Editorial RBCE: diversidade epistemológica e regional Vaz, Alexandre Fernandez Almeida, Felipe Quintão de Bassani, Jaison José |
Agente, sujeição e educação corporal: reflexões metodológicas Escudero, María Carolina Resumo em Português: O objetivo do presente trabalho é apresentar algumas consequências metodológicas resultantes da adoção de uma postura epistemológica foucaultiana para pesquisar o sujeito, o corpo e suas possíveis relações com a educação corporal. Para tanto, trabalho com a concepção de agente proposta por Bourdieu e com a noção de modo de subjetivação, apresentada por Foucault, indicando diferenças de concepção e sentido entre elas. Logo após, vinculo essas diferenças com aquilo que entendo ser duas maneiras básicas de compreensão do corpo: como meio de individuação e instância de objetivação do sujeito, como modo de subjetivação e singularização. Por último, explicito as implicações que essas diferentes posições epistemológicas apresentam para uma prática de transmisão de saberes na educação corporal.Resumo em Espanhol: El objetivo del trabajo se orienta a presentar algunas consecuencias metodológicas resultantes de adoptar una postura epistemológica foucaulteana para investigar al sujeto, al cuerpo y sus posibles relaciones con la educación corporal. Para ello, trabajaré con la concepción de agente que propone Bourdieu y con la idea de modo de subjetivación que presenta Foucault, indicaré diferencias de acepción y de sentido. Luego vincularé estas diferencias con lo que entiendo son dos modos básicos de comprender el cuerpo; como medio de individuación e instancia de objetivación del sujeto o como modo de subjetivación y singularización. Por último explicitaré las implicaciones que estas diferentes posiciones epistemológicas presentan para una práctica de trasmisión de saber en educación corporal.Resumo em Inglês: The aim of this work is to present some methodological implications resulting from adopting a Foucauldian epistemological position to investigate the subject, the body and its possible links with corporal education. To do this I explain the conception of subject and indicate differences aforementioned meaning and use in respect of the proposed Bourdie´s category of agent. Then force between these differences with what I understand are two basic ways of understanding the body; as a means of individuation and instance of objectification of the subject or as a way of subjection and singling. Finally I explain the implications these have different epistemological position constraint for a practice of transmitting knowledge in corporal education. |
Artigos Originais Educação ambiental e educação física: possibilidades para a formação de professores Domingues, Soraya Corrêa Kunz, Elenor Araújo, Lísia Costa Gonçalves de Resumo em Português: Este trabalho está entre os que estudam a Educação Ambiental e a Educação Física. Através da análise teórica de documentos, livros e artigos buscamos evidenciar no campo da Educação Ambiental os objetivos, princípios e diretrizes construídos historicamente, e identificamos na Formação de Professores em Educação Física os limites e as possibilidades para desenvolver trabalho pedagógico de acordo com os princípios da Educação Ambiental. Indicamos que essa aproximação entre a Educação Ambiental e a Formação de Professores em Educação Física pode ser pensada a partir da compreensão crítica de conteúdos e formas específicas da Educação Física.Resumo em Espanhol: Este trabajo es uno de los cursantes de Educación Ambiental y la Educación Física. A través del análisis teórico de los documentos, libros y artículos en el ámbito de los objetivos de la educación ambiental, los principios y directrices construida históricamente, y determinó la formación del profesorado de Educación Física de los límites y las posibilidades de desarrollar el trabajo pedagógico, de conformidad con los principios de Educación Ambiental. Indicar que este acercamiento entre la educación ambiental y formación del profesorado en Educación Física se puede considerar a partir de la comprensión crítica de los contenidos y las formas específicas de la educación física.Resumo em Inglês: This work is among those studying Environmental Education and Physical Education. Through theoretical analysis of documents, books and seek evidence in the field of environmental education goals, principles and guidelines constructed historically, and identified in Teacher Education in Physical Education the limits and possibilities for developing pedagogical work in accordance with the principles of Environmental Education. Indicate that this approach between the Environmental Education can be thought of from the critical understanding of content and specific forms of physical education. |
Artigos Originais As políticas públicas de lazer na mediação entre estado e sociedade: possibilidades e limitações Areias, Keni Tatiana Vazzoler Borges, Carlos Nazareno Ferreira Resumo em Português: Esse estudo foi realizado na Universidade Federal do Espírito Santo e se constituiu na tentativa de avaliar o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) a partir de sua eficiência, eficácia e efetividade social (BELLONI; MAGALHÃES; SOUZA, 2003). Utilizamos como indicador um dos elementos apresentados por Marcelinno (2001) como fundamental nesse tipo de análise: a concepção que os gestores têm de lazer. Para tanto, tomamos como referência as diretrizes provenientes do Ministério do Esporte e as ações implementadas no município de Vitória-ES, buscando identificar a concepção de Lazer que norteia as ações.Resumo em Espanhol: Ese estudio se constituyó en la tentativa de valorar una acción del Estado junto a la sociedad en el área del ocio, a partir de su eficiencia, eficacia y efectividad social (BELLONI; MAGALHÃES; SOUZA, 2003), utilizando como