Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Volume: 36, Número: 2, Publicado: 2014
  • Fim de um projeto gráfico Editorial

    Bassani, Alexandre Fernandez Vaz Felipe Quintão de Almeida Jaison José
  • Efeitos do exercício físico aeróbio na composição corporal e perfil lipídico de adolescentes com excesso de peso Articles

    Silva, Diego Augusto Santos; Petroski, Edio Luiz; Pelegrini, Andreia

    Resumo em Português:

    Objetivou-se verificar o efeito de um programa de exercício físico aeróbio, sem intervenção nutricional, prescrito com índices de lactato sanguíneo, na composição corporal e no perfil lipídico de adolescentes com excesso de peso. Este estudo experimental de delineamento de grupos randomizados com testes pré e pós-tratamento foi formado por adolescentes com excesso de peso, divididos aleatoriamente em grupo experimental - GE e grupo controle - GC. A intervenção teve duração de 12 semanas. Após o período de intervenção, o GE diminuiu a dobra cutânea tricipital, o percentual de gordura corporal, a massa de gordura, e aumentou a massa livre de gordura e o perfil lipídico (HDL-c) (p<0,05). Estes achados podem, supostamente, diminuir o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares nos adolescentes com excesso de peso que fizeram exercício.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio evaluó el efecto de un programa de ejercicio aeróbico sin la intervención dietética, con los niveles prescritos de lactato en sangre en la composición corporal y el perfil lipídico en adolescentes con sobrepeso. Diseño experimental de este estudio de los grupos al azar con las pruebas antes y después del tratamiento se compone de los adolescentes que tienen exceso de peso, divididos al azar en grupos experimentales - EG y el grupo de control - CG. La intervención duró 12 semanas. Después del período de intervención, GE disminuyó el pliegue del tríceps, el porcentaje de masa corporal grasa, la grasa y el aumento de masa libre de grasa y perfil de lípidos (HDL-C) (p <0,05). Estos hallazgos supuestamente pueden reducir el riesgo de desarrollar enfermedad cardiovascular en adolescentes con sobrepeso que hicieron ejercicio.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to evaluate the effect of an aerobic physical exercise program without dietary intervention prescribed with blood lactate levels on body composition and lipid profile of overweight adolescents. A randomized study consisting of pre- and post-treatment tests was conducted on overweight adolescents who were randomly divided into an experimental group submitted to an aerobic exercise program and a control group. The exercise program lasted 12 weeks. After the intervention, a reduction in triceps skinfold thickness, percent body fat and fat mass and an increase in fat-free mass and lipid profile (HDL-c) were observed in the experimental group (p<0.05). These findings indicate a possible reduction in the risk of cardiovascular diseases in overweight adolescents who regularly exercise.
  • Detecção e seleção de talentos na ginástica artística feminina: a perspectiva dos técnicos brasileiros Artigos Originais

    Nunomura, Myrian; Oliveira, Mauricio dos Santos de

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir a detecção e a seleção de talentos na Ginástica Artística Feminina com enfoque para os aspectos que norteiam as condutas dos técnicos brasileiros. Entrevistamos 34 técnicos de 29 instituições distribuídas no Brasil. Observamos que os meios utilizados para detectar e selecionar os talentos na modalidade privilegiam a idade de ingresso, as características antropométricas e os testes físico-motores. Porém, sabemos que os determinantes do sucesso no esporte são multifatoriais e, por vezes, as avaliações transversais utilizadas não contemplam todos os fatores que contribuem para a obtenção de bons resultados no alto rendimento.

    Resumo em Espanhol:

    La investigación aspiró a presentar y discutir la detección y selección de talentos en Gimnasia Artística femenina centrándose en los aspectos que guían la conducta de los entrenadores brasileños. Hemos entrevistado a 34 entrenadores de 29 instituciones distribuidas en Brasil. Los resultados indican que los medios utilizados para detectar y seleccionar talentos priorizan la edad de ingreso, evaluaciones antropométricas y pruebas físico-motoras. Pero sabemos que los determinantes del éxito en el deporte son multifactoriales y, a veces, las evaluaciones transversales utilizadas no contemplan todos los factores que contribuyen a los buenos resultados en el alto rendimiento.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to present and discuss the talent detection and selection in Women's Artistic Gymnastics considering the aspects that guide these procedures in Brazil. We conducted a field based study and we interviewed 34 coaches from 29 institutions. We find out that the methods used to detect and select talents in Women's Artistic Gymnastics prioritize the initiation age of practice, the anthropometrics characteristics and the physical-motor tests. However, it is known that the determinant factors for success in sports are multifactorial and sometimes the transversal tests used in the assessment can't cover all aspects that have impact on the successful career at sport high level.
  • Análise do ângulo Q, durante o treinamento resistido, em cadeia cinemática aberta e cadeia cinemática fechada intermediária através de fotomiografia Articles

    Araujo, Ayslan Jorge Santos de; Silva Junior, Walderi Monteiro da

    Resumo em Português:

    Analisar o ângulo Q, durante o treinamento resistido no "Leg Press 45º" e na "Cadeira Extensora". 14 indivíduos do gênero feminino praticantes de treinamento resistido executaram um exercício em CCA e um em CCFI, variando de 0 a 90º de flexão onde eram registradas imagens frontais a cada 10º de amplitude. Através do SAPo v.068, foram medidos os Ângulos Q e com as médias por grupos, realizado um Teste t para amostras independentes com p<0,05. O ângulo Q, quando comparado em CCA e CCFI, alterou-se com o aumento da flexão do joelho, tanto para os joelhos normais quanto para os valgos, então é válida a combinação de exercícios em CCA e CCFI no fortalecimento muscular, tendo o devido cuidado com a tendência ao valgismo patológico determinada pelo ângulo Q.

