Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Volume: 41, Issue: 2, Published: 2019
  • Revista Brasileira de Ciências do Esporte renova seu Conselho Editorial Editorial

    Mascarenhas, Fernando; Lazzarotti, Ari; Vianna, Lauro Casqueiro
  • Reasons for abandonment and staying in the teaching career in physical education Artigo Original

    Favatto, Naline Cristina; Both, Jorge

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo do estudo foi analisar os motivos que influenciam os professores de educação física a permanecer e abandonar a docência no início da carreira. Na pesquisa foram entrevistados 16 professores que tinham até quatro anos de magistério. A análise do conteúdo foi empregada para sistematizar as entrevistas. Os resultados evidenciaram que o desejo de abandonar a carreira estava vinculado a desvalorização financeira, desacordo com a rede de ensino, estresse, indisciplina dos alunos e receio de sofrer agressão física. Por outro lado, o desejo de permanecer na docência estava atrelado à necessidade financeira, segurança do vínculo empregatício como servidor público, identificação com a profissão, satisfação em trabalhar com crianças e auxiliar no processo de formação dos alunos.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El objetivo del estudio fue analizar los motivos que influyen en los profesores de educación física para permanecer y abandonar la docencia al principio de la carrera. Se entrevistó a 16 profesores que poseían hasta cuatro años de magisterio. El análisis del contenido se empleó para sistematizar las entrevistas. Los resultados pusieron de manifiesto que el deseo de abandonar la carrera estaba vinculado con la desvalorización económica, discrepancia con el sistema de enseñanza, estrés, indisciplina de los alumnos y temor de sufrir agresión física. En cambio, el deseo de permanecer en la docencia estaba vinculado con la necesidad económica, seguridad del vínculo laboral como funcionario público, identificación con la profesión, satisfacción por el hecho de trabajar con niños y ayudar en el proceso de formación de los alumnos.

    Abstract in English:

    Abstract The objective of the study was to analyze the reasons that influence Physical Education teachers to remain and to abandon teaching at the beginning of their careers. In the research were interviewed 16 teachers who had up to four years of teaching. Content analysis was used to systematize interviews. The results showed that the desire to leave the career was linked to financial devaluation, disagreement with the school system, stress, lack of discipline of the students and fear of suffering physical aggression. On the other hand, the desire to remain in teaching was linked to the financial need, security of employment as a public servant, identification with profession, satisfaction in working with children and assisting in the process of training students.
  • The influence of self-talk on levels of stress and anxiety in tennis players: a systematic review Artículo De Revisión

    Barahona-Fuentes, Guillermo D.; Lagos, Rodrigo Soto; Ojeda, Álvaro C. Huerta

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O aumento nos níveis de ansiedade e estresse tem sido relacionado na maioria das vezes a efeitos negativos no desempenho de atletas, de modo que o uso de habilidades psicológicas como a autodiálogo tem sido utilizado para gerenciar a ansiedade e o estresse para obter melhor desempenho esportivo. Este artigo apresenta uma revisão sistemática focada em intervenções que utilizaram o autodiálogo como método de treinamento mental para controle 2 níveis de ansiedade e estresse em tenistas. Foram encontrados apenas três estudos que investigaram o método de autodiálogo em variáveis psicológicas e apenas um estudo que avaliou o efeito sobre a ansiedade. Por essa razão, sugere-se mais pesquisas que abordem as variáveis mencionadas.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El incremento en los niveles de ansiedad y estrés se han relacionado la mayoría de las veces con efectos negativos para el desempeño de atletas, por lo que la utilización de habilidades psicológicas como el autodiálogo se han usado para manejar la ansiedad y el estrés para obtener un mejor rendimiento deportivo. Este artículo presenta una revisión sistemática centrada en intervenciones que utilizaron el autodiálogo como método de entrenamiento mental para controlar niveles de ansiedad y estrés en jugadores de tenis. Se encontraron solamente 3 estudios que investigaron el método de autodiálogo en variables psicológicas y apenas un estudio que evaluó el efecto sobre la ansiedad. Por esta razón, se sugieren más investigaciones que aborden las variables mencionadas.