indicador uno de los elementos presentados por Marcelinno (2001): la Concepción que los gestores tienen del ocio. Para eso, usamos como referencia el Programa Deporte y Ocio de la Ciudad (PELC) e intentamos identificar en las directrices provenientes del Ministerio de Deporte y en las acciones observadas en el Municipio de Vitoria-ES, la concepción del Estado, Políticas Públicas y, principalmente de Ocio.Resumo em Inglês: This study is attempted to evaluate an action of the State with the society in the field of leisure, through its social eficiency and effectiveness (BELLONI; MAGALHÃES; SOUZA, 2003), using as an indicator one of the elements presented by Marcelinno (2001): the conception that the managers have of leisure. For that, we took as a reference the Program of Sport and Leisure in the City (PELC) and sought to identify in the guidelines from the Ministry of Sport and in the actions observed in the council of Vitória - ES, the conception of leisure. |
Artigos Originais Competitividade e inclusão social por meio do esporte Azevedo, Marco Antonio Oliveira de Gomes Filho, Arnóbio Resumo em Português: Nos projetos sociais de inclusão, esportes são estratégias privilegiadas. Mas esportes são jogos competitivos. Mas como poderiam práticas competitivas favorecer os objetivos generosos da inclusão? Neste artigo, pretendemos avaliar o problema buscando clarear os conceitos de "jogo", "esporte" e "competição", tendo como tema a "inclusão social". Trata-se de um ensaio que aborda um estudo teórico, cuja metodologia vale-se da análise filosófica e da argumentação dialética. Defenderemos que não há oposição entre competitividade e inclusão. Embora esportes sejam jogos de "soma zero", os esportes modernos são institucionalizados, o que permite a seus jogadores praticá-los como ocupações estáveis. Em conclusão, competições esportivas, institucionalizadas e disciplinadas, resultam em arranjos de soma positiva, permitindo que o esporte possa tornar-se uma escolha de vida, favorecendo, portanto, a inclusão.Resumo em Espanhol: En los proyectos sociales de la inclusión, el deporte viene siendo mirado como estrategia privilegiada, especialmente cuanto a la inclusión de los niños y jóvenes. Muchos países ya incorporaran a sus políticas sociales la practica de deportes. Pero deportes son juegos competitivos. ¿Como la practica regular de un juego competitivo podría ayudar en los objetivos desprendido de la inclusión social¿ Guiados por eso pensamiento, muchos autores llamaran la atención para la necesidad de se privilegiar los objetivos educacionales y sociales en los proyectos sociales deportivos, en detrimento del cultivo de vocaciones o de la busca del éxito en competiciones. En este artículo, pretendemos evaluar el problema, buscando, al mismo tiempo, esclarecer los conceptos de "juego", "deporte" y "competición , procediendo, luego, a una breve revisión del tema "Inclusión Social por el medio del deporte". Esto artículo es un ensayo de carácter teórico, cuya metodología es la análisis filosófica e la argumentación dialéctica. Defenderemos que, todavía deportes sean predominantemente juegos competitivos, no se pode haber oposición entre competitividad e inclusión. Deportes, si es verdad, son juegos "cero soma". Sin embargo, los deportes modernos son institucionalizados, el que permite a sus jugadores platicarlos como ocupaciones consistentes. En conclusión, institucionalizadas y disciplinadas externamente, las competiciones deportivas pasan a ser arreglos de una soma positiva, permitiendo que el deporte pueda tornarse una opción para la vida, favoreciendo, por tanto, la inclusión social.Resumo em Inglês: In projects of social inclusion, sports are privileged strategies. But sports are competitive games. How could the practice of competitive games support the generous aims of social inclusion? In this paper, we will analyze this problem and clarify the concepts of "game", "sport" and "competition". It is an essay that deals with theoretical issues, employing as methodology the philosophical analysis and dialectical argumentation. We will also make a review of the subject "sports and social inclusion". We will argue that nevertheless sports actually are competitive games there is not any opposition between competition and inclusion. As a matter of fact, sports are "zero-sum" games. But modern sports are institutionalized, allowing their players practice them as stable occupations. In conclusion, institutionalized and disciplined, sports become "positive-sum" arrangements, making the opportunity of becoming a life choice, consequently favoring social inclusion. |
Artigos Originais Educação da mente e do corpo, professor pesquisador reflexivo e a ciência do concreto Silva, Tania Mara Tavares Lovisolo, Hugo Rodolfo Resumo em Português: A partir das contribuições de Lovisolo (1995), que usa a imagem do bricoleur de Lévi-Strauss para pensar a prática docente, tentamos neste artigo resignificar as contribuições da corrente de formação docente denominada de Professor Pesquisador Reflexivo (PPR). Seus principais autores, sobretudo, Stenhouse, é visto sob a perspectiva que domina em sua interpretação e que enfatiza a autonomia, a criatividade, a arte e posta em contraposição com a perspectiva delineada por Lovisolo a partir dos entendimentos de Lévi-Strauss sobre as formas do pensamento primitivo e científico. Por último, são postas questões sobre o funcionamento do ensino que, o romantismo que vigora no campo da formação do PPR, parece operar recusando tanto esse tipo de questões quanto suas possíveis respostas.Resumo em Espanhol: A partir de las contribuciones de Lovisolo (1995) que usa la imagen del bricoleur de Lévi-Straus para pensar la práctica docente, intentamos en este artículo resignificar las contribuciones de la corriente de formación docente