Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Volume: 37, Issue: 3, Published: 2015
  • SciELO Brazil criteria and the new challenges of publishing scientific journals Editorial

    Vaz, Alexandre Fernandez; Almeida, Felipe Quintão de; Bassani, Jaison José
  • Reproducibility of the performance in running events of 5 and 10 km in running track Artigos Originais

    Machado, Fabiana Andrade; Kravchychyn, Ana Claudia Pelissari; Peserico, Cecília Segabinazi; Silva, Danilo Fernandes da; Mezzaroba, Paulo Victor

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Examinou-se a reprodutibilidade do desempenho em provas de corrida de 5 e 10 km em pista de atletismo. Trinta e um corredores recreacionistas, do gênero masculino, fizeram duas provas de 5 e duas de 10 km em uma pista oficial de atletismo. Não houve diferença significativa entre os testes-retestes para ambas as provas com o uso do teste t pareado (p > 0,05). Os coeficientes de correlação intraclasse e de variação foram de 0,94/3,44% (5 km) e de 0,97/2,43% (10 km), respectivamente. A reprodutibilidade de ambas as provas em pista de atletismo foi semelhante às reprodutibilidades reportadas na literatura para testes em laboratório. Além disso, a prova de 10 km se mostrou mais reprodutível do que a prova de 5 km para a amostra estudada e necessitou de aproximadamente metade da amostra necessária para se detectarem aumentos significativos durante teste-reteste em provas de 5 km.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Hemos examinado la reproducibilidad del desempeño en pruebas de carrera de 5 y 10 km en pista de atletismo. Treinta y un corredores recreativos, género masculino, realizaron dos pruebas de 5 y dos de 10 km en una pista oficial de atletismo. No hubo diferencia significativa en el tiempo test-retest entre ambas pruebas mediante la prueba de t para muestras apareadas (P > 0,05). Los coeficientes de correlación intraclase y de variación fueron de 0,94/3,44% (5 km) y 0,97/2,43% (10 km), respectivamente. Se encontró que la reproducibilidad de las dos pruebas de carrera en pista de atletismo fue similar a la descrita en la literatura para pruebas de laboratorio. Además, la prueba de 10 km fue más reproducible que la prueba de 5 km para la muestra estudiada, lo que requiere aproximadamente la mitad de la muestra necesaria para detectar un aumento significativo en test-retest en pruebas de 5 km.

    Abstract in English:

    Abstract We examined the reproducibility of performance in running events of 5 and 10 km in running track. Thirty-one recreational, male, runners performed two tests of 5 and two tests of 10 km in an official running track. There was no significant difference in time between the test-retest for both tests using the paired t test (P > 0.05). The intraclass coefficient of correlation and the coefficient of variation were 0.94/3.44% (5 km) and 0.97/2.43% (10 km), respectively. The reproducibility of both running events in running track was similar to that reported in the literature for laboratory tests. In addition, the 10 km test was more reproducible than the 5 km test for this studied sample, requiring approximately half the sample needed to detect significant increases during test-retest in running events of 5 km.
  • Perceived facilitators and barriers to physical activity for people with motor disabilities Artigos Originais

    Seron, Bruna Barboza; Arruda, Gustavo Aires de; Greguol, Márcia

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo deste estudo foi identificar as principais barreiras e os principais facilitadores percebidos para a prática de atividade física por pessoas com deficiência motora na cidade de Londrina/PR. Participaram 43 pessoas com deficiência motora (11 mulheres e 32 homens) com 39,9 (± 13,4) anos. Os participantes responderam a questionários sobre barreiras e facilitadores percebidos para a prática de atividade física, nos quais foram listados fatores ambientais, sociais e pessoais. O apoio da família e de amigos e o comportamento do profissional responsável pela prática foram os principais facilitadores encontrados. Enquanto que as principais barreiras foram as limitações físicas e a falta de programas específicos.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El objetivo de este estudio fue identificar las principales barreras percibidas y facilitadores de la actividad física para personas con discapacidad motora en la ciudad de Londrina/PR. El estudio incluyó a 43 personas con discapacidad motora (11 mujeres y 32 hombres) con edades 39,9 (± 13,4) años, quienes respondieron un cuestionario acerca de las barreras y facilitadores de la actividad física. El apoyo de la familia y los amigos, y el comportamiento profesional responsable fueron los principales facilitadores encontrados. Mientras que las principales barreras son las limitaciones físicas y la falta de programas específicos.