    Abstract in English:

    Abstract The increase in levels of anxiety and stress have been related most of the time to negative effects on the performance of athletes, so the use of psychological skills such as self-talk has been used to manage anxiety and stress to obtain better sports performance. This article presents a systematic review focused on interventions that used self-talk as a method of mental training to control levels of anxiety and stress in tennis players. We found only 3 studies that investigated the method of self-talk in psychological variables and only one study that evaluate the effect on anxiety. For that reason, more research is suggested to addresses these variables.
  • The perception of the elderly about the benefits of practicing physical activity: a study at the Community Meeting Points of the Distrito Federal Artigo Original

    Azevedo, Elias Rocha de; Chariglione, Isabelle Patriciá Freitas Soares; Silva, Jéssica Thuane Cordeiro; Vale, Alliny Michelly Santos; Araújo, Elisângela Keylla Henrique Sales; Santos, Maria de Fátima Rodrigues dos

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este trabalho buscou avaliar, segundo as percepções dos idosos, como a prática da atividade física nos Pontos de Encontro Comunitário (PECs) do Distrito Federal proporciona alterações nos estados de humor, na socialização e na qualidade de vida de idosos a partir dos 60 anos. Este estudo do tipo quantitativo, transversal e descritivo foi feito com 119 idosos, com medidas sociodemográficas, de humor e referentes às atividades físicas, ao processo de socialização e à qualidade de vida, e concluiu que nessa amostra houve uma predominância do sexo masculino (51,3%), de sujeitos casados (61,3%) com aumento nas percepções quanto às medidas de qualidade de vida e baixos índices em quadros ansiogênicos mínimos (86%) e ausência de quadros depressivos (74,8%).

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este trabajo intentó evaluar, de acuerdo con las percepciones de las personas mayores, cómo la práctica de la actividad física en los Puntos de Encuentro Comunitario (PECs) del Distrito Federal provoca alteraciones de los estados de humor, de la socialización y de la calidad de vida de personas mayores a partir de los 60 años. Este estudio del tipo cuantitativo, transversal y descriptivo fue realizado con 119 personas mayores, con mediciones sociodemográficas y del estado de ánimo, y en relación con las actividades físicas, el proceso de socialización y la calidad de vida, concluyendo que en esa muestra hubo una predominancia de personas de sexo masculino (51,3%), casados (61,3%), con aumento en las percepciones en cuanto a las medidas de calidad de vida y bajos índices en cuadros ansiogénicos (86%) y ausencia de depresión (74, 8%).

    Abstract in English:

    Abstract This study aimed to evaluate, according to the perceptions of the elderly, how the practice of physical activity in the Community Meeting Points (CMPs) of the Distrito Federal provides changes in the states of humor, socialization and quality of life of the elderly from 60 years. This quantitative, transversal and descriptive study was carried out with 119 elderly people, with sociodemographic, mood measures and referring to physical activities, socialization process and quality of life, concluding that in this sample there was a predominance of males (51,3%), marrieds (61,3%), with an increase in perceptions regarding quality of life measures and low index in anxiogenic (86%) and absence of depression (74,8%).
  • Sixteen weeks of multicomponent physical training improves strength, agility and dynamic balance in the elderly woman Artigo Original

    Caldas, Lucas Rogério dos Reis; Albuquerque, Maicon Rodrigues; Araújo, Samuel Ribeiro de; Lopes, Eliane; Moreira, Adriele Campos; Cândido, Thaismara Miranda; Carneiro‐Júnior, Miguel Araujo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Verificaram‐se os efeitos de um programa de exercícios físicos multicomponente sobre a capacidade funcional de idosas. Participaram do estudo 27 idosas de 67,8 ± 6,5 anos, submetidas a um programa de exercícios físicos multicomponente. Foram obtidas as medidas antropométricas e foi aplicada uma bateria de testes adaptada para avaliar a capacidade funcional. Aplicou‐se o teste de Shapiro‐Wilk para testar a normalidade e de Wilcoxon para comparar os valores pré e pós‐intervenção. Os dados foram apresentados em mediana e intervalo interquartil e α = 0,05. Houve aumentos na resistência muscular de membros superiores (Pré: 18,0 (15,0‐19,0) vs. Pós: 21,0 (18,0‐24,0) repetições) e inferiores (Pré: 14,0 (12,0‐15,5) vs. Pós: 17,0 (15,0‐18,0) repetições), na agilidade e equilíbrio dinâmico (Pré: 5,3 (5,0 ‐ 6,4) vs. Pós: 5,0 (4,0 ‐ 6,2) segundos). O programa de exercícios físicos multicomponente aumentou a resistência muscular, agilidade e equilíbrio dinâmico de idosas.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Se comprobaron los efectos de un programa de ejercicios físicos multicomponente sobre la capacidad funcional de mujeres mayores. Participaron en el estudio 27 mujeres mayores con una edad de 67,8 ± 6,5 años, quienes siguieron un programa de ejercicios físicos multicomponente. Se obtuvieron las medidas antropométricas y se aplicó una batería de pruebas adaptada para evaluar la capacidad funcional. Se aplicó la prueba de Shapiro Wilk para comprobar la normalidad y la prueba de Wilcoxon para comparar los valores pre‐ y postintervención. Los datos fueron presentados en mediana e intervalo intercuartílico, y α = 0,05. Hubo aumentos en la resistencia de los miembros superiores [previa: 18,0 (15,0‐19,0) frente a posterior: 21,0 (18,0‐24,0) repeticiones] e inferiores [previa: 14,0 (12,0‐15,5) frente a posterior: 17,0 (15,0 ‐ 18,0) repeticiones] en la agilidad y el equilibrio dinámico [previa: 5,3 (5,0 ‐ 6,4) frente a posterior: 5,0 (4,0 ‐ 6,2) segundos]. El programa de ejercicios físicos multicomponente aumentó la resistencia muscular, la ?agilidad y el equilibrio dinámico de estas mujeres mayores.