denominada de Profesor Investigador Reflexivo (PPR). Sus principales autores, en especial Stenhouse, son vistos en las perspectivas que dominan sus interpretaciones y que enfatizan la autonomía, la creatividad, el arte . Tales perspectivas son puestas en contraposición con los delineamientos de Lovisolo a partir del entendimiento de Lévi-Strauss en el cuadro de la contraposición enre el pensamiento primitivo y científico. Por último, son puestas cuestiones sobre el funcionamiento de la enseñanza que, el romanticismo que vigora en el campo de formación del PPR, parece operar recusando tanto as cuestiones posible cuanto sus respuestas.Resumo em Inglês: Based on the contributions of Lovisolo (1995), using the Lévi-Strauss bricoleur to think the docent praxis, this article tries to resignify the contributions of the docent formation branch denominated Reflexive Researcher Professor (PPR). Its main authors, specially Stenhouse, are analyzed in a perspective that interpretation dominates and emphasizes autonomy, creativeness, art, putting in opposition with the position delineated by Lovisolo based on understandings of Lévi-Straus about primitive and scientific thinking forms. It is questioned the education functioning that the romantic formation field of PPR seems to operate refusing both this kind of question as its possible answers. |
Artigos Originais O contexto de fundação da escola de educação física e desportos do Paraná: educando corpos para a vida urbana Silva, Marcelo Moraes e Capraro, André Mendes Resumo em Português: O presente artigo objetiva analisar o contexto sócio-político que favoreceu a fundação de uma instituição que visava especificamente formar profissionais na área de Educação Física, a Escola de Educação Física e Desportos do Paraná. Fundada em Curitiba no ano de 1942, a Escola foi fruto de um cenário político amplo, no qual o Estado, permeado por ideais higiênicos/eugênicos, passa a se preocupar mais com a educação formal. Como reflexo, novas condutas físicas e morais foram incorporadas por meio das práticas presentes nos currículos escolares. A Escola de Educação Física e Desportos do Paraná, mesmo com as suas singularidades, fez parte ativamente deste processo.Resumo em Espanhol: Este artículo examina el contexto socio-político que favoreció la fundación de una institución que se dirigía específicamente a la formación de profesionales en el área de Educación Física, Escuela de Educación Física y el Deporte de Paraná. Fundada en Curitiba en 1942, la Escuela fue el resultado de um amplio escenario político, en que el Estado, la higiene impregnado por los ideales / eugenesia, es estar más preocupados con la educación formal. En la reflexión, la conducta física y moral, se incorporaron nuevas por las prácticas actuales en los programas escolares. La Escuela de Educación Física y Deportes de Paraná, incluso con su singularidad, fue parte activa en este proceso.Resumo em Inglês: The present article aims to analyze the socio-political context that favored the foundation of an institution that specifically intended to form professionals in the area of Physical Education: the School of Physical Education and Sports of Paraná. Established in Curitiba during the year of 1942, the School was fruit of an ample political scenery, in which the State, filled for eugenic/hygienic ideals, begins to worry more about the formal education. As a consequence, new physical and moral behaviors had been incorporated through the practices presented in the school's curriculum. Even with its singularities, the School of Physical Education and Sports of Paraná was an active part of this process. |
Artigos Originais A mídia e a construção do herói esportivo: análise de publicidades com Ronaldo "fenômeno" Godoi, Marcos Roberto Resumo em Português: O objetivo deste estudo foi analisar os discursos e imagens utilizadas na construção do herói esportivo. O corpus de análise foi constituído por três peças publicitárias com o jogador de futebol Ronaldo, que foram descritas e posteriormente analisadas com base na Análise de Discurso e na Semiologia. Pode-se concluir que a propaganda "Ronaldo toureiro" criou a imagem do herói capaz de feitos extraordinários, inexplicáveis e admiráveis, misturando elementos do real e do irreal. Já nas propagandas "Boas vindas a Ronaldo" e "Ronaldo brahmeiro", as estratégias discursivas constroem a imagem do herói capaz de superar os obstáculos e dificuldades, ressaltando a persistência, determinação e a capacidade de acreditar em si, se ancorando na formação ideológica do neoliberalismo.Resumo em Espanhol: El objetivo de este estudio fue analizar las imágenes y discursos utilizados en la construcción del héroe deportivo. El corpus se compone de tres piezas de publicidad con el futbolista Ronaldo, que se describe a continuación y analizadas con base en el Análisis del Discurso y la Semiología. Se puede concluir que el anuncio "Ronaldo matador" creó la imagen del héroe que puede hacer extraordinario, inexplicable y maravilloso, los elementos de la mezcla de lo real y lo irreal. Ya en los anuncios de "Bienvenido a Ronaldo" y "Brahmeiro Ronaldo" las estrategias discursivas construir la imagen del héroe que puede superar los obstáculos y dificultades, haciendo hincapié en la persistencia, determinación y capacidad de creer en sí mismos, anclar la formación ideológica del neo-liberalismo .Resumo em Inglês: The aim of this study was to analyze the discourses and images used in the construction of the sporting hero. The corpus analysis consisted of three parts advertising with soccer star Ronaldo, who were subsequently described and analyzed based on the Discourse Analisys and Semiology. It can be concluded that propaganda "bullfighter Ronaldo" created the image of the hero capable of extraordinary feats, and unexplained admirable, mixing elements of the real and the unreal. Already advertisements in "Welcome to Ronaldo" and "Ronaldo Brahmeiro" discursive strategies that construct the image the hero who can overcome obstacles and difficulties, highlighting the persistence, determination and ability to believe in themselves, anchoring the ideological formation of neoliberalism. |