    Abstract in English:

    Abstract The purpose of this study was to identify the main perceived barriers and facilitators to physical activity for people with motor disabilities in Londrina/PR. The study included 43 people with motor disabilities (11 women and 32 men) aged 39.9 (± 13.4) years, who answered a questionnaire about barriers and facilitators to physical activity. Support from family and friends, and responsible professional behavior were the main facilitators found. While the main barriers were physical limitations and lack of specific programs.
  • Hormonal imbalances and menstrual dysfunction in high-performance rhythmic gymnastics Artigos Originais

    Coelho, Sabrina Macedo Hott; Simões, Renata Duarte; Lunz, Wellington

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Objetivou-se avaliar a magnitude das alterações de hormônios reguladores do ciclo menstrual (CM) e testosterona de atletas de ginástica rítmica (GR) de alto rendimento, em período pré-competitivo para a Olimpíada de Beijing. Foram realizadas coletas de sangue em 4 momentos, com intervalos de 7 dias. Os hormônios estrogênio, progesterona, luteinizante (LH), folículo estimulante (FSH) e testosterona foram mensurados por quimioluminescência. As atletas (n = 7) relataram disfunção menstrual e houve expressiva variação hormonal intra e entre indivíduos. Das amostras de estrogênio, 65% ficaram abaixo do valor referencial clínico, enquanto que as concentrações de progesterona e LH ficaram próximas ao limite inferior. Para FSH e testosterona, 10% e 30% das amostras, respectivamente, ficaram abaixo do referencial. Conclui-se que atletas de alto rendimento em GR apresentam maior risco de desequilíbrio hormonal e disfunção menstrual, o que inspira necessidade de atenção clínica.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El objetivo fue evaluar la magnitud de la variación de las hormonas que regulan el ciclo menstrual (MC) y la hormona testosterona en atletas de GR. Participaron del estudio una población de atletas de alto rendimiento en GR en el pre-competitivo para los Juegos Olímpicos de Beijing. Las muestras de sangre se recogieron en 4 periodos con un intervalo de 7 días. Se utilizó el análisis de quimioluminiscencia de las hormonas estrógeno, progesterona, hormona luteinizante (LH), hormona estimulante del folículo (FSH) y la testosterona. Todos los atletas tenían disfunción menstrual y hormonal, y variación significativa dentro y entre individuos. Además, las muestras de estrógeno, el 65% estaba por debajo del valor de referencia clínica. Las muestras de FSH y testosterona, 10% y 30%, respectivamente, estaban por debajo de los valores de referencia. Por lo tanto, los atletas RG muestran un aumento del riesgo de desequilibrios hormonales y disfunción menstrual que merecen la atención clínica.

    Abstract in English:

    Abstract This study aimed to evaluate the behavior and magnitude of alteration of hormones that regulate menstrual cycle (MC) and testosterone from Olympic-level Rhythmic Gymnastics (RG). It was studied a population of Olympic-level athletes of RG in pre-competitive period to the Beijing Olympic Games. Blood samples were taken at four opportunities, of seven in seven days. The chemiluminescence technical was used to analyze the estrogen, progesterone, luteinizing hormone (LH), follicle stimulating hormone (FSH) and testosterone. All athletes had menstrual dysfunction. There was high intra and interindividual hormonal variation. To the estrogen, 65% of the samples had results lower than reference ranges. The progesterone and LH concentrations were closed with the lower limit of the clinical reference, and 10% and 30% of the values to FSH and testosterone, respectively, were lower than reference. Thus, RG athletes show increased risk to hormonal imbalances and menstrual dysfunction that justify clinical care
  • Sequential analysis of attacking behaviors performed by top-level national soccer teams Artigos Originais

    Castelão, Daniel Pimenta; Garganta, Júlio; Afonso, José; Costa, Israel Teoldo da

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O presente estudo teve como objetivo identificar diferentes padrões de jogo ofensivo evidenciados pelas seis seleções de futebol participantes das finais da Copa do Mundo de 2006 e da Eurocopa de 2004 e 2008. A partir da Análise Sequencial pela Técnica de Retardos foram avaliadas 647 sequências ofensivas de jogo. Foi usada a metodologia observacional no sentido de perceber as ações feitas. Recorreu-se ao software SDIS &GSEQ para a análise dos dados a partir da técnica de retardos. Para a análise estatística inferencial foi usado o teste qui-quadrado (χ2). Os resultados levam a admitir que o jogo de futebol respeita o princípio da equifinalidade, ou seja, é possível alcançar-se o topo na classificação recorrendo-se a padrões táticos claramente diferenciados.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El objetivo de este estudio fue identificar diferentes patrones de juego ofensivo, analizados en las seis selecciones de fútbol participantes de las finales del Mundial de 2006 y de La Eurocopa de 2004 y 2008. A partir del análisis secuencial, por medio de la Técnica de Retardos (TR) fueron evaluadas 647 secuencias ofensivas de juego. Fue utilizada la Metodología Observacional para percibir las acciones realizadas. El programa SDIS & GSEQ fue utilizado para el análisis de los datos y conforme la TR. Para el análisis de los datos fue utilizada la prueba de Ji-cuadrado (c2). Los resultados permiten concluir que en el fútbol se respeta el principio de equifinalidad, es decir, es posible alcanzar los primeros lugares de la clasificación utilizando patrones tácticos diferenciados.

    Abstract in English:

    Abstract The present study aimed to evaluate the offensive behaviors performed by the six national soccer teams participating of the finals on 2006 World Cup and 2004 and 2008 Euro Cup, using the sequential analysis by the Lag Method, in order to verify the different offensive game patterns. There were evaluated 647 offensive game sequences. It was used the Observational Methodology that allows us to understand the realized actions. The instrument used was the software SIDS & GSEQ. The data analysis was performed by the Lag Method, which allows us to establish the model sequences used by the teams. For the statistical analysis it was used the Chi-squared (χ2) test. The results showed that the six teams analyzed presented distinct offensive game sequences.
  • Kinetic and kinematic analysis of sit to walk task in young and elderly people Artigos Originais

    Pelicioni, Paulo Henrique Silva; Pereira, Marcelo Pinto; Lahr, Juliana; Gobbi, Lilian Teresa Bucken

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A tarefa de levantar e andar (LEA) é muito usada no dia a dia e há a necessidade de conhecer o comportamento de idosos nesse tipo de ação. Diante disso, o objetivo foi avaliar jovens (GJ) e idosos (GI) na tarefa de LEA. Foram realizadas avaliações cinéticas e cinemáticas e do desempenho da tarefa entre os grupos. Após a análise estatística, foi observada apenas diferença estatística para a variável de máxima força vertical durante a fase perda de contato com o assento ao término do levantar, assim como o tempo de desempenho dessa fase foi menor para o GJ. O envelhecimento causa um impacto significativo na força e contribui, assim, para um maior dispêndio de tempo ao levantar da cadeira. Com isso, maior atenção deve ser dada à fase de transição da LEA.

    Abstract in Spanish:

    Resumen La acción de levantarse y caminar (LYC) es muy frecuente en la vida diaria y es necesario saber cómo la realizan las personas mayores. Por tanto, el objetivo de este estudio ha sido evaluar a personas jóvenes (PJ) y personas mayores (PM) cuando realizan la acción de LYC. Se llevaron a cabo mediciones de tipo cinético, cinemático y del desempeño de esta acción en cada grupo. Los procedimientos estadísticos mostraron diferencias solo en la máxima fuerza vertical de reacción terrestre al levantarse del asiento, así como en el menor tiempo empleado por las PJ para llevar a cabo esta fase. El envejecimiento causa un impacto significativo en la fuerza de las extremidades y por ello las personas mayores necesitan más tiempo para levantarse de una silla. De esta manera, es necesario prestar mayor atención a la fase de transición de la acción de LYC.

    Abstract in English:

    Abstract The sit to walk (STW) is a task performed in daily life and is needed to know the older people behavior in this task. Therefore, the aim of this study was to evaluate young (YG) and older people (OG) when performing the STW. Kinetic, kinematic and task performance were assessed by each group. Statistical procedures showed differences only for vertical maximal ground reaction force during the seat off, such as the lower time to perform this phase for YG. The aging lead a significant impact in the strength force in limbs, due to this the elderly spend more time to rising up a chair. Therewith greater attention is necessary in transition phase, mainly by elderly exposure and increased chance of falls.
  • Knowledge of performance based on the swimming crawl motor performance test in the learning of swimming crawl Artigos Originais

    Katzer, Juliana Izabel; Schild, José Francisco Gomes; Meira Junior, Cassio de Miranda; Corazza, Sara Teresinha; Chiviacowsky, Suzete

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do conhecimento de performance (CP), com base no teste do desempenho motor do nado crawl (TDMND) (Corazza et al., 2006), na aprendizagem do nado crawl. Participaram do estudo 41 adultos. Enquanto um grupo recebeu CP após boas tentativas, o outro recebeu CP após as más tentativas. O TDMNC, composto por 29 itens, foi usado para a elaboração das informações de CP, assim como para a constatação dos níveis de aprendizagem. Para ambos os grupos, independentemente do CP fornecido, foi detectada diferença entre o pré e o pós-teste, o que indica sucesso no processo de aprendizagem. No entanto, na comparação entre os pós-testes, não foram observadas diferenças significativas entre os grupos. A complexidade do teste e a dificuldade dos aprendizes em discriminar entre boas e más tentativas de prática são discutidos.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El objetivo de este estudio fue evaluar los efectos del conocimiento de la performance (CP) en base a la Prueba de Rendimiento Motor del Estilo Crawl (Corazza et al., 2006), en el aprendizaje del nado crawl. Participaron del estudio 41 adultos, divididos en dos grupos: G-buenos que recibieron un CP luego de buenos intentos de práctica y G-malos que recibieron CP luego de malas tentativas de práctica. La prueba, que consta de 29 artículos, se utilizó para la preparación de la información para CP, así como para la evaluación de los niveles de aprendizaje. Para ambos grupos, independientemente del CP realizado, fue detectada una diferencia entre el pre y el pos test, indicando una mejora en el proceso de aprendizaje. No se encontró diferencia entre los grupos pos test. La complejidad de la prueba y la dificultad de los alumnos a discriminar entre los buenos y malos intentos de práctica se discuten.

    Abstract in English:

    Abstract The objective of this study was to verify the effects of knowledge of performance (KP) based on the Swimming Crawl Motor Performance Test (SCMPT) (Corazza et al., 2006) on the learning of swimming crawl. Forty-one undergraduate students, divided into two groups, participated in the study. While one group received KP after good trials, the other received KP after poor trials. The SCMPT, consisting of 29 items, was used for KP elaboration, as well as for motor learning assessment. Difference between groups was not observed on the post-test. The complexity of the test and the difficulty of learners in discriminating between good and bad trials are discussed.
  • Brazil in the World Cup, the World Cup in Brazil: notes about 2014 World Cup media-sports agenda in Blog do Juca Artigos Originais

    Cruz Junior, Gilson; Fermino, Antonio Luis; Pires, Giovani De Lorenzi

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo discute sobre o agendamento midiático-esportivo da Copa 2014. Tem como base a cobertura jornalística da Copa 2010 feita pelo Blog do Juca. Em termos metodológicos, usa a análise de conteúdo e a análise crítica do discurso e define como base empírica as postagens e os comentários do blog. Por fim, sintetiza as principais recorrências observadas e destaca alguns dos desafios apresentados no horizonte da problemática.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este artículo trata acerca del agendamiento mediático-deportivo del Mundial de Fútbol de 2014, basándose en la cobertura informativa del Mundial de Fútbol de 2010 llevada a cabo por el blog do Juca. En términos metodológicos, utiliza el análisis del contenido y el análisis crítico del discurso, y establece como base empírica los artículos y los comentarios del blog. Por último, resume las principales recurrencias y destaca algunos de los desafíos que se presentan en el horizonte del problema.

    Abstract in English:

    Abstract This article discusses about Cup 2014 media agenda, based on the media coverage of the World Cup 2010 made by Blog do Juca. In terms of methodology, uses content analysis and critical discourse analysis, setting posts and comments pertaining to the blog as empirical base. Finally, summarizes the main recurrences, highlighting some of the challenges presented in the problem's horizon.
  • Maracanã stadium: the foundations to the Colossus of Derby Artigos Originais

    Tavares, Ana Beatriz Correia de Oliveira; Votre, Sebastião Josué

    Abstract in Portuguese:

    Resumo As construções esportivas, verdadeiros templos do esporte, são exemplos de lugares com significados simbólicos, culturais e emocionais. Lugares que formam uma consciência que perpassa gerações e constroem uma memória social repleta de representações. O presente artigo tem como objetivo analisar reportagens veiculadas pelo Jornal dos Sports sobre o Estádio Jornalista Mário Filho – Maracanã, desde a época das discussões do projeto inicial até sua inauguração. Procurando inferir, por meio da análise do conteúdo (Bardin, 2011), como essas notícias contribuíram para que o estádio tenha se tornado um símbolo nacional.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Los edificios deportivos, que son importantes templos del deporte, son ejemplos de lugares con significados simbólicos, culturales y emocionales. Localidades que conforman una conciencia que atraviesa las generaciones, creando una memoria social plena de representaciones. En este artículo se pretende analizar los informes publicados en el Jornal of Sports sobre el estadio Periodista Mario Filho – Maracaná, desde el momento de la discusión inicial del proyecto hasta su inauguración, de modo que, a través de un análisis de su contenido (Bardin, 2011), podemos descubrir cómo estas noticias contribuyeron a que el estadio se ha convertido en un símbolo nacional.

    Abstract in English:

    Abstract The sports constructions, which are genuine temples of the sport, are examples of places with symbolic meanings, cultural and emotional. Places that make up a consciousness that crosses generations, building a social memory full of representations. This article aims to analyze the reports published on the Journal of Sports about the Journalist Mario Filho Stadium – Maracanã, from the time of the initial project discussions until his inauguration, realizing, through a content analysis (Bardin, 2011), how these reports were significant in transforming the stadium into a national symbol.
  • Spaces and equipments of Vila Nossa Senhora da Luz: their forms of appropriation in leisure time/space Artigos Originais

    Gonçalves, Felipe Sobczynski; Rechia, Simone

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Esta pesquisa foi feita na Vila Nossa Senhora da Luz, na cidade de Curitiba-PR. A intenção foi compreender a relação entre o processo de concepção e planejamento dos espaços e equipamentos, a apropriação desses ambientes e as possibilidades de experiências no âmbito do lazer. Os procedimentos metodológicos foram aplicação de protocolos, observações, entrevistas e análise interpretativa, com o uso da triangulação de dados. Como resultado foi possível perceber que o cotidiano é compartilhado por regras formuladas e reformuladas por lideranças comunitárias locais, as quais possibilitam, por meio da solidariedade existente nessas praças, experiências significativas a partir de práticas corporais diversificadas.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Esta investigación fue realizada en la Vila Nossa Senhora da Luz, en la ciudad de Curitiba-PR, la intención era comprender la relación existente entre el proceso de concepción y planeamiento de los espacios y equipamientos, la apropiación de esos ambientes y las posibilidades de experiencia en el ámbito de ocio. Los procedimientos metodológicos fueron aplicación de protocolos, observaciones, entrevistas y análisis interpretativo, utilizándose la triangulación de datos. Como resultado fue posible percibir que el cotidiano es compartido por reglas formuladas y reformuladas por los líderes locales de la comunidad, que permiten, por medio de la solidaridad existente en las plazas, experiencias significativas de diversas prácticas corporales.

    Abstract in English:

    Abstract This research was conducted at Vila Nossa Senhora da Luz, in Curitiba-PR, the intention was to understand the relations among the conception and planning process of the spaces and equipments, the appropriation of those environments and the possibilities of experiences in the leisure scope. The methodological procedures were applied the data triangulation technique, implementation of protocols, observations, interviews, and interpretive analysis. As a result it was possible to realize that daily basis is shared by rules formulated and reformulated by local community leaders, which make it possible, through the solidarity existing in these squares, significant experiences from diverse bodily practices.
  • Textbooks as a pedagogical tool for the insertion of physical education and gymnastics in publicly-funded primary education in the state of Paraná, Brazil (late nineteenth century and early twentieth century) Artigos Originais

    Puchta, Diogo Rodrigues; Oliveira, Marcus Aurélio Taborda de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo No presente trabalho procuramos analisar as motivações do autor Domingos Nascimento ao se valer da obra de Daniel Schreber Ginástica doméstica, médica e higiênica para escrever sobre a ginástica que deveria ser ensinada e praticada nas escolas paranaenses. Buscamos confrontar a perspectiva dos dois autores com relação à educação física e à ginástica pensadas nos anos iniciais do século XX, bem como contextualizar tais perspectivas com a situação em que se encontrava a instrução pública no Estado do Paraná, de grandes discussões em torno da renovação do ensino, manifestadas no início de um amplo ciclo de reformas escolares, no qual a “novidade” da educação física regular nas escolas é apenas um exemplo.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El trabajo analiza las motivaciones del autor Domingos Nascimento al tomar en cuenta la obra de Daniel Schreber Ginastica domestica, medica e higiênicapara escribir sobre la gimnasia que debería ser enseñada y practicada en las escuelas paranaenses. Buscamos confrontar las perspectivas de los dos autores en relación a la Educación Física y la Gimnasia pensadas en los años iniciales del siglo XX, así como contextualizar tales perspectivas con la situación en la que se encontraba la instrucción pública en la Provincia de Paraná en un momento de grandes discusiones sobre la renovación de la enseñanza manifestadas en el inicio de un amplio plan de reformas escolares que tenia la Educación Física regular en las escuelas como un ejemplo de novedad pedagógica.

    Abstract in English:

    Abstract This article analyses author Domingos Nascimento's motivations behind his choice of Daniel Schreber's Medical Indoor Gymnastics, on which he based to write about the gymnastics that should be taught and practiced in Paraná schools. It seeks to confront the perspectives of both authors about physical education (PE) and gymnastics taught in the early twentieth century, as well as to contextualize those perspectives within the public education scenario in Paraná at the time. Such scenario featured major discussions around teaching renewal, held at the beginning of a vast school reform cycle, in which the “novelty” of regular PE in schools is just one among many changes.
  • Proposals for Physical Education curriculum in Pernambuco: understanding about sport Artigos Originais

    Tenório, Kadja Michele Ramos; Oliveira, Rodrigo Falcão Cabral de; Lima, Ricardo Bezerra Torres; Caminha, Iraquitan de Oliveira; Melo, Marcelo Soares Tavares de; Souza Júnior, Marcílio