    Resumo em Espanhol:

    Analizar el ángulo Q, durante el entrenamiento de resistencia en el "Leg Press 45°" y la "máquina de extensión de la pierna". 14 sujetos de sexo femenino realizó un ejercicio de entrenamiento de resistencia en CCA y una en CCCI, que van desde 0 a 90º frente a donde las imágenes se registraron cada 10 grados de amplitud. A través de SAPO v.068, ángulos Q fueron medidos y las medias por grupos, llevó a cabo un test t para muestras independientes con p <0,05. El ángulo Q, cuando comparado en CCA y CCCI, cambiado con el aumento de la flexión de rodilla de ambas rodillas en valgo y para las normales. Es válida una combinación de ejercicios en CCA y CCCI el fortalecimiento del músculo, teniendo el debido cuidado con la tendencia a valgus patológico determinada por el ángulo Q.

    Resumo em Inglês:

    To examine the Q angle, during the resistance training by "Leg Press 45" and the "extensor chair". 14 female subjects practitioners gym carried out exercises at OKC and ICKC, ranging from 0° to 90° of flexion, where images were recorded each 10°. Through SAPO v.068, the Q angles were measured; and conducted a T-test for independent samples with p<0.05. The resistance training should include muscle exercises in OKC and ICKC, with special attention to the last one, contradicting the view of some authors. The Q angle, when compared to OKC and ICKC, changed with the increase of bending the knee for both knees to normal as the valgus, validating the combination of exercises in OKC and ICKC in muscle strengthening, for possible trend to the pathologic valgus.
  • Desidratação e balanço hídrico em meia maratona Artigos Originais

    Costa, Herikson Araujo; Maia, Ednei Costa; Marques, Raphael Furtado; Frazão, Ayla Flávia Guimarães; Castro Filha, Jurema Gonçalves Lopes de; Navarro, Francisco; Oliveira Junior, Mario Norberto Sevilio de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de desidratação a partir do balanço hídrico e da Densidade da Urina (Du) em corredores de meia maratona. Participaram do estudo 18 indivíduos do sexo masculino. A ingesta hídrica foi "ad libitum" e realizou-se análise da Du no início e ao final da corrida, bem como medidas de pesagem e estatura. As condições ambientais (33,30 ± 5,30 ºC e 57,50 ± 13,60% de URA) foram registradas por meio de termo-higrômetro digital. Os indivíduos terminaram e começaram a prova desidratados, havendo uma diferença significativa no peso corporal (4,11%). Conclui-se que a ingesta hídrica "ad libitum" não foi suficiente para a manutenção do balanço hídrico.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del estudio fue evaluar el nivel de deshidratación por el balance hídrico y la densidad de la orina (Du) en corredores de media maratón. El incluyó 18 sujetos masculinos. La ingesta de líquidos fue "ad libitum" y se realizó análisis de Du al antes y al después de la carrera, así como mediciones de peso y altura. Las condiciones ambientales (33,30 ± 5,30°C y 57,50 ± 13,60% de HR) fueron registradas por termohigrómetro digital. Los individuos comenzaron y terminaron la carrera deshidratados, con una diferencia significativa en el peso corporal (4,11%). Se concluye que la ingesta de líquidos "ad libitum" no era suficiente para mantener el equilibrio hídrico.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to evaluate the degree of dehydration from the hydric balance and density of urine (Du) in half marathon runners. The study included 18 male subjects. The fluid intake was "ad libitum" and was held in Du analysis at the beginning and at the end of the race, as well as measurements of weight and height. Environmental conditions (33,30 ± 5,30 ºC and 57,50 ± 13,60% of URA) were recorded by digital hygrometer. The subjects began and finished the study dehydrated, and showed a significant difference in body weight (4,11%). We conclude that the fluid intake "ad libitum" was not sufficient to maintain hydric balance.
  • Respostas de lactato, esforço percebido, frequência cardíaca, triptofano, prolactina e ácidos graxos à série de natação na velocidade crítica Artigos Originais

    Franken, Marcos; Lima, Fabio Carlos Alves; Mazzola, Priscila Nicolao; Martins, Jocelito Bijoldo; Teixeira, Bruno Costa; Dutra Filho, Carlos Severo; Castro, Flávio Antônio de Souza

    Resumo em Português:

    O estudo avaliou, na intensidade de 100% da velocidade crítica (VC), o comportamento de concentração de lactato sanguíneo ([LA]), esforço percebido (EP), frequência cardíaca (FC), concentrações plasmáticas de triptofano [TRP], de prolactina ([PRL]) e de ácidos graxos livres ([AGL]). Catorze nadadores realizaram dois protocolos distintos: 1) repetições de 200 e 400 m, em máxima intensidade (V200 e V400) para a determinação da VC; 2) série VC (repetições de 400 m), com intervalos de 40 s. Os principais resultados foram: (1) [TRP] e [AGL] não apresentaram diferenças entre repouso e exaustão (p > 0,05); (2) aumento da [PRL], da [LA], da FC e do EP (p < 0,05) ao longo da série VC. Assim o aumento da [PRL] pode indicar manifestação de fadiga central na intensidade correspondente à VC.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio evaluó, en la intensidad del 100% de la velocidad crítica (CV), el comportamiento de la concentración de lactato en la sangre ([LA]), esfuerzo percibido (PE), frecuencia cardíaca (FC), concentración plasmática de triptófano [TRP], prolactina ([PRL]) y de ácidos grasos libres ([AGL]). Catorce nadadores realizaron dos protocolos: 1) repeticiones de 200 y 400 m en máxima intensidad (V200 y V400) para la determinación de la CV, 2) serie VC (repeticiones de 400 m), con intervalos de 40 s. Los principales resultados fueron: (1) [TRP] y [FFA] no fueran diferentes entre el descanso y el agotamiento (p> 0,05), (2) mayores [PRL], [LA], FC y EP (p <0,05) a lo largo de la serie VC. Por lo tanto, el aumento de [PRL] pude indicar manifestación de fatiga central en la intensidad correspondiente a la VC.