Artigos Originais Na teoria a prática é outra?análise do conhecimento esporte nos cursos de formação inicial de professores de educação física no sul catarinense: análisis del conocimiento en deportes para cursos de formación inicial del profesorado de educación física en el sur de Santa Catarina Euzébio, Carlos Augusto Ortigara, Vidalcir Resumo em Português: A produção crítica em Educação Física não se reflete como avanço na prática docente, o que é expresso pelo dito: "Na prática, a teoria é outra". Em perspectiva contrária, nossa hipótese é que tais estudos não são oferecidos aos professores da área. Analisamos a bibliografia básica das disciplinas que abordam o esporte nos cursos de formação inicial de professores de Educação Física de quatro instituições, procurando identificar se o esporte é abordado a partir das reflexões críticas. Concluímos que apenas quatro disciplinas abordam o esporte com obras do campo crítico, permitindo apropriação de sua complexidade, contradição e polissemia. Portanto, depreendemos do estudo que a formação inicial vincula-se a um projeto não-crítico de educação, ou seja, na prática a teoria é a mesma.Resumo em Espanhol: La producción crítica en Educación Física no se refleja como un avance en la práctica docente, lo que comunmente se expresa con las siguientes palabras "en la práctica, la teoría es otra". En una perspectiva contraria, nuestra hipótesis es que tales estudios no son ofrecidos a los profesores del área. Analizamos la bibliografia básica de las diciplinas que abordan el deporte en los cursos de formación inicial de profesores de Educación Física de cuatro instituciones, buscando identificar si el mismo es abordado a partir de reflecciones críticas. Concluímos que apenas cuatro diciplinas lo abordan con obras de campo crítico, permitiendo la apropiación de su complejidad, contradicción y polisemía. Por eso, deducimos del estúdio, que la formación inicial se vincula a un proyecto no crítico de educación, o sea, en la práctica la teoria es la misma.Resumo em Inglês: The critical production on Physical Education does not represent an advancement in the teaching practice, which is expressed by the saying: "In practice, the theory if different". In contrast, our hypothesis is that such studies are not being offered to the teachers in the area. We analyzed the basic bibliography of the disciplines that study sports in the teachers formation courses on Physical Education in four institutions, trying to identify if the sport is considered based on critical reflections. We concluded that only four disciplines approach sports using critical works that allow the appropriation of its complexity, contradiction and polissemy. Therefore, we discovered that the initial formation is linked to a non-critical project of education, that is, in practice, the theory is the same. |
Artigos Originais Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física Neira, Marcos Garcia Nunes, Mário Luiz Ferrari Resumo em Português: Exercendo uma influência cada vez maior nas análises da escolarização, os Estudos Culturais questionam que sujeito o projeto educativo hegemônico está formando, tendo em vista a atual sociedade multicultural e democrática. O presente artigo confronta esse campo teórico com o debate curricular da Educação Física, discute as formas pelas quais a cultura, permeada pelas relações de poder, concretiza políticas de identidade e interfere na prática pedagógica do componente. Evitando qualquer resposta definitiva, são apresentadas algumas contribuições para que se possa repensar a pedagogia da cultura corporal.Resumo em Espanhol: Al ampliar su influencia sobre los análisis de la escolarización, los Estudios Culturales han puesto la pregunta acerca del sujeto bajo el proyecto educativo hegemónico presente en la actual sociedad multicultural y democrática. Este artículo enfrenta este campo teórico con el debate curricular de la Educación Física, apunta las maneras por las cuales la cultura, atravesada por las relaciones de poder, concretiza políticas de identidad e interfiere en la práctica pedagógica de este componente. Aquí son presentadas algunas contribuciones para que sea posible repensar la pedagogía de la cultura cultural, sin apuntar cualquier respuesta definitiva.Resumo em Inglês: With the increase of its influence in the school process analyzes, the Cultural Studies question what kind of individual the hegemonic educative project is forming, considering the current multicultural and democratic society. The present article confronts this theoretical field with the Physical Education curriculum debate, discusses in which ways the culture, interrelating with the relations of power, establishes the identity policies interfering in the pedagogical practices of the discipline. Avoiding any definite answer, some contributions are presented in order to enable a contemplation of the corporal culture pedagogy. |