    Abstract in English:

    Abstract It was verified the effects of a multicomponent exercise program on the functional capacity of elderly women. The study included 27 elderly women with age of 67.8 ± 6.5 years, underwent to a multicomponent physical exercise program. Anthropometric measurements were obtained, and an adapted battery of tests was applied to evaluate the functional capacity. The Shapiro Wilk test was applied to test the normality and Wilcoxon to compare the pre and post intervention. Data were present by median and interquartile interval, and α = 0.05. There were increases in upper limb resistance (Pre: 18.0 (15.0‐19.0) vs Post: 21.0 (18.0 ‐ 24.0) repetitions) and lower (Pre: 14.0 (12.0 ‐ 15.5) vs Post: 17.0 (15.0 ‐ 18.0) repetitions), in the agility and dynamic balance (Pre: 5.3 (5.0 ‐ 6.4) vs Post: 5.0 (4.0 ‐ 6.2) seconds). The multicomponent physical exercise program increases the muscular resistance, agility and dynamic balance of older women.
  • Effect of relative age on the selection of athletes for the youth teams of a soccer club Artigo Original

    Marques, Paulo Ricardo Rezende; Pinheiro, Eraldo dos Santos; Coswig, Victor Silveira

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo do estudo foi avaliar o efeito da idade relativa (EIR) sobre a seleção de atletas para as categorias de base de um clube de futebol em 2016. Atletas entre 12 e 17 anos foram classificados de acordo com categoria, idade e posição e divididos em quartis, conforme data de nascimento. Teste qui‐quadrado foi aplicado com significância de 5%. Dos 746 atletas, 88 (11,8%) compuseram a equipe. Segundo categoria, foi observado que 54,8% dos aprovados nasceram no primeiro quartil (janeiro a março) (p = 0,04). Para idade, associação foi observada para sub13 e sub17, nos quais 55% (p = 0,04) e 50% (p = 0,04) nasceram nesse quartil. O mesmo foi observado entre aqueles da posição meio‐campista (57,9%; p = 0,01). Dessa forma, concluímos pela existência do EIR entre esses atletas.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El objetivo del estudio fue evaluar el efecto de la edad relativa (EER) sobre la selección de deportistas para las categorías de base de un club de fútbol en 2016. Deportistas con una edad entre 12 y 17 años fueron clasificados de acuerdo con categoría, edad y posición, y divididos en cuartiles según la fecha de nacimiento. La prueba de la χ2 fue aplicada con una significancia del 5%. Del total de 746 deportistas, 88 (11,8%) compusieron el equipo. Según la categoría, se observó que el 54,8% de los aprobados nacieron en el primer cuartil (de enero a marzo; p = 0,04). Respecto a la edad, la asociación se observó en sub13 y sub17, donde el 55% (p = 0,04) y el 50% (p = 0,04) nacieron en este cuartil. Lo mismo se observó entre aquellos de la posición mediocampista (57,9%; p = 0,01). De esta forma, concluimos que existe el EER entre estos deportistas.

    Abstract in English:

    Abstract The objective of the study was to evaluate the relative age effect (RAE) on the selection of athletes for the youth teams in a soccer club in 2016. Athletes aged between 12 and 17 years old were classified according to category, age and position, and divided into quartiles, according to date of birth. Chi‐square test was applied with significance of 5%. Of the total of 746 athletes, 88 (11.8%) comprised the team. Second category, it was observed that 54.8% of the approved ones were born in the first quartile (January to March) (p = 0.04). For age, association was observed for sub13 and sub17, where 55% (p = 0.04) and 50% (p = 0.04) were born in this quartile. The same was observed among those in the midfield position (57.9%, p = 0.01). In this way, we conclude the existence of the RAE among these athletes.
  • Discursive analysis about health promotion in a governmental program of physical activity Artigo Original

    Maciel, Marcos Gonçalves; Saraiva, Luiz Alex Silva; Martins, José Clerton de Oliveira; Meurer, Simone Teresinha