    Resumo em Inglês:

    The study assessed, at the intensity of 100% of the critical speed (CS), the behavior of blood lactate concentration ([La]), rating of perceived exertion (RPE), heart rate (HR), plasma concentrations of tryptophan [TRP] of prolactin ([PRL]) and free fatty acids ([FFA]). Fourteen swimmers performed two protocols: 1) trials of 200 and 400 m at maximum intensity (V200 and V400) for the CS, 2) CS series (trials of 400 m), and rest intervals of 40 s. The main results were: (1) [TRP] and [FFA] did not differ between rest and exhaustion (p> 0.05), (2) increased [PRL], the [La], HR and RPE (p <0.05) throughout the series CS. Thus the increase in [PRL] may indicate manifestation of central fatigue in intensity corresponding to the CS.
  • Atividades motoras aquáticas na coordenação corporal de adolescentes com deficiência intelectual Artigos Originais

    Rodrigues, Marilia Naves; Lima, Solange Rodovalho

    Resumo em Português:

    Estudo de caso do tipo antes e depois analisou a contribuição de um programa de atividades motoras em meio aquático na coordenação corporal de adolescentes com deficiência intelectual, com idade entre doze e quinze anos, que durante quatro meses participaram de atividades em meio aquático. Antes, durante e após a intervenção, a coordenação corporal deles foi avaliada com o teste KTK. A análise estatística foi por meio do teste não paramétrico de Wilcoxon e software minitab 16. Houve melhora nas quatro tarefas do teste, mas sem evolução estatisticamente significativa na coordenação corporal geral, pois o quociente motor total de cada adolescente ficou muito abaixo do esperado para a idade cronológica, mesmo assim, a vivência contribuiu com a coordenação corporal dos participantes.

    Resumo em Espanhol:

    Caso tipo de estudio antes y después de analizar la contribución de un programa de actividades de motor en el órgano de coordinación acuático para los adolescentes con discapacidad intelectual, con edades comprendidas entre los doce y quince años, cuatro meses participaron en las actividades en el agua. Antes, durante y después de la intervención se evaluó su coordinación corporal con la prueba KTK. El análisis estadístico se realizó mediante la prueba no paramétrica de Wilcoxon y el software Minitab 16. Hubo una mejora en las cuatro tareas de la prueba, pero no hay cambios estadísticamente significativos en la coordinación general del cuerpo como el cociente total de motor de cada adolescente fue mucho menor de lo esperado para su edad cronológica, sin embargo, la experiencia ha contribuido al órgano de coordinación de los participantes.

    Resumo em Inglês:

    Case study type before and after analyzed the contribution of a motor activities program on aquatic coordinating body for adolescents with intellectual disabilities, aged between twelve and fifteen, four months participated in activities in water. Before, during and after the intervention their body coordination was assessed with the KTK test. Statistical analysis was by means of the nonparametric Wilcoxon and software minitab 16. There was improvement in the four tasks of the test, but no statistically significant changes in general body coordination as the total motor quotient of each adolescent was much lower than expected for their chronological age, yet the experience contributed to the coordination body of participants.
  • Iniciação esportiva, tempo de prática e desenvolvimento de judocas olímpicos brasileiros Artigos Originais

    Massa, Marcelo; Uezu, Rudney; Pacharoni, Rafael; Böhme, Maria Tereza Silveira

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi analisar a idade de iniciação esportiva, o processo de iniciação na modalidade judô, e o tempo de prática de judocas olímpicos brasileiros. Foi utilizada uma amostra de seis judocas, pertencentes à seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Atenas, 2004. A pesquisa utilizou como instrumento uma entrevista composta por duas perguntas abertas. Os discursos indicaram que o início precoce do treinamento é um dos fatores mais relevantes para a aquisição de um alto nível de desempenho posterior, ao tempo que a idade média de iniciação na modalidade ocorreu por volta dos 6,2±1,3 anos. Não só o apoio familiar, associado a um microssistema de desenvolvimento de atletas, forma um ambiente capaz de gerar judocas de nível internacional.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue analisar la edad de iniciación deportiva, el proceso de iniciación en la modalidad judo, y el tiempo de practica de los luchadores olímpicos brasileños. Fue utilizada una muestra de 6 luchadores de la selección brasileña de los Juegos Olímpicos de Atenas, 2004. La pesquisa utilizó como herramienta una entrevista compuesta por 2 preguntas abiertas. Los discursos indicaron que la iniciación temprana del entrenamiento es uno de los factores más relevantes para la adquisición de un alto nivel de desempeño posterior, al tiempo que la edad mediana de la iniciación en la modalidad ocurrió por vuelta de los 6,2±1,3 años. Además, el apoyo familiar, asociado a un microsistema de desarrollo de los atletas forman un ambiente capaz de generar atletas.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to analyze the age of sports initiation, the initiation process in judo and practice time of Brazilian judo Olympic players. For this, we used a sample of 6 judokas belonging to the Brazilian team at the Olympic Games of Athens 2004. The research used an interview tool that consists in 2 open questions. The speeches indicated that early training is one of the most relevant factors for the acquisition of a high level of performance subsequent to the time that the average age of initiation into the sport occurred at around 6.2 ± 1.3 years. Family support combined with a microsystem development of athletes, form an environment capable of generating international level judo athletes.
  • Representações sociais de adolescentes sobre ser saudável Artigos Originais