Artigos Originais Insatisfação corporal associada a indicadores antropométricos em adolescentes de uma cidade com índice de desenvolvimento humano médio a baixo Pelegrini, Andreia Silva, Diego Augusto Santos Silva, Adelson Fernandes da Petroski, Edio Luiz Resumo em Português: O estudo objetivou verificar a associação da insatisfação corporal com indicadores antropométricos em adolescentes. Participaram do estudo 402 adolescentes (14-17 anos) de Januária-MG. As variáveis coletadas foram: massa corporal, estatura, dobras cutâneas (tríceps, subescapular) e imagem corporal. O IMC e o somatório de duas dobras cutâneas (Σ2DC) foram utilizados como indicadores antropométricos. A insatisfação com a imagem corporal foi de 56,7%. Observou-se associação da insatisfação corporal com Σ2DC apenas nos rapazes, revelando que àqueles com adiposidade baixa e elevada apresentam, respectivamente, uma probabilidade 26% e 33% maior de insatisfação corporal. Conclui-se que a insatisfação corporal é elevada em adolescentes. Além disso, o Σ2DC se associou a insatisfação corporal no sexo masculino.Resumo em Espanhol: El objetivo de este estudio fue verificar la asociación de la insatisfacción corporal con indicadores antropométricos, en adolescentes de una ciudad con medio-bajo índice de desarrollo humano. La muestra comprende 402 adolescentes (14-17 años) de Januária-MG. Las variables analizadas son: peso, estatura, pliegues cutáneos (tríceps, subescapular) y la imagen corporal. El IMC y la sumatoria de pliegues cutáneos fueron utilizados como indicadores antropométricos. La insatisfacción con la imagen corporal fue de 56,7%. Se observó asociación de la insatisfacción corporal y el 2PC, únicamente en adolescentes de sexo masculino. Revelando que los que tienen baja y demasiada grasa en el cuerpo presentaron 26% y 42% más de insatisfacción corporal, respectivamente. El estudio concluyó que la insatisfacción corporal es alta en adolescentes. Por otra parte se relaciona el 2PC con la insatisfacción corporal en sexo masculino.Resumo em Inglês: The objective of this study was to evaluate the association between body dissatisfaction and anthropometric indicators in adolescents from a town with a medium/low human development index. A total of 402 adolescents (14-17 years) from the town of Januária, Minas Gerais, participated in the study. The following variables were collected: body weight, height, skinfolds (triceps, subscapular), and body image. BMI and the sum of the two skinfolds (2SF) were used as anthropometric indicators. The prevalence of body image dissatisfaction was 56.7%. An association between body dissatisfaction and 2SF was only observed in boys, with a 26% and 42% higher probability of body dissatisfaction in those presenting low and elevated adiposity, respectively. In conclusion, the body dissatisfaction was high among the adolescents studied. In addition, 2SF was associated with body dissatisfaction in adolescent boys. |
Artigos Originais Efeitos da ginástica laboral na dor nas costas e nos hábitos posturais adotados no ambiente de trabalho Candotti, Cláudia Tarragô Stroschein, Rosemeri Noll, Matias Resumo em Português: O objetivo deste estudo foi verificar o efeito da Ginástica Laboral (GL) sobre a dor nas costas e sobre os hábitos posturais de trabalhadores que ficam por longos períodos na posição sentada. Participaram 30 trabalhadores do setor administrativo, divididos em grupo controle (n=15) e grupo experimental (n=15), sendo este submetido a sessões de GL durante três meses. Ambos os grupos foram avaliados por um questionário de dor e postura, sendo as respostas codificadas, tabuladas e submetidas ao teste de Wilcoxon para verificar as diferenças entre pré e pós-experimento (α=0,05). Os resultados demonstraram que a GL proporcionou diminuição da intensidade e frequência da dor referida aos trabalhadores do grupo experimental, e mudança do hábito postural durante o trabalho, melhorando a postura sentada.Resumo em Espanhol: El objetivo de este estudio fue investigar el efecto de la Gimnasia Laboral (GL) en el dolor lumbar y en los hábitos posturales de los trabajadores. Participaron 30 trabajadores en el sector administrativo, divididos en grupo control (n=15) y experimental (n=15), que se sometieron a sesiones de GL durante tres meses. Ambos grupos fueron evaluados por un cuestionario sobre el dolor y la postura, con respuestas codificadas, tabulados y sometidos a la prueba de Wilcoxon para detectar diferencias entre el pre y post-experimento. Los resultados muestran que la GL ofrece a los trabajadores en el grupo experimental disminución en la intensidad y la frecuencia de dolor referido, y cambiar los hábitos posturales en el trabajo, mejorar la postura de sentado.Resumo em Inglês: The objective of this study aimed at verifying the Labor Gymnastic's (GL) effect on the low back pain and on postural habits of workers who stay for long periods in the sitting position. Thirty workers of both sex genders participated of the research; divided in two groups: control (n=15) and experimental (n=15), had GL sessions during three months. The instrument of evaluation consisted of a questionnaire about pain and posture, that the answers were codified and tabled as well as submitted to Wilcoxon test to verify differences between pre and post experiment in two groups. The results demonstrate that GL helped to diminish intensity and frequency of the referred pain in the workers from experimental group as well as changed their postural habit during the work. |