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Analisamos como o tema esporte foi abordado nas propostas curriculares para educação física no Estado de Pernambuco de 1989 a 2013, por via de uma pesquisa documental que teve como fontes de dados documentos oficiais da Secretaria de Educação e usou a análise de conteúdo categorial por temática. Identificamos a perenidade dos fundamentos do objeto de estudo da cultura corporal e do tema esporte em todas as propostas analisadas. Compreendemos que houve um esforço dos professores para que o esporte não fosse uma mera reprodução do esporte de alto rendimento. Entretanto, identificamos que esse nem sempre foi acompanhado por uma coerência entre a intencionalidade pedagógica para com o tema, sua organização de conteúdos e a metodologia proposta.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Analizamos cómo se abordó el tema del deporte en las propuestas para el currículo de educación física en el Estado de Pernambuco en el período 1989-2013. Con este fin se llevó a cabo una investigación documental, en la cual documentos oficiales del Departamento de Educación proporcionaron los datos que se utilizaron como fuente. Estos documentos se analizaron por categoría y tema. Se identificó la continuidad de los aspectos fundamentales del objeto de estudio de la cultura del cuerpo y del tema del deporte en todas las propuestas analizadas. Entendemos que hubo un esfuerzo por parte de los docentes para que el deporte en las clases de educación física no fuera una mera reproducción del deporte de alto rendimiento. Sin embargo, encontramos que no siempre hubo coherencia entre la intencionalidad pedagógica, la organización de los contenidos de la materia y la metodología propuesta.

    Abstract in English:

    Abstract This study aimed to analyze the perspectives by which the topic Sports was addressed in proposed curricula for physical education in the state of Pernambuco in the period between 1989 and 2010. For this purpose we conducted a documental qualitative study, with data collected from official documents of the state Department of Education available in print and digital formats. All the documents were treated by the categorial content analysis by theme. We can identify the permanence of the fundamentals of the object of study of physical culture, as well as the sports theme in all the examined proposals. Although the approach to the sports theme has not been the same in all proposals, there is a great similarity. We understand that in most cases there has been an effort to present sports in physical education classes not as a mere reproduction of high performance sports, referring to a broader approach on this phenomenon. We also identified that these efforts have not always shown coherence between the intentions of the content organization and the methodology proposed.
  • Profile of Physical Education teachers' continuous formation: models, modalities and contributions for pedagogic practice Artigos Originais

    Ferreira, Janaína da Silva; Santos, José Henrique dos; Costa, Bruno de Oliveira

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A formação continuada promove o desenvolvimento profissional do professor e influencia a sua prática pedagógica. O objetivo deste estudo foi descrever as modalidades de formação continuada frequentadas por professores de educação física iniciantes (n = 34) e experientes (n = 36) e identificar, na perspectiva dos docentes, aquelas que mais contribuíram para o seu desenvolvimento profissional. O estudo se caracteriza como descritivo. A coleta de dados foi feita por meio de questionário. A análise estatística foi descritiva. Foi maior a frequência em modalidades eventuais e de curta duração baseadas prioritariamente na transmissão de conhecimentos e foram privilegiadas em maior grau as prerrogativas normativas dos sistemas de ensino de padronizar programas e metodologias de ensino.

    Abstract in Spanish:

    Resumen La educación continua promueve el desarrollo profesional de los docentes e influye en su práctica. El objetivo de esta investigación fue describir el perfil de formación continua de los profesores de educación física principiantes (n = 34) y experimentados (n = 36) e identificar sus percepciones sobre las acciones de formación que más contribuyeron a su práctica profesional. La investigación fue de tipo descriptiva. La recolección de datos se realizó mediante un cuestionario. El análisis estadístico fue descriptivo. Las formaciones más frecuentadas por los profesores fueron eventos ocasionales y de corta duración basadas en transmisión de conocimientos que no ofrecen las condiciones adecuadas de capacitación para la construcción de una praxis innovadora y contextualizada.

    Abstract in English:

    Abstract Continuing education promotes teachers professional development and influence their professional practice. The aim of this study was to describe the actions of continuing education attended by beginners (n = 34) and experienced (n = 36) physical education teachers and analyze their perceptions of the most valuable formations for professional development. The study was descriptive. Instrument for data collection was questionnaire. Statistical analysis was descriptive. Continuing education events were occasional and short-lived, based on the transmission of knowledge that rarely provide teachers adequate Continuing education conditions to build an innovative and contextual praxis.
  • History of mega-sporting events in Brazil Resenha

    Dias, Cleber Augusto Gonçalves
  • What is this thing called physical education? Book review Epistemology, teaching and review: contemporary challenges for a Physical Education Resenha

    Gambarotta, Emiliano Matías
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