    Silva, Antonio Carlos Santos da; Sales, Zenilda Nogueira; Moreira, Ramon Missias; Boery, Eduardo Nagib; Santos, Washington da Silva; Teixeira, Jules Ramon Brito

    Resumo em Português:

    Esse estudo objetivou apreender o conteúdo representacional do ser saudável segundo a ótica de adolescentes. Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, ancorada na abordagem dimensional da Teoria das Representações Sociais. Participaram da entrevista semiestruturada 24 adolescentes, sendo, posteriormente, aplicada a técnica de análise de conteúdo. Na construção do ser saudável, nas representações dos adolescentes, se integram multidimensões da vida humana, relacionadas e condicionadas por determinantes de ordem político-social, cultural e econômica, explicitadas por necessidade de saúde que envolve alimentação, prática de atividade física, cuidados com a saúde, dentre outros.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo comprender el contenido representacional de una vida saludable desde el punto de vista de los adolescentes. Enfoque cualitativo, exploratorio y descriptivo dimensional anclado en la Teoría de las Representaciones Sociales. Participó en la entrevista semiestructurada 24 adolescentes, y posteriormente se aplicó la técnica de análisis de contenido. En construcción del ser saludable, las representaciones de los adolescentes, integrar las múltiples dimensiones de la vida humana, y los determinantes relacionados, condicionada por necesidad política, social, cultural y económico para la salud que implica explícito dieta, la actividad física, el cuidado salud, entre otros.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to grasp the representational content of being healthy according to the point of view of teenagers. A qualitative, descriptive and exploratory research with dimensional approach anchored in the Theory of Social Representations was conducted. A semi-structured interview was made with 24 teenagers, and for the results it was applied the technique of content analysis. According to the teenagers interviewed, multiple dimensions of human life are integrated for building the "being healthy" which are related and conditioned by political, social, cultural and economic determinants linked specifically to health needs, which involves diet, physical activity, health care, among others.
  • Educação Física no Chile: análise crítica da documentação ministerial Artigos Originais

    Doña, Alberto Moreno; Jiménez, Rodrigo Gamboa; Gálvez, Carolina Poblete

    Resumo em Português:

    Estudo de análise crítica da documentação ministerial, formal e oficial, da educação física chilena. Neste trabalho, consideramos um total de 25 documentos que abrangem o ensino fundamental e médio. Ao analisar o conteúdo de caráter indutivo, onde temos caracterizado a Educação Física chilena como um assunto do currículo escolar, cuja finalidade mais importante consiste em ensinar a movimentar-se melhor, isso sob uma abordagem biomédica do conceito de saúde e uma ênfase exagerada no ensino dos esportes. Tudo isso acompanhado de uma tentativa superficial para construir uma educação física crítica que atenda as desigualdades sociais no país.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio de análisis crítico sobre la documentación ministerial, formal y oficial, sobre la Educación Física chilena. En dicho trabajo hemos considerado un total de 25 documentos que abarcan tanto la educación básica como media. Mediante el análisis de contenido de carácter inductivo hemos caracterizado la Educación Física chilena como una asignatura del currículum escolar cuya finalidad más importante consiste en enseñar a moverse mejor, ello bajo un enfoque biomédico del concepto de salud y un excesivo énfasis en la enseñanza de los deportes. Y todo esto acompañado de un intento superficial por construir una educación física crítica que atienda a las desigualdades sociales presentes en el país.

    Resumo em Inglês:

    Critical analysis study about official, formal and ministerial documentation related to physical education in Chile. In this study, 25 documents have been taken into account (primary and secondary education). Via an inductive content analysis, we describe Chilean physical education as a subject, in the school curriculum, mainly focused on trying to teach children to have better movements, following a biomedical approach and an excessive emphasis on teaching sports. This is done with a superficial attempt to build a critical physical education that addresses the social inequalities in the country.
  • A sociologia configuracional de Norbert Elias - potencialidades e contribuições para o estudo do esporte Artigos Originais

    Souza, Juliano de; Starepravo, Fernando Augusto; Marchi Júnior, Wanderley

    Resumo em Português:

    Neste artigo procuramos avaliar algumas contribuições bem como potencialidades teórico-metodológicas da abordagem sociológica de Norbert Elias no que diz respeito à delimitação do esporte como objeto relevante de pesquisa, e que pode nos ajudar a entender um pouco mais sobre o comportamento dos seres humanos em termos do redirecionamento da economia emocional que tem preponderado em sociedades mais diferenciadas como as nossas de hoje. Na primeira parte do texto procuramos apresentar em linhas bastante gerais, de que maneira o esporte veio a ser concebido por Elias como um problema sociológico. Já na segunda parte, temos por principal intuito argumentar que alguns aspectos da abordagem eliasiana criticados por Dias (2010), em texto publicado nesse mesmo periódico, ao invés de se constituírem como reservas para uma adequada tematização do fenômeno esportivo, tratam-se, outrossim, das principais contribuições do modelo de Elias para o estudo sociológico do esporte.