Artigos Originais Descrição do comportamento da força do kite em relação ao seu posicionamento e ao deslocamento da barra de controle Tremea, Victor Wigner Gomes, Lara Elena Loss, Jefferson Fagundes Resumo em Português: Introdução. No kitesurfing, os velejadores deslocam-se alterando o ângulo de ataque do kite de duas formas: mudando o kite na janela de vento e movimentando a barra de controle. Objetivo. Descrever o comportamento da força do kite em relação ao seu posicionamento e à distância percorrida pela barra de controle. Métodos. Foram utilizados sistemas de videogrametria e dinamometria. Duas situações foram testadas: movimentando o kite na janela de vento e deslocando a barra. Resultados. A força aumentou quando a barra foi abaixada. Movimentando o kite, a zona de força foi definida pela combinação de ângulos verticais menores que 60° com ângulos horizontais menores que 20°. Conclusão. A força aumenta quando a barra é abaixada. O ângulo vertical pode exercer maior influência na força.Resumo em Espanhol: Introducción. Nel kitesurfing, lo deportista navega cambiando el ángulo de ataque del kite de dos formas: moviendo el kite en la ventana de viento y moviendo la barra de control. Objetivo. Describir el comportamiento de la fuerza del kite en relación a su posicionamiento en la ventana de viento y al desplazamiento de la barra de control. Métodos. Fueron utilizados sistemas de videogrametría y dinamometría, en dos situaciones: moviendo el kite y moviendo la barra. Resultados. La fuerza aumento cuando la barra fue bajada. Moviendo el kite, la área de fuerza fue definida por la combinación de ángulos verticales menores que 60° con ángulos horizontales menores que 20°. Conclusión. La fuerza aumenta cuando la barra baja. El ángulo vertical puede ejercer más influencia en la fuerza.Resumo em Inglês: Introduction. During kitesurfing, the sailors propel themselves changing the kite´s attack angle in two ways: moving the kite in the wind window and moving the control bar. Objective. To describe the behavior of the kite's forces in relation to its position in the wind window and the distance traveled by the control bar. Methods. Videogrammetry and dynamometry were used. Two tests were performed: moving the control bar and moving the kite in the wind window. Results. The force increased while the bar was moved down. Moving the kite, the power zone was defined as the combination of vertical angles smaller than 60° with horizontal angles smaller than 20°. Conclusion. The force increases when the bar goes down. The vertical angle seems to be more important to the force values. |
Artigos Originais Antropometria e somatotipo: fatores determinantes na seleção de atletas no voleibol brasileiro Cabral, Breno Guilherme de Araujo T. Cabral, Suzet de Araujo Tinôco Toledo, Isabella Vianna R. G. Dantas, Paulo Moreira Silva Miranda, Hênio Ferreira de Knakcfuss, Maria Irany Resumo em Português: Objetivo: Analisar a antropometria e somatotipo de atletas do voleibol brasileiro. Metodologia: a amostra foi composta por 54 atletas convocadas para as seleções nacionais, sendo 16 da adulta (25,6±5,3anos), 17 da juvenil (17,89±0,32 anos) e 21 da infanto-juvenil (15,86±0,36 anos). Para o somatotipo utilizou-se o método de Heath e Carter. O tratamento estatístico utilizado foi o descritivo com valores de tendência central e seus derivados, e o inferencial ANOVA e post hoc de Tukey. Para o somatotipo recorreu-se ao cálculo da distância espacial entre os somatótipos (DES). Resultados: A variável estatura não apresenta diferença significativa entre as seleções, somente entre as posições de jogo. O somatotipo da seleção infanto-juvenil foi diferente das demais. A seleção adulta classificou-se como ectomorfo-mesomorfo (2,24/3,16/3,58), juvenil como central (3,12/3,40/3,30) e infanto-juvenil como ecto-endomorfico (3,07/2,25/3,81). Conclusão: a estatura e linearidade são variáveis importantes na seleção de atletas para o alto rendimento.Resumo em Espanhol: Objetivo: analizar la antropometría y el somatotipo de atletas del voleibol brasileño. Métodos: la muestra fue composta de 54 atletas convocadas a las selecciones nacionales, com 16 de la adulta (25,6±5,3anos) 17 de la juvenil (17,89±0,32anos) y 21 de la infanto-juvenil (15,86±0,36anos). Para el somatotipo se ha utilizado el método de Heath y Carter. El análisis estadístico utilizado fue el de los valores descriptivos de tendencia central y de sus derivados, inferencial y ANOVA one-way y post hoc de Tukey. Para el somatotipo se utiliza para calcular la distancia espacial entre el somatotipo (DES). Resultados: la variable de la altura no es significativamente diferente entre los equipos, sólo entre las posiciones del juego. El somatotipo de la selección infanto-juvenil fue distinto a las demás selecciones. La selecione adulta se clasificó como ectomorfo-mesomorfo (2,24/3,16/3,58), juvenil como central (3,12/3,40/3,30) e infanto-juvenil como ecto-endomorfico (3,07/2,25/3,81). Conclusíon: La estatura y linearidade son variables importantes en la selección de atletas para el alto rendimiento.Resumo em Inglês: Objective: analyze the anthropometry and somatotype of Brazilian volleyball athletes. Methods: The sample was composed of 54 athletes convened for the national selections, 16 of the adult (25.6 ± 5, 3anos), 17 of juvenile (17.89 ± 0,32anos) and 21 under 17 (15.86 ± 0, 36anos). Heath and Carter Somatotype Method was used to collect somatotype. The statistical treatment used was descriptive with values of central tendency and derivates and the inferential ANOVA one-way and post hoc of Tukey. The spatial distance between the somatotypes (DES) was used to calculate the somatotype. Results: the height variable wasn't different between the selections, however, this difference is evident between the positions of the game. The somatotype of under 17 selection was different from the others.The adult selection was classified as ectomorphic-mesomorph (2.24 / 3,16 / 3.58), the juvenile as central (3.12 / 3.40 / 3.30) and under 17 as ecto-endomorphic (3.07 /2.25 / 3.81). Conclusion: the height and linearity are important variables in the selecions of athletes for high performance. |
Artigos Originais Controle postural e uso de informação visual em crianças praticantes e não praticantes de ginástica artística Viana, André Rocha Barela, José Angelo Garcia, Claudia Barela, Ana Maria Forti Resumo em Português: O objetivo deste estudo foi investigar o desempenho e a contribuição da informação visual no controle postural de crianças praticantes e não praticantes de ginástica artística (GA). Quarenta e três meninas, 23 praticantes de GA e 20 não praticantes de GA, idade 5 a 7 e 9 a 11 anos, permaneceram em pé sobre uma plataforma de força em três bases de apoio: bipodal, semi-tandem stance e base reduzida, com olhos abertos e com olhos fechados. A área de deslocamento do centro de pressão e o índice de contribuição visual foram calculados. Os resultados indicaram que a prática de GA melhora o controle postural de crianças nos anos iniciais de desenvolvimento. Ainda, crianças praticantes de GA utilizam melhor informação visual que crianças não praticantes de GA para manter a postura ereta mais estável.Resumo em Espanhol: El objetivo de este trabajo fue investigar el desempeño y la contribución de la información visual en el control postural en niños practicantes e no practicantes de gimnasia artística (GA). Cuarenta y tres niñas, 23 practicantes de GA y 20 no practicantes de GA, de 5 a 7 y de 9 a 11 años de edad, permanecieron en pie sobre una plataforma de fuerza con tres bases de apoyo: bipodal, semi-tandem stance y base reducida, con los ojos abiertos y con los ojos cerrados. El área de desplazamiento del centro de presión y el índice de contribución visual fueron calculados. Los resultados indicaron que la práctica de GA mejora el control postural de los niños en los primeros años de desarrollo evolutivo. Los niños practicantes de GA utilizan mejor la información visual para mantener la postura erecta más estable que los niños no practicantes de GA.Resumo em Inglês: The purpose of this study was to investigate postural control and the importance of visual information in gymnastics and non-gymnastics children. Forty-three female children, 23 gymnastics and 20 non-gymnastics, age 5 to 7 and 9 to 11 years, stood upright on a force platform in bipodal, semi-tandem, and reduced bases, with and without vision. The area of center of pressure oscillation and the visual contribution index were calculated. The results indicated that practice of gymnastic improves postural control in younger children. Finally, gymnastic children use more properly visual information than non-gymnastic children in order to maintain the upright stance more steadily. |
Artigos Originais Fatores motivacionais associados à prática de exercício físico em estudantes universitários Legnani, Rosimeide Francisco Santos Guedes, Dartagnan Pinto Legnani, Elto Barbosa Filho, Valter Cordeiro Campos, Wagner de Resumo em Português: O estudo identificou fatores motivacionais associados à prática de exercício físico em estudantes universitários mediante versão traduzida e adaptada do Exercise Motivation Inventory. Metodologia: participaram do estudo 63 sujeitos (20 e 30 anos). Resultados: Os fatores motivacionais mais importantes foram Prevenção de Doenças, Prazer/Bem-Estar e Condição Física. Diferenças significativas entre os gêneros foram observadas em cinco fatores motivacionais: Afiliação (p < 0,01), Competição (p < 0,01), Controle do Peso Corporal (p < 0,04), Reabilitação da saúde (p < 0,03) e Reconhecimento Social (p < 0,05). Conclusão: importantes aspectos motivacionais devem ser considerados em intervenções direcionadas à promoção da prática de exercício físico em estudantes universitários.Resumo em Espanhol: El estudio identificó los factores motivacionales asociados con ejercicio físico en estudiantes universitarios a través de la versión traducida y adaptada del Exercise Motivations Inventory. Metodología: participaron del estudio 63 estudiantes (20 y 30 años). Resultados: Los principales factores de motivación fueron Prevención de la Enfermedad, Placer/Bienestar y Condición Física. Diferencias entre sexos se observó en cinco factores de motivación: Afiliación (p < 0,01), Competencia (p < 0,01), Control de peso corporal (p < 0,04), Rehabilitación de la salud (p < 0,03) y el Reconocimiento social (p < 0,05). Conclusiones: importantes aspectos motivacionales debe ser considerada en las intervenciones dirigidas a la promoción del ejercicio físico en este grupo de individuos.Resumo em Inglês: The study identified motivational factors associated with physical exercise in college students through translated and adapted version of the Exercise Motivations Inventory. Methodology: the participants were 63 students (20 and 30 years). Results: The main motivating factors for physical exercise were Prevention of Disease, Pleasure/Well-being and Physical Condition. Significant differences between genders were observed in five motivational factors: Affiliation (p < 0.01), Competition (p < 0.01), Body Weight Control (p < 0.04), Rehabilitation of health (p < 0.03) and Social Recognition (p < 0.05). Conclusion: important motivational aspects to be considered in interventions aimed at the promotion of regular physical exercise in this group of individuals. |
Artigos de Revisão Avaliação do estado hidroeletrolítico de crianças praticantes de exercício físico e recomendação de hidratação Perrone, Claudia Altmayer Meyer, Flavia Resumo em Português: Este estudo aborda as características termorregulatórias, recursos de prevenção e de diagnóstico do déficit hidroeletrolítico e danos causados pela prática do exercício no calor em crianças. Exercitar-se no calor pode levar a um aumento da temperatura central, e comprometer o desempenho e a saúde das crianças. O sistema termorregulatório delas está em desenvolvimento; e a eliminação do calor, por evaporação do suor, fica prejudicada, já que as crianças apresentam menores taxa de sudorese e concentração de eletrólitos no suor do que os adultos. A avaliação do estado de hidratação pré-exercício pode ser importante para prevenir que a criança inicie o exercício desidratada. Além disso, considerando que muitas vezes elas não bebem a quantidade de líquido necessária pra evitar a desidratação durante o exercício, as crianças devem ser educadas a se hidratar antes, durante e após o exercício, especialmente no calor.Resumo em Espanhol: Este estudio aborda las características termorreguladoras y proporciona recursos de prevención y diagnóstico de déficit hidroelectrolítico y de los daños causados por el ejercicio en el calor en niños. La práctica de ejercicio en el calor puede llevar a un aumento de la temperatura central, comprometiendo los resultados y la salud de los niños. El sistema termorregulador de ellos está en desarrollo, y la eliminación del calor, por evaporación del sudor, resulta comprometida, dado que los niños presentan menor tasa de sudoresis y concentración de electrólitos en el sudor que los adultos. La evaluación del estado de hidratación antes del ejercicio puede ser importante para prevenir que el niño comience el ejercicio deshidratado y, como muchas veces no beben la cantidad de líquido necesaria para evitar la deshidratación durante el ejercicio, se les debe enseñar a hidratarse antes, durante y después del ejercicio en el calor.Resumo em Inglês: This study addresses thermoregulatory characteristics and provides resources for prevention and diagnosis of hydroelectrolyte deficits and damage resulting from exercise in the heat by children. Exercise in the heat can lead to an increase in core temperature, thus impairing children's performance and health. The thermoregulatory system is still developing in childhood, and the elimination of the heat produced during physical exercise by sweat evaporation is impaired in children, as they have lower sweat rate and electrolyte concentration in the heat than adults. Pre-exercise assessment of hydration status is important to avoid children starting to exercise in a dehydrated state. As they often do not drink enough to avoid dehydration while exercising in the heat, they should be educated to drink before, during and after exercise, especially in the heat. |
Artigos de Revisão Concentrações sanguíneas de adiponectina e exercício físico: associações com a sensibilidade insulínica Cocate, Paula Guedes Domingues, Sabrina Fontes Natali, Antônio José Resumo em Português: O objetivo desta revisão foi apresentar e discutir a influência do exercício físico nas concentrações sanguíneas de adiponectina e a associação com a sensibilidade insulínica. Estudos realizados nos últimos 10 anos mostram que o exercício agudo, de intensidade alta, provoca redução nas concentrações sanguíneas de adiponectina, sem alterar as concentrações de insulina. Porém, exercícios agudos de intensidade moderada não alteram as concentrações sanguíneas de adiponectina, apesar de proporcionar melhoria na sensibilidade insulínica. O exercício crônico, por sua vez, aumenta os níveis sanguíneos de adiponectina, melhora a sensibilidade insulínica, mas altera a composição corporal em indivíduos obesos. Em indivíduos eutróficos, todavia, os níveis de adiponectina não são afetados, apesar dos benefícios do exercício crônico para a composição corporal e sensibilidade insulínica.Resumo em Espanhol: El objetivo de esta revisión fue presentar y discutir la influencia del ejercicio sobre las concentraciones séricas de adiponectina y su asociación con sensibilidad a la insulina. Los estudios realizados en los últimos 10 años muestran que el ejercicio agudo de alta intensidad causa una reducción en las concentraciones sanguíneas de adiponectina, sin cambiar las concentraciones de insulina. Sin embargo, el ejercicio agudo de intensidad moderada no altera las concentraciones sanguíneas de adiponectina, aunque proporciona sensibilidad a la insulina. Ejercicio crónico, a su vez, aumenta los niveles sanguíneos de adiponectina mejora la sensibilidad a la insulina, sino que altera la composición corporal en sujetos obesos. En individuos normales, sin embargo, los niveles de adiponectina no se ven afectados, a pesar de los beneficios del ejercicio crónica de la composición corporal y la sensibilidad a la insulina.Resumo em Inglês: The aim of this review was to present and discuss the influence of exercise on blood concentrations of adiponectin and its association with insulin sensitivity. Studies conducted over the past 10 years showed that acute exercise of high intensity causes a decrease in blood adiponectin concentrations without changing insulin concentrations. However, acute exercise of moderate intensity does not alter the blood concentrations of adiponectin, though it improves insulin sensitivity. Chronic exercise, nevertheless, increases blood levels of adiponectin, improves insulin sensitivity but alters body composition in obese individuals. In normal weight individuals, however, the blood levels of adiponectin are not affected, despite the benefits of chronic exercise to body composition and insulin sensitivity. |
Resenhas Resenha do livro introdução à pedagogia das atividades circenses Miranda, Antonio Carlos Monteiro de Lopes, Beatriz Ruffo Lara, Larissa Michelle Resumo em Português: Esta resenha apresenta e analisa a obra Introdução à Pedagogia das Atividades Circenses, organizada por Marco Antonio Coelho Bortoleto, no sentido de elucidar sua temática, estruturação, princípios elementares do processo de ensino-aprendizagem e aspectos complementares para o professor e profissional de circo.Resumo em Espanhol: Esta reseña presenta y analiza la obra Introducción a la pedagogía de las actividades circenses, organizada por Marco Antonio Coelho Bortoleto, para dilucidar su estructuración, temática y principios elementales del proceso de enseñanza-aprendizaje y aspectos complementarios al circo profesional.Resumo em Inglês: This review presents and analyzes the work Introduction to the pedagogy of the circus activities, organized by Marco Antonio Coelho Bortoleto, to elucidate their thematic, structure and elementary principles of the teaching-learning process and complementary aspects to the teacher and professional circus. |