal parecem desempenhar um papel indireto sobre a adesão. O "interesse em praticar a dança" também se relacionou com a adesão. CONCLUSÃO: Capacidade física functional e "interesse em praticar a dança" foram os principais aspectos relacionados à adesão a longo prazo da dança.Abstract in Spanish:
OBJETIVO: Examinar la relación entre adhesión a largo plazo de la danza y capacidad física funcional, auto-estima y atención dada a la estética corporal, e identificar otros aspectos relacionados a la adhesión de este ejercicio en individuos mayores. METODOLOGÍA: 17 mujeres, de 59 a 86 años, que praticavan una danza llamada "expresión corporal". RESULTADOS: La capacidad física funcional fuera correlacionada a la adhesión a la práctica de danza, y fuera el único factor relacionado a esta variable en la regresión linear realizada. La auto-estima y la atención dada a la estética corporal parecen desempeñar un papel indirecto sobre la adhesión. El "interés en practicar la danza" también se relacionó con la adhesión. CONCLUSIÓN: Capacidad física funcional e "interés en practicar la danza " fueran los principales aspectos relacionados a la adhesión a largo plazo de la danza.Abstract in English:
OBJECTIVE: The aim of this study were to examine the relationships between functional fitness, self-esteem, aesthetic body care and long-term adherence to dance, and to identify other characteristics related to dance adherence in the elderly. METHODS: Seventeen women, aged 59-86 years-old, who practised a type of dance labeled "bodily expression". RESULTS: Functional fitness was correlated to dance adherence and was the only factor related to this variable in a linear regression analysis. Self-esteem and aesthetic body care seemed to play an indirect role on adherence. Functional fitness, specially upper-body flexibility and lower-body muscular function, and interest in dance (qualitative data) were related to long-term adherence to dance. CONCLUSIONS: Functional fitness and interest in exercising were the main aspects related to participants' long-term adherence to dance.Abstract in Portuguese:
INTRODUÇÃO: A vaquejada é um esporte genuinamente brasileiro, com tradição de mais de 100 anos, e até então não havia conhecimento da prevalência de lesões neste esporte. MATERIAIS E MÉTODOS: Foi utilizado um questionário com questões objetivas e subjetivas. Participaram deste estudo 74 atletas, do sexo masculino, com média de idade de 33 anos. RESULTADOS: Foram encontradas 208 lesões nos 74 atletas, perfazendo uma média de 2,8 lesões por atleta. A área mais acometida foi membro superior (75%), seguido de membro inferior (20%), tronco (3%) e cabeça e face (2%). A lesão de maior prevalência foi entorse com 84 lesões (40%). CONCLUSÃO: A vaquejada está associada ao alto índice de lesão, podendo afastar os competidores por longos períodos.Abstract in Spanish:
INTRODUCCIÓN: vaquejada es un deporte de tradición genuinamente brasileña, con más de 100 años, y hasta entonces no había conocimiento de la prevalencia de las lesiones en este deporte. MATERIALES Y MÉTODOS: Se utilizó un cuestionario con el objetivo y subjetivo. 74 atletas participaron en este estudio fueron del sexo masculino, edad media 33 años. RESULTADOS: Hubo 208 lesiones en 74 atletas, haciendo un promedio de 2,8 lesiones por cada atleta. La zona más afectada fue el miembro superior (75%), seguido de las extremidades inferiores (20%), el tronco (3%) y cabeza y la cara (2%). La lesión más prevalente fue la esguince con 84 lesiones (40%). CONCLUSIÓN: vaquejada se asocia con altas tasas de lesiones y pueden evitar los competidores por largos periodos.Abstract in English:
INTRODUCTION: The Brazilian rodeo (vaquejada) is a genuinely native sport, with a tradition of more than 100 years, and until then there was no knowledge of the prevalence of injuries in this sport. MATERIALS AND METHODS: The instrument used for data collection was a questionnaire with subjective and objective questions. The study included 74 athletes, male, mean age of 33. Results: It was found 208 injuries in 74 athletes, with mean of 2.8 injuries per athlete. The area most affected was the upper limb (75%), followed by lower limb (20%), trunk (3%) and head and face (2%). The highest prevalence of injury was sprain with 84 lesions. CONCLUSION: The vaquejada is associated with a high rate of orthopedic injury and may exclude competitors for long periods of time.Abstract in Portuguese:
O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos do treinamento no período preparatório em atletas profissionais de futebol. Participam 17 atletas, com idade acima de 18 anos que disputaram a terceira divisão do campeonato paulista, em 2009. O programa de treinamento predominante foi o tipo neuromuscular e por meio dos testes de sentar e alcançar, salto sêxtuplo, salto vertical e velocidade de deslocamento em 30m os atletas foram avaliados antes do início do programa de treinamento (M1) e após sete semanas (M2). Os dados coletados foram armazenados em banco computacional, produzindo-se informações no plano descritivo (medidas de centralidade e dispersão) e, no inferencial, Teste t de Student e Anova One-way. Os principais resultados apontam para melhora da flexibilidade, força explosiva e rápida, e sensível diminuição na velocidade de deslocamento em 30 metros.Abstract in Spanish:
El objetivo del estudio fue evaluar los efectos de la formación en el período previo en el fútbol profesional. 17 atletas participantes, mayores de 18 años que compitió en la tercera división del Campeonato Paulista en 2009. El programa de formación fue el tipo predominante neuromuscular y de las pruebas de sentarse y llegar a, salto séxtuple, salto vertical y la velocidad de circulación en los 30m atletas fueron evaluados antes de que el programa de capacitación (M1) y después de siete semanas (M2). Los datos obtenidos fueron almacenados en un ordenador, la producción de información en el plan descriptivo (medidas de centralidad y dispersión) y, por inferencia, la prueba t de Student y ANOVA one way. .Los principales resultados muestran una mejora en la flexibilidad, fuerza explosiva y rápida y significativa disminución en la velocidad de avance de 30 metros.Abstract in English:
The purpose of this study was to evaluate the effects of training in the preparatory period in professional soccer players. Seventeen athletes, aged above 18 years were included in the study and who dispute the third division of Championship "Paulista", in 2009. The training program was the predominant type neuromuscular and through tests of sit and reach, sextuple jump, vertical jump and speed of movement in the 30m athletes were evaluated before the training program (M1) and after seven weeks (M2). The data collected data were kept in a computer, producing the information in the plan descriptive (measures of centrality and dispersion) and, inferentially, Student t test and One-way ANOVA. The main results show improvement in flexibility, explosive strength and speed and significant decrease in forward speed of 30 meters.Abstract in Portuguese:
OBJETIVO: Demonstrar se existe relação entre as lesões esportivas com as alterações posturais e a flexibilidade da cadeia posterior. MÉTODOS: Foram avaliados 28 atletas de futebol de campo do sexo masculino, idade entre 17 e 20 anos, divididos em dois grupos: com lesão (G1) e sem lesão (G2). Inicialmente foi verificado peso, idade, tempo de prática e ocorrência de lesões. Em seguida foi realizada avaliação postural para verificar retrações das cadeias musculares e avaliação postural computadorizada. RESULTADOS: Os atletas apresentaram joelhos varo, anteversão pélvica e assimetria no triângulo de Tales. O segmento corpóreo acometido mais frequente foi o tornozelo, seguido de joelhos, virilha e coxas. CONCLUSÕES: Não foi possível estabelecer relação entre as lesões no presente estudo.Abstract in Spanish:
OBJETIVO: Determinar si existe relación entre las lesiones deportivas con los cambios de postura y la flexibilidad de la cadena posterior. MÉTODOS: Un total de 28 jugadores de fútbol, de edades entre 17 y 20 años, en dos grupos: las lesiones (G1), y sin perjuicio (G2). Se estableció el peso, edad, tiempo de práctica y la aparición de lesiones. Siguiente evaluación postural se realizó para comprobar la retracción de los músculos y la evaluación postural computarizado. RESULTADOS: Los atletas había varo de la rodilla, la inclinación pélvica anterior y la asimetría en el triángulo de cuentos. El segmento del cuerpo era el tobillo más común, seguida por las rodillas, la ingle y los muslos. CONCLUSIONES: No se puede establecer la relación entre las lesiones en este estudio.Abstract in English:
PURPOSE: To determine whether a relationship exists between sports injuries with postural changes and flexibility of the posterior chain. METHODS: A total of 28 soccer players in the field of male, aged between 17 and 20 years, divided into two groups: lesion (G1) and without injury (G2). It was initially established weight, age, practice time and occurrence of injuries. Next postural assessment was performed to verify retraction of the muscle and postural assessment computerized. RESULTS: The athletes had knee varus, anterior pelvic tilt and asymmetry in the triangle of Tales. The body segment was the most common ankle, followed by knees, groin and thighs. CONCLUSIONS: Unable to establish the relationship between the lesions in this study.Abstract in Portuguese:
O presente estudo analisou o paradigma da relação inversa velocidade-acurácia, através da lei de Fitts, em tarefas de contornar figuras geométricas. Um software especialmente desenvolvido permitiu manipular a forma (quadrado, triângulo e diamante) e o tamanho da figura (perímetro e número de voltas para contorná-la), e a espessura da linha, fornecendo índices de dificuldade (ID) entre 2,32 e 8,46 bits. Foi verificada a robustez da lei de Fitts na tarefa de contornar figuras geométricas. Ademais, foi sugerido que, em análises que contemplem o número de repetição da tarefa (por exemplo: com movimentos discretos e cíclicos), o índice de dificuldade pode ser calculado a partir do número de tentativas, apresentando uma relação TM x ID exponencial ao invés de linear.Abstract in Spanish:
Eso studio examinó el paradigma de la relacion inversa velocidad-precisión, por la lei de Fitts, en tareas de contornar figuras geométricas. Un software especialmente desarrollado permite manipular la forma (cuadrado, triángulo y el diamante) y el tamaño de la figura (el perímetro y el número de vueltas para llegar a su alrededor), y el tamaño de línea, proporcionando índices de dificuldad (ID) entre 2,32 y 8,46 bits. Se verificó la robustez de la ley de Fitts en la tarea de contornar figuras geométricas simulados en el computador. Además, fue sugerido que las análisis utilizando el número de repetición de la tarea (por ejemplo: con los movimientos discreto y cíclicos), el índice de dificuldad se puede calcularse por el número de intentos, mostrando una relación TM x ID exponencial en lugar de linear.Abstract in English:
The present study analyzed the speed-accuracy trade-off, through Fitts´ law, in tasks of drawing geometric figures. A software specially developed allowed to manipulate the figure shape (square, triangle, and diamond) and size (perimeter and number of laps to contour around the figure), and line width, providing index of difficult (ID) between 2,32 and 8,46 bits. It was verified Fitts' law robustness on the task of drawing geometric figures. Furthermore, it was suggested that, in analysis dealing with the number of task repetition (such as discrete and cyclical movements), index of difficulty may be calculated by the number of trials, showing an exponential rather than linear TM x ID association.