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo se evalúa algunas de las contribuciones, así como las potencialidades teóricas y metodológicas de la sociología de Norbert Elias sobre la delimitación del deporte como relevante objeto de investigación que pueden ayudarnos a entender más sobre el comportamiento humano en términos de reorientación de la economía emocional que tiene mayor prevalencia en las diferentes sociedades como la nuestra hoy. En el primer apartado, se presentan las líneas muy generales de cómo el deporte llegó a ser concebido por Elias como un problema sociológico. En la segunda parte, tenemos como objetivo principal argumentar que algunos aspectos del enfoque de Elias criticado por Dias (2010), en un texto publicado en esa misma revista, en lugar de las reservas para constituir un problematización adecuada del fenómeno deportivo, se trata, del mismo modo, las principales aportaciones del modelo de Elías para el estudio sociológico del deporte.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we evaluate some contributions as well as theoretical and methodological potentialities of Norbert Elias' sociology approach. We emphasize his concern about the delimitation of sports as a relevant object of research that can help us to have a better understanding about human behavior. Specifically, the human behavior is understood in terms of emotional economy redirection that has more prevalence in different societies, such as ours nowadays. In the first section, we present very general lines of how the sport came to be conceived by Elias as a sociological problem. In the second part, we have a main purpose to argue that some aspects of the Eliasian approach criticized by Dias (2010), in a text published in this journal, rather than as reserves to constitute an adequate theme of the sport phenomenon, these are, likewise, the main contributions of the model of Elias to the sociological study of sport.
  • Percepção sobre o legado dos megaeventos esportivos no Brasil: o caso da Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016 Artigos Originais

    Ribeiro, Carlos Henrique de Vasconcellos; Soares, Antonio Jorge Gonçalves; Dacosta, Lamartine Pereira

    Resumo em Português:

    O Brasil irá sediar dois dos mais importantes eventos esportivos mundiais, a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos RIO 2016. O objetivo desta pesquisa é verificar a percepção dos profissionais de educação física da cidade do Rio de Janeiro sobre o legado que estes megaeventos podem trazer para suas vidas tanto em termos de desenvolvimento profissional quanto em questões relacionadas ao seu cotidiano. Em nossa discussão de resultados levantamos tópicos sobre os impactos e expectativas sobre os megaeventos no mercado de trabalho para estes professores, valorização profissional, prática e aumento do interesse esportivo, legado social e suas sugestões para o sucesso destes eventos.

    Resumo em Espanhol:

    Brasil será sede de los dos más importantes eventos deportivos del mundo, la Copa del Mundo de la FIFA 2014 y los Juegos Olímpicos Rio 2016. El objetivo de esta investigación es verificar la percepción de los profesionales de Educación Física de la ciudad de Río de Janeiro sobre el resultado que estos mega eventos pueden traer para sus vidas, tanto en términos de desarrollo profesional como en cuestiones relacionadas a su vida cotidiana. En nuestros resultados levantamos puntos sobre los impactos e expectativas sobre los mega eventos en el mercado de trabajo para estos profesionales, valorización profesional, práctica e aumentos de interés deportivo, resultado social y sus sugerencias para el éxito de estos eventos.

    Resumo em Inglês:

    Brazil is about to host two of the most important world sport events, the FIFA World Cup 2014 and the Olympic Games Rio 2016. The purpose of this research is to observe the perceptions of physical education professionals from Rio de Janeiro in regard to the legacy these mega events may bring to their lives in terms of professional development as well as in questions related to their routine. In our discussion about the results we raise topics about the impact and expectations of these mega events in the job market to these teachers, professional valorization, practice, and raise interest in sport, social legacy and suggestions to the success of these events.
  • Educação Física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar Artigos Originais

    Mello, André da Silva; Santos, Wagner dos; Klippel, Marcos Vinicius; Rosa, Amanda De Pianti; Votre, Sebastião Josué

    Resumo em Português:

    Analisa os desafios e as possibilidades da intervenção pedagógica de dois professores de Educação Física na etapa inicial da Educação Infantil (seis meses a três anos) em dois Centros Municipais de Educação de Vitória (CMEIs). Adota os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico e utiliza como fontes as narrativas dos professores e das estagiárias,2 que foram sistematizadas em portfólios. A análise dos dados indica que os desafios da intervenção estão relacionados com as especificidades do comportamento infantil e com as rotinas estabelecidas nos CMEIs. Quanto às possibilidades de ensino, sobressaem práticas pedagógicas que concebem a criança como "sujeito de direitos" e a centralidade da brincadeira e do jogo na prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil.

    Resumo em Espanhol:

    Se analizan los desafíos y las posibilidades de intervención de dos profesores de Educación Física en la etapa inicial de la Educación Infantil (de seis meses a tres años) en dos Centros Municipales de Educación de Vitória (CMEIs). Aprueba los Estudios con el Cotidiano como presupuesto teórico-metodológico y utiliza como fuentes los relatos de los profesores y de las alumnas pasantes, que han sido sistematizados en portfólios. Análisis de los datos indican que los desafíos para la intervención están relacionados con los aspectos específicos del comportamiento infantil y con las rutinas establecidas en CMEIs. Con respecto a las posibilidades de la enseñanza, se destacan las prácticas pedagógicas que conciben a los niños como "sujeto de derechos" y la centralidad del juego como estrategia metodológica.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzed the challenges and possibilities of the intervention of two Physical Education teachers in the early stages of childhood education (six months to three years old) in two "Centros Municipais de Educação de Vitória" (CMEIs). It adopts the study of everyday life as theoretical and methodological assumption and uses as source the professors/trainees narratives, which were systematized on portfolios. The sources indicate that the challenges for the intervention are related with childhood behavior specificities, which were revealed on the process of pedagogic intervention, as well as the applied routines on CMEIs. As to the possibilities, there emerged pedagogical practices which conceive the child as a "subject of rights", and the game centrality as methodological strategy.
  • A beleza feminina como poder: desvendando outros sentidos para a construção estética de si Artigos Originais