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo deste estudo foi fazer uma análise discursiva da temática promoção da saúde considerando o corpus do site do Programa Academia da Cidade de Belo Horizonte/MG e do discurso de profissionais de educação física e alunos vinculados a ele. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso. Para a interpretação das informações adotamos a abordagem sociocognitiva do discurso. Identificamos a adoção da concepção biomédica de saúde, tanto no discurso contido no corpus analisado quanto dos entrevistados. Concluímos que há um discurso hegemônico sobre a promoção da saúde que norteia a representação social construída a respeito da temática.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El objetivo de este estudio fue llevar a cabo un análisis discursivo de la temática promoción de la salud teniendo en cuenta el corpus del sitio del Programa Academia de la Ciudad de Belo Horizonte/MG y del discurso de profesionales de educación física y usuarios vinculados con este. La investigación es cualitativa, descriptiva, del tipo estudio de caso. Para la interpretación de las informaciones, adoptamos el enfoque sociocognitivo del discurso. Identificamos la adopción de la concepción biomédica de la salud tanto en el discurso contenido en el corpus analizado como en los entrevistados. Concluimos que hay un discurso hegemónico sobre la promoción de la salud que orienta la representación social construida sobre la temática.

    Abstract in English:

    Abstract The objective of this study was to conduct a discursive analysis of the theme of health promotion considering the corpus of the website of the Academy Program of the City of Belo Horizonte / MG and the discourse of Physical Education professionals and users linked to it. The research is characterized as qualitative, descriptive, of the case study type. For the interpretation of the information we adopted the sociocognitive approach of the discourse. We identified the adoption of the biomedical conception of health, both in the discourse contained in the corpus analyzed and in the interviewees. We conclude that there is a hegemonic discourse on health promotion that guides the social representation built on the theme.
  • Playing and learning: aspects related to children with autism Artigo Original

    Chicon, José Francisco; Oliveira, Ivone Martins de; Garozzi, Gabriel Vighini; Coelho, Marcos Ferreira; Sá, Maria das Graças Carvalho Silva de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo objetiva compreender os aspectos relacionais de uma criança com autismo na relação com outras crianças em situações de brincadeiras. Trata‐se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os sujeitos foram 17 alunos, de três a seis anos, dez de um Centro de Educação Infantil, seis com autismo e uma com síndrome de Down. A coleta de dados foi feita por meio da observação participante, videogravação dos atendimentos e registros em diário de campo. A pesquisa permite constatar que o trabalho desenvolvido em ambiente social inclusivo, potencializado pela ação mediadora dos adultos e colegas mais experientes, favorece que as crianças com autismo apresentem atitudes que apontam sua predisposição para compartilhar brincadeiras com os colegas.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este estudio tiene como objetivo comprender los aspectos relacionales del niño con autismo en la relación con otros niños en situaciones de juego. Se trata de una investigación cualitativa del tipo de estudio de caso. Los individuos fueron 17 alumnos, con edades de 3 a 6 años: diez de un centro de educación infantil, seis con autismo y uno con síndrome de Down. La recopilación de datos fue feita por medio de la observación participante, el servicio de grabación de vídeo y los registros en un diario de campo. La investigación permite constatar que el trabajo desarrollado en un entorno social inclusivo, potenciado por la acción mediadora de los adultos y colegas con mayor experiencia, favorece el hecho de que los niños con autismo presenten actitudes que apunten su predisposición a compartir juegos con los colegas.

    Abstract in English:

    Abstract The work aims at understanding the relational aspects of a child with autism regarding other children when playing fun activities. It is about a qualitative study case typed research. The subjects were 17 students, from three to six years old having ten children belonging to a Children Education Center, six with autism and one with Down syndrome. Data collection was carried out through participant observation, service video recording and field diary records. The research allows to determine that the work developed in a social inclusive environment, strengthened by the most experienced adults and colleagues mediating action, favors the autistic children present attitudes that point out their predisposition to share fun activities with friends.
  • The effect of an initiation to struggles structured program on the physical capacities, visual attention and school performance in elementary school children Original Article

    Silva, Harrison Vinícius Amaral da; Nascimento, Tárcio Amancio do; Lima, Tatiane Melo de; Costa, André dos Santos