    Teixeira, Fábio Luís Santos; Freitas, Clara Maria Silvestre Monteiro De; Caminha, Iraquitan De Oliveira

    Resumo em Português:

    Procuramos desvelar os sentidos bioascéticos na construção da beleza corporal feminina e as compreensões de poder inerentes a eles. A pesquisa foi realizada em seis academias de ginástica da cidade do Recife com 30 mulheres praticantes de exercício físico. As entrevistas foram realizadas individualmente através de um roteiro composto por imagens. A técnica de análise de discurso seguiu a linha arqueológica foucaultiana. Identificamos três principais sentidos bioascéticos: beleza como segurança ontológica, como distinção social e como forma de anabolizar a vida. Para as entrevistadas a produção da beleza representa dominação nas relações sociais e construção de sentido de vida autônoma. Conclui-se que "anabolizar a vida" representa uma configuração existencial peculiar da cultura somática.

    Resumo em Espanhol:

    Tratamos de descubrir los significados bioascéticos en la construcción de la belleza física y la comprensión femenina de poder inherente a ellos. La encuesta fue realizada en seis gimnasios de la ciudad de Recife con 30 mujeres. Las entrevistas fueron realizadas individualmente por un guión compuesto por imágenes. La técnica de análisis ha seguido la línea arqueológica foucaultiana. La producción de la belleza representa la dominación en las relaciones sociales y la construcción de un sentido de la vida autónoma. Se concluye que "la vida anabolizada" representa una configuración existencial peculiar de la cultura somática.

    Resumo em Inglês:

    We seek to discover women's understandings on construction of physical beauty and the concepts of power inherent in this process. The survey was conducted in six gym clubs in the city of Recife with 30 exercising women. The interviews were conducted individually using a script composed by images. We identified three bioascetic main senses: beauty as ontological security, as social distinction and as autonomy of the self. The production of beauty represents domination in social relations and a way of building a sense of autonomous life. It is concluded that to live "life in steroids" is setting a new peculiar way of existence in somatic culture.
  • Quando "rola a bola": reflexões sobre as práticas futebolísticas e a forma escolar nas aulas de Educação Física Artigos Originais

    Faria, Eliene Lopes

    Resumo em Português:

    Este ensaio aborda aprendizagens do e no futebol nas aulas de Educação Física. Elaborado a partir de uma etnografia das práticas futebolísticas de jovens em um bairro de Belo Horizonte (estudo que desvelou que a aprendizagem do futebol se dá por meio do engajamento dos praticantes na prática cotidiana e que ela independe das relações pedagógicas mestre/aprendiz), o texto aborda pontualmente a penetração da "forma escolar" (VINCENT; LAHIRE; THIN, 2001) nas práticas futebolísticas na escola. A escassez de intervenções pedagógicas nas práticas futebolísticas nas aulas não impede o diálogo entre diferentes modos de aprender no cotidiano escolar. No futebol em diálogo com forma escolar, mais do que aprender o jogo, o que está em questão é a "educação" dos jovens a partir do esporte.

    Resumo em Espanhol:

    Este ensayo aborda aprendizajes del y en el fútbol en las clases de Educación Física. Elaborado a partir de una etnografía de las prácticas futbolísticas de jóvenes en un barrio de Belo Horizonte (estudio que desveló que el aprendizaje del fútbol se da por medio del encajamiento de los practicantes en la práctica cotidiana y que ella independe de las relaciones pedagógicas maestre/aprendiz) el texto aborda puntualmente la penetración de la "forma escolar" (VINCENT, LAHIRE, THIN, 2001) en las prácticas futbolísticas en la escuela. La escasez de intervenciones pedagógicas en las prácticas futbolísticas en las clases no impide el diálogo entre diferentes modos de aprender en el cotidiano escolar. En el fútbol en diálogo con forma escolar, más de que aprender o juego lo que está en cuestión es la "educación" de los jóvenes a partir del deporte.

    Resumo em Inglês:

    This essay focuses on learning soccer in physical education classes. Elaborated from an ethnographic study of football practice of young people in a neighborhood of Belo Horizonte (study unveiled that soccer's learning is through the engagement of practitioners in everyday practice and that it is independent of the pedagogical relations master / apprentice) the text approaches penetration of "school form" (VINCENT, LAHIRE, THIN, 2001) in soccer in school. The scarcity of educational interventions in football practices in the classroom does not hinder the dialogue between different modes of learning in school environments. In soccer in dialogue with school form, more than learning the game, what is at issue is the "education" of young people in the sport.
  • Esporte e política em Invictus, de Clint Eastwood Artigos Originais

    Dias, Cleber

    Resumo em Português:

    O uso político do esporte na África do Sul é reconhecido como um dos mais bem sucedidos. O filme Invictus, de Clint Eastwood, explorou o assunto, narrando ficcionalmente os esforços do governo Mandela (1994-1999) para promover a reconciliação racial através da Copa do Mundo de Rúgbi, realizada em 1995. Este trabalho o toma como objeto de análise, refletindo, a um só tempo, sobre as circunstâncias ao qual a obra se remete e sobre o contexto no qual ela foi produzida. O filme, então, é apontado como uma alegoria sobre os problemas norte-americanos, especialmente aqueles relacionados à imigração e ao multiculturalismo.

    Resumo em Espanhol:

    El uso político del deporte en Sudáfrica es reconocido como uno de los más exitosos. La película Invictus, de Clint Eastwood, exploró el tema, narrando ficticiamente esfuerzos del gobierno de Mandela (1994-1999) para promover la reconciliación racial a través de la Copa del Mundo de Rugby, en 1995. Este trabajo toma la película como objeto de análisis, a fin de reflejar, al mismo tiempo, sobre las circunstancias a las que se hace referencia y el contexto en el que ella fue producida. La película, entonces, se promociona como una alegoría sobre los problemas de los Estados Unidos, especialmente los relacionados con la inmigración y el multiculturalismo.

    Resumo em Inglês:

    The political use of sport in South Africa during apartheid is recognized as one of the most successful. Recently, the film Invictus, by Clint Eastwood, explores these circumstances, telling the way in which Mandela's government did a policy of racial reconciliation during the Rugby World Cup, in the 1995. The objective of this work is to analyze this film, reflecting, at some time, about the historical circumstances of South Africa and the relationship of the film with the American cultural context. The film seems an allegory to talk about political problems of United States, specially the immigration and multiculturalism.
  • Contribuições do legado freireano para o currículo da Educação Física Artigos Originais

    Françoso, Saulo; Neira, Marcos Garcia

    Resumo em Português:

    O presente artigo incita o debate em torno do campo curricular da Educação Física a partir de algumas das categorias centrais da obra de Paulo Freire, quais sejam: educação problematizadora, diálogo, conscientização, invasão cultural, rigorosidade metódica e cultura popular. Para tanto, extrai dos seus escritos elementos que possam inspirar uma reflexão sobre a organização da tarefa educacional, articulando-os a estratégias para a construção de uma prática político-pedagógica engajada nos pressupostos críticos. Procurando situar o legado freireano no emaranhado das relações que envolvem a cultura corporal, defende uma pedagogia culturalmente orientada que se caracteriza pelo respeito e valorização dos saberes e experiências dos estudantes, direcionando seus esforços na desconstrução das narrativas dominantes que justificam qualquer forma de discriminação social.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se fomenta el debate en torno al campo del curriculum de educación física, de algunas de las categorías centrales de la obra de Paulo Freire, son ellas: educación problematizada, el diálogo, la conciencia, la invasión cultural, rigor metodológico y la cultura popular. Para tal fin, retiramos de sus escritos los elementos que pueden inspirar una reflexión sobre la organización de la tarea educativa y su vinculación a las estrategias para la construcción de una práctica político-pedagógica dedicada a los supuestos críticos. Buscando situar el legado de Freire en las relaciones que implican la cultura física, caracterizado por el respeto y la valoración de conocimientos y experiencias de los estudiantes, orientando sus esfuerzos para deconstruir las narrativas dominantes que justifican cualquier forma de discriminación social.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to encourage the debate around the field of Physical Education curriculum, from some of the central categories of Paulo Freire's work. These are: problem-based education, dialogue, awareness, cultural invasion, methodical rigor and popular culture. To this end, elements from the author's writings were extracted, which can inspire a reflection on the organization of the educational task, linking them to strategies for building a political-pedagogical practice engaged in the critical assumptions. Looking forward to placing Freire's legacy in the tangle of relationships involving physical culture, it supports a culturally oriented pedagogy which is characterized by respect and appreciation of knowledge and experiences of students, directing their efforts to deconstruct the dominant narratives that justify any form of social discrimination.
  • A educação física e o funâmbulo: entre a arte circense e a ciência (século XIX e início do século XX) Artigos Originais

    Hauffe, Mirian Kormann; Góis Junior, Edivaldo

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo investigar a separação entre atividades circenses e a Educação Física, mais especificamente, a ginástica no século XIX e início do século XX. Para isto, foi realizada uma pesquisa histórica que buscou explicações e dados empíricos sobre esta relação. As fontes foram caracterizadas por textos de personagens históricas identificadas como teóricos da Educação Física no período. Os documentos foram analisados tendo como centro a mentalidade dos professores sobre os critérios para a organização de uma ginástica científica. Concluiu-se que a associação entre Educação Física e as ciências naturais identificou a ginástica como meio científico de educação do corpo. Nessa delimitação, as artes circenses eram criticadas e excluídas.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo investigar la separación de las actividades del circo y la Educación Física, más concretamente, la gimnasia, en el siglo XIX y principios del siglo XX. Para esto, se realizó una investigación que buscaba explicaciones históricas y datos sobre esta relación. Las fuentes se caracterizan por textos de personajes históricos identificados como los teóricos de la Educación Física en el período. Se examinó los ficheros centrados en la mentalidad de los profesores sobre los criterios para la organización de un ejercicio científico. Se concluyó que la asociación entre la Educación Física y ciencias naturales identifica la gimnasia como la educación científica del cuerpo. En esta definición, las artes del circo fueron criticadas y excluidas.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to investigate the separation of circus activities and Physical Education, more specifically, the gymnastic, in the 19th century and early 20th century. For this, it was conducted a historical research which found explanations and data of this relationship. The sources were characterized by texts of historical persons identified as theorists of Physical Education in the period. The study examined the files centered in the thoughts of the teachers on the criteria for the organization of a scientific gymnastic. It concluded that the association between Physical Education and natural sciences identified the gymnastic as the scientific education of the body. In this definition, circus arts were criticized and excluded.
  • Os três pontos de entrada da economia política no futebol Artigos Originais

    Santos, Anderson David Gomes dos

    Resumo em Português:

    O intuito deste artigo é analisar o futebol com base nos três pontos de entrada estabelecidos por Mosco (2009) como partes que constituem um marco teórico-metodológico para estudos sobre a economia política global: mercantilização, espacialização e estruturação. A partir destas entradas, que permitem um reconhecimento da dependência dos fatores particulares do tempo-espaço e histórico-situacional em funcionamento na realidade social e, consequentemente, nas formações sociais concretas, objetiva-se aqui analisar o desenvolvimento do futebol enquanto esporte com grande recepção mundial, com a devida importância para a Indústria Cultural como uma das principais colaboradoras neste processo.

    Resumo em Espanhol:

    El propósito de este trabajo es analizar el fútbol basado en los tres puntos de entrada establecidos por Mosco (2009) como partes constituyentes de un marco teórico-metodológico para el estudio de la economía política global: mercantilización, espacialización y estructuración. A partir de estas entradas, que permiten un reconocimiento de la dependencia de factores particulares del espacio-tiempo, históricos y situacionales funcionamiento en la realidad social y, en consecuencia, en las formaciones sociales concretas, tiene como objetivo analizar el desarrollo del fútbol como un deporte con gran acogida en el mundo, con el debido respeto para la industria cultural como un colaborador importante en este proceso.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to analyze soccer based on the three entry points established by Mosco (2009) as constituent parts of a theoretical-methodological framework for studies on the global political economy: commodification, spatialization and structuration. From these inputs, which allow a recognition of dependence on particular factors of space-time and historical and situational functioning in social reality and, consequently, in the concrete social formations, aims at analyzing the development of soccer as a sport with great reception world, with due regard to the Cultural Industry as one of the major contributors in this process.
  • Treinamento mental no tênis: revisão sistemática da literatura Artigos De Revisão

    Godtsfriedt, Jonas; Andrade, Alexandro; Vasconcellos, Diego Itibere Cunha

    Resumo em Português:

    Treinamento mental é uma forma de simulação. O artigo tem objetivo de analisar, na literatura, os efeitos do treinamento mental na performance de tenistas. Utilizou-se as bases de dados LILACS, MEDLINE e SciELO. Para a obtenção dos estudos foram usados os descritores de assunto: tênis; atenção e imaginação. Foram incluídos estudos empíricos e revisões da literatura em língua portuguesa e inglesa. A partir da pesquisa efetuada encontrou-se um total de 2408 artigos. Ao final da seleção 9 estudos atendiam os critérios aplicados. Os estudos revisados apontam que o treinamento mental tem um efeito importante no desempenho dos tenistas.

    Resumo em Espanhol:

    El entrenamiento mental es una forma de simulación. El artículo tuvo como objetivo revisar en la literatura los efectos del entrenamiento mental en el rendimiento de los jugadores de tenis. Se utilizó la base de datos LILACS, MEDLINE y SciELO. Para obtener los estudios utilizó los descriptores de asunto: tenis, atención y imaginación. Se incluyeron los estudios empíricos y revisiones de la literatura en Inglés y Portugués. De la encuesta realizada encontró un total de 2408 artículos. Al final 9 estudios cumplieron los criterios de selección. Los estudios revisados indican que el entrenamiento mental tiene un efecto importante sobre el rendimiento.

    Resumo em Inglês:

    Mental training is a form of simulation. This article aimed to review the literature about the effects of mental training in the performance of tennis players. We used databases LILACS, MEDLINE and SciELO. To obtain the studies it was used the subject descriptors: tennis; attention and imagination. We included empirical studies and literature reviews in English and Portuguese. From the survey conducted it was found a total of 2408 articles. At the end 9 studies met the selection criteria applied. The reviewed studies indicate that mental training has an important effect on the performance of tennis players
  • Uma visão integrada do modelo teaching games for understanding: adequando os estilos de ensino e questionamento à realidade da educação física Artigos De Revisão

    Clemente, Filipe Manuel

    Resumo em Português:

    O modelo Teaching Games for Understanding (TGfU) reveste-se de importância na atualidade, afigurando-se como um modelo de ensino com potencialidades evidentes para o desenvolvimento integral dos alunos. No entanto, o investimento recente da investigação tem se centrado no desenvolvimento das formas de jogo e na teorização da sua aplicação sendo que fatores complementares do modelo, tais como, os estilos de ensino adotados e o tipo de questionamento apresentam menor desenvolvimento teórico. Nesse sentido, o presente trabalho propõe-se a analisar a relevância dos estilos de ensino e do questionamento como ferramentas pedagógicas que conferem real valor pedagógico ao modelo de ensino.

    Resumo em Espanhol:

    Los Teaching Games for Understanding (TGfU) son de importancia en la actualidad y se presentan como un modelo de enseñanza con un potencial evidente para el pleno desarrollo de los estudiantes. Sin embargo, la reciente investigación se ha centrado en el desarrollo de las formas de juego y su aplicación y que los factores adicionales en el modelo, tales como los estilos de enseñanza adoptados y el tipo de pregunta son menos desarrollados teóricamente. En consecuencia, este documento se propone examinar la pertinencia de la enseñanza de estilos y el cuestionamiento como herramientas pedagógicas que proporcionan un valor real a los modelos de enseñanza.

    Resumo em Inglês:

    The Teaching Games for Understanding (TGfU) is an important model for the physical education teaching in actuality, presenting obvious potentialities for the students' development. However, the recent investment of research has focused on the games development or theory development and, because of this, additional factors of the model, such as the teaching styles or the type of question made by the teachers have received less theoretical development until now. Therefore, this paper proposes to examine the relevance of the teaching styles and questioning as pedagogical tools that provide real educational value to the TGfU.
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com