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Objetivo Verificar o efeito de um programa de iniciação as lutas (PIL) sob os aspectos psicobiológicos em crianças do ensino fundamental. Metodologia Estudo quase experimental, composto por 52 crianças divididas em dois grupos: controle (GC, n = 26, não participantes do PIL) e intervenção (GI, n = 26, participantes do PIL). O PIL foi baseado em jogos e brincadeiras de oposição com aspectos das lutas. Foram usados o programa TAVIS-4 (Avaliação da Atenção Visual), TDE (Teste de Desempenho Escolar) e a Proesp-BR (Avaliação das Capacidades Físicas). Resultados Foram observadas diferenças significativas nas capacidades físicas, atenção visual e desempenho escolar. Conclusão O PIL parece favorecer aspectos do desenvolvimento da criança.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Objetivo Comprobar el efecto de un programa de iniciación a la lucha (PIL) en aspectos psicobiológicos en niños de enseñanza primaria. Métodos Un estudio cuasi-experimental, con 52 niños divididos en dos grupos: control (GC, n = 26, que no participó en el PIL) y de intervención (GI, n = 26, que participó en el PIL). El PIL se basó en juegos infantiles de oposición con aspectos de la lucha. Se utilizó el programa TAVIS-4 (Evaluación de la Atención Visual), el TDE (Prueba de Desempeño Escolar) y la batería PROESP-BR (Evaluación de las Capacidades Físicas). Resultados Se observaron diferencias importantes en las capacidades físicas, atención visual y desempeño escolar. Conclusión El PIL parece fomentar aspectos del desarrollo del niño.

    Abstract in English:

    Abstract Objective To verify the effect of an initiation to struggle program (ISP) in the psychobiological aspects in elementary school children. Methods A quasi-experimental study, with 52 children divided in two groups: Control (CG, n = 26, they did not participate in the ISP) and Intervention (IG, n = 26, they participate in the ISP). The ISP was based on opposition children's games with struggles’ characteristic. The TAVIS-4 program (to evaluate visual attention), the TDE (Scholar Performance Test) and the PROESP-BR tests (to evaluate physical capacities) were utilized in this study. Results Significant differences were observed in the physical capacities, visual attention and scholar performance. Conclusion The ISP seems to be positive in aspects of child's development.
  • Physical education, primary health care and the organization of work with ‘‘matrix support’’ Artigo Original

    Oliveira, Braulio Nogueira de; Wachs, Felipe

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O estudo discute a organização dos processos de trabalho da educação física na atenção primária à saúde com base no apoio matricial. Trata‐se de um estudo qualitativo com 11 profissionais de educação física, em Sobral/CE, com coleta de informações em três grupos focais e sistematização por análise temática. Os resultados sugerem um conjunto de atitudes a serem adotadas pelos profissionais ao trabalhar com apoio matricial: ser um profissional aprendente, promover a clínica ampliada, conhecer a rede, reorganizar o cuidado em saúde e participar dos espaços políticos. Conclui‐se que essas atitudes favorecem o cuidado usuário‐centrado, a qualificação da atenção e o trabalho interprofissional, considerando a integralidade do cuidado, a formação pelo/para o trabalho e a participação popular.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El estudio trata sobre la organización de los procesos de trabajo de la Educación Física en Atención Primaria basándose en el “apoyo matricial”. Se llevó a cabo un estudio cualitativo con 11 profesionales de Educación Física, en Sobral, Brasil, con recopilación de datos por medio de tres grupos focales y sistematización por análisis temático. Los resultados sugieren que los profesionales, al trabajar con “apoyo matricial”, deben adoptar un conjunto de atitudes: ser un aprendiz profesional, promover la clínica ampliada, conocer la red, reorganizar el cuidado en salud y participar en los espacios políticos. Se concluye que estas atitudes favorecen el cuidado centrado en el usuario, la calificación de la atención y el trabajo interprofesional, considerando la integralidad del cuidado, la formación para y por el trabajo, y la participación popular.

    Abstract in English:

    Abstract The study discusses the organization of work of Physical Education in Primary Health Care based on “matrix support”. A qualitative study was conducted with 11 Physical Education professionals in Sobral, Brazil, with data collection through three focus groups and systematization by thematic analysis. The results suggest some attitudes to be adopted by the professionals when working with “matrix support”: to be an apprentice professional, to promote the amplified clinic, to know the network, to reorganize health care and to participate in the political spaces. It is concluded that these attitudes favor user‐centered care, qualification of care and interprofessional work; considering, the integrality of care, training for work and popular participation.
  • Media and Paralympic Games in Brazil: the media coverage of Folha de S.Paulo between 1992 and 2016 Artigo Original

    Santos, Silvan Menezes dos; Furtado, Sabrina; Poffo, Bianca Natália; Velasco, Amanda Paola; Souza, Doralice Lange de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo desta pesquisa foi o de caracterizar a cobertura da Folha de S.Paulo durante as edições dos Jogos Paralímpicos de 1992 a 2016. O estudo foi de caráter quantitativo e descritivo. Concluímos que o esporte paralímpico ganhou gradativa visibilidade na FSP, apresentou um salto quantitativo de notícias entre 1996 e 2000 e outro a partir de 2012. A maioria das notícias se voltou para atletas e modalidades que envolvem esportistas com deficiência física. O jornal também privilegiou publicações de modalidades com um maior número de medalhas, mais especificamente a natação e o atletismo. Exploramos hipóteses que explicam estes dados e tecemos considerações que podem contribuir para a qualificação da mídia em sua cobertura do esporte para pessoas com deficiência.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El objetivo de esta investigación fue describir la cobertura de la Folha de S.Paulo (FSP) durante las ediciones de los Juegos Paralímpicos de 1992 a 2016. El estudio tuvo carácter cuantitativo y descriptivo. Llegamos a la conclusión de que el deporte paralímpico ha ganado visibilidad de forma gradual en la FSP, realizando un salto cuantitativo de noticias entre 1996 y 2000, y otro a partir de 2012. La mayoría de las noticias gira en torno a deportistas y modalidades en que participan deportistas con discapacidad física. El periódico también se centró en publicaciones sobre aquellas modalidades con mayor número de medallas y, más específicamente, la natación y el atletismo. Comprobamos las hipótesis que explican estos datos e hicimos observaciones que pueden ayudar a la capacitación de los medios de comunicación para llevar a cabo la cobertura del deporte para personas con discapacidad.

    Abstract in English:

    Abstract The goal of this research was to characterize the coverage of the Folha de S.Paulo (FSP) during the Paralympic Games during all editions from 1992 to 2016. The study was quantitative and descriptive. We concluded that the Paralympic sport gained gradual visibility in the FSP, presenting a quantitative leap of news between 1996 and 2000 and another starting in 2012. Most of the news turned to athletes and modalities that involve competitors with physical disabilities. The newspaper also favored the publication of modalities with a greater number of medals, and more specifically, swimming and athletics. We explore hypotheses that explain these data and weave considerations that may contribute to the media's qualification in their coverage of the sport for people with disabilities.
  • Motives for physical activity practice in skill-orientated sport: an example of taekwondo Artigo Original

    Faria, Larissa Oliveira; Ribeiro, Thiago Lopes; Souza, Thais Frois de; Rennó, Giovanna Vargas Consoli; Albuquerque, Maicon Rodrigues

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O presente estudo objetiva identificar os motivos que levam à pratica do taekwondo, bem como verificar possíveis diferenças entre praticantes faixas iniciais e faixas pretas. A versão brasileira da escala Motivos para a Prática de Atividade Física‐Revisada (MPAM‐R) foi usada. Os testes de Friedman e de Mann‐Whitney com correção de Bonferroni foram usados nas análises estatísticas. Os resultados mostraram que “competência”, “diversão” e “social” são os principais motivos para a prática do taekwondo, mas que os motivos para a prática não diferem entre faixas iniciais e faixas pretas. Conclui‐se que tanto praticantes iniciantes quanto praticantes experientes de taekwondo são intrinsecamente motivados.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El presente estudio tiene como objetivo identificar los motivos que conducen a la práctica del taekwondo, así como comprobar las posibles diferencias entre los taekwondistas principiantes y los cinturones negros. Se utilizó la versión brasileña de Motives for Physical Activity Measure Revise (MPAM‐R). La prueba de Friedman y la prueba de Mann‐Whitney con la corrección de Bonferroni se utilizaron en los análisis estadísticos. Los resultados muestran que «competencia», «disfrute» y «social» son los principales motivos para la práctica del taekwondo y estos no difieren entre principiantes y cinturones negros. Por tanto, tanto los taekwondistas principiantes como los experimentados están intrínsecamente motivados.

    Abstract in English:

    Abstract The present study aims to identify the motives that lead to the practice of taekwondo, as well as to verify possible differences between practitioners and black belts. The Brazilian version of Motives for Physical Activity Measure Revise (MPAM‐R) was used. The Friedman test and the Mann‐Whitney test with Bonferroni correction were used in the statistical analysis. The results show that “competence,” “enjoyment” and, “social” are the main reasons for taekwondo practice, but that the motives for practice did not differ between beginners and black belts. Thus, both novice and experienced taekwondo practitioners are intrinsically motivated.
  • Association between physical activity practices and academic performance of Chilean elementary and middle school students Artigo Original

    Lima, Josivaldo de Souza; Martins, João; Marques, Adilson; Yáñez‐Silva, Aquiles

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo do estudo foi analisar a associação entre a prática de atividade física e o desempenho acadêmico (DA) de estudantes do ensino fundamental e médio da cidade de Talca, Chile. Foram avaliados 2.094 (52,1% sexo feminino) crianças e adolescentes de ambos os sexos, de 12 a 19 anos (média de 16,1 ±1,7 anos). A prática de atividade física foi mensurada por questionário e o DA por meios das notas finais do 7° ano do ensino fundamental ao 4° ano do ensino médio nas disciplinas de matemática, biologia, educação física, inglês e castelhano. A regressão linear foi feita para avaliar a relação entre a prática de atividade física e o desempenho acadêmico. Os resultados mostram que a frequência nas disciplinas foi de 90%. A média das notas nas disciplinas foi acima de 4 (suficiente para passar de ano). Os escolares do sexo feminino apresentaram notas mais altas em biologia 5,80 ± 0,61, p = 0,001, inglês 5,88 ± 0,65, p = 0,01 e castelhano 5,91 ± 0,57, p < 0,001. Mais de 75% da amostra relataram fazer atividade física pelo menos três vezes na semana. Quando visualizamos o escore total de prática de atividade física, os estudantes eram estatisticamente mais ativos, 26,40 ± 6,12 p = 0,001, do que as estudantes, 25,54 ± 5,97, e quando associamos com desempenho acadêmico nas disciplinas citadas anteriormente, encontramos associação positiva com a disciplina de matemática no sexo masculino. [F(6; 857) = 8,180, p = 0,039; t(857) = 2,068, p = 0,039]. Os resultados da regressão linear revelaram associação entre o score total de atividade física (25,96 ± 6,06) e desempenho acadêmico na disciplina de matemática apenas no sexo masculino β= 0,07, estatisticamente significante p = 0,039. Conclui‐se que estudantes do sexo masculinos com maior score de atividade física têm melhor desempenho acadêmico na disciplina de matemática, mas não em biologia, educação física, inglês e castelhano.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El objetivo de este estudio fue analizar la asociación entre la práctica de actividad física y el rendimiento académico (RA) de estudiantes de enseñanza básica y media de la ciudad de Talca, Chile. Se evaluó a 2.094 niños y adolescentes de ambos sexos (el 52,1% de sexo femenino), de 12 a 19 años (media de edad de 16,1 ± 1,7). La práctica de actividad física fue medida por un cuestionario y el RA por medio de las notas finales desde el 7.° año de enseñanza básica hasta el 4.° año de enseñanza media en las asignaturas de matemáticas, biología, educación física, inglés y castellano. Se llevó a cabo la regresión lineal para evaluar la relación entre la práctica de actividad física y el rendimiento académico. Los resultados muestran que la frecuencia en las asignaturas fue del 90%. El promedio de las notas en las asignaturas fue sobre 4 (suficiente para ser promovido). Los escolares del sexo femenino presentaron notas más altas en biología (5,80 ± 0,61; p = 0,001), inglés (5,88 ± 0,65; p = 0,001) y castellano (5,91 ± 0,57; p < 0,001). Más del 75% de la muestra realizaba alguna actividad física, por lo menos, 3 veces a la semana. Cuando visualizamos la puntuación total de la práctica de actividad física, los estudiantes del sexo masculino eran estadísticamente más activos (26,40 ± 6,12; p = 0,001) que las estudiantes del sexo femenino (25,54 ± 5,97) y, cuando asociamos el rendimiento académico con las asignaturas citadas anteriormente, encontramos asociación positiva con la asignatura de matemáticas en el sexo masculino [F(6; 857) = 8,180; p = 0,039; t(857) = 2,068; p = 0,039]. Los resultados de la regresión lineal revelaron asociación entre la puntuación total de actividad física (25,96 ± 6,06) y rendimiento académico en la asignatura de matemáticas apenas en el sexo masculino (β = 0,07), estadísticamente significativo (p = 0,039). La conclusión es que los estudiantes del sexo masculino con mayor puntuación de actividad física poseen mejor rendimiento académico en la asignatura de matemáticas pero no en biología, educación física, inglés y castellano.

    Abstract in English:

    Abstract The present study sought to analyze the associations of physical activity and academic achievement of middle school students from the city of Talca, Chile. A total of 2,094 (52,1% female) children and adolescents, boys and girls from 12 to 19 years old, participated in the study. The physical activity was measured by questionnaire. Data on students’ academic achievement was obtained through consulting the school official documents about the final year grades in Mathematics, Biology, Physical Education, English and Spanish. A linear regression analysis was performed to evaluate the associations of physical activity and academic achievement. The results show that the students’ attendance across subjects was 90%. The mean of all subjects was above 4 (enough to have success and to move on for the next school year). Girls had the higher grades in biology 5,80 ± 0,61, p = 0.001, English 5,88 ± 0,65, p = 0.01 e Spanish 5,91 ± 0,57, p < 0.001. More that 75% of the sample mentioned to practice physical activity at least three times per week. Boys were significantly more active than girls (26,40 ± 6,12 and 25,54 ± 5,97 p = 0.001). Among boys, physical activity was positively associated with their mathematics grades [F(6; 857) = 8,180, p = 0.039; t(857) = 2,068, p = 0.039]. The linear regression results only revealed a significant association between the physical activity score (25,96 ± 6,06) and mathematics grades for boys (β= 0,07; p = 0,039). These study results lead to the conclusion that boys with a higher physical activity score had a better academic achievement in mathematics, but not in biology, physical education, English and Spanish.
  • Psychophysiological profile and prediction equations for technical performance of football players Original Article

    Vaz, Marcelo S.; Ribeiro, Yuri S.; Pinheiro, Eraldo S.; Del Vecchio, Fabrício B.

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo foi correlacionar variáveis psicofisiológicas com desempenho técnico específico (STS). As STS foram coletadas durante dois jogos amistosos através de scout técnico. Salto contramovimento, concentração sanguínea de creatina quinase ([CK]), variabilidade da frequência cardíaca (HRV) e os escores de POMS e DALDA também foram acessados. Equações preditivas foram testadas e os escores de POMS e DALDA formaram modelos de regressão com significância estatística e coeficiente de determinação (r2) expressivo para as STS de finalização (r2 = 0,85), interceptação (r2 = 0,73), passe certo (r2 = 0,32), roubada de bola (r2 = 0,69) e perda de posse de bola (r2 = 0,35). Variáveis psicológicas foram capazes de predizer o desempenho técnico em STS coletadas em scout de partidas de futebol.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El objetivo fue correlacionar habilidades técnicas específicas (STS) con evaluaciones psicofisiológicas. Las STS de 15 jugadores de fútbol se recogieron mediante técnica de scouting de dos partidos. Salto contramovimiento, concentración sanguínea de creatina-cinasa, variabilidad de la frecuencia cardíaca y las puntuaciones de DALDA y POMS se obtuvieron 24 h después de ambos partidos. Se elaboraron ecuaciones predictivas y POMS y DALDA se ajustaron a los modelos con alto coeficiente de determinación (r2) para finalización (r2 = 0,85), interceptación (r2 = 0,73), pase correcto (r2 = 0,32), quite de balón (r2 = 0,69) y pérdida de balón (r2 = 0,35). Las variables psicológicas identificadas a través de POMS y DALDA han mostrado gran influencia en las STS.

    Abstract in English:

    Abstract The objective was to correlate specific technical skills (STS) with the psychophysiological performance. STS from 15 soccer athletes were collected by technical scouting of two matches. Countermovement jump, blood concentration of creatine kinase ([CK]), heart rate variability (HRV) and the scores of DALDA and POMS were also obtained 24 h after both matches. Predictive equations were elaborated, and POMS and DALDA scores were the only variables which fits the models for STS with high coefficient of determination (r2) for finalization (r2 = 0.85), interception (r2 = 0.73), pass right (r2 = 0.32), tackling (r2 = 0.69) and loss of ball (r2 = 0.35). The psychological variables identified through POMS and DALDA have shown greater influence on the STS.
  • Reasons for the practice of physical activities in an fitness zone from Paranagua, Brazil Artigo Original

    Mathias, Naegeli Gomes; Melo, Jarbas; Szkudlarek, Ariani Cavazzani; Gallo, Luiza Herminia; Fermino, Rogério César; Gomes, Anna Raquel Silveira

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Objetivo Avaliar o perfil e os fatores motivacionais dos frequentadores de uma academia ao ar livre (AAL). Metodologia Entrevistaram‐se 64 frequentadores da AAL do Aeroparque de Paranaguá‐PR, entre 18 e 60 anos, que responderam sobre perfil saúde/doença, antropométrico, social, nível de atividade física e o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física e Esportiva (Imprafe‐132). Fez‐se análise estatística descritiva e inferencial (p < 0,05). Resultados e conclusão A maioria dos frequentadores era adulto jovem (85,9%), sexo masculino (56,2%), ativo fisicamente (81,2%) e com excesso de peso (54,6%). As principais motivações foram prazer (83 ± 13%) e saúde (79,8 ± 11,7%).

    Abstract in Spanish:

    Resumen Objetivo Evaluar el perfil y las motivaciones en un gimnasio al aire libre (GAL). Métodos Se entrevistó a 64 participantes, entre 18 y 60 años, que asisten al GAL del Aeroparque de Paranaguá, sobre salud/enfermedad, perfiles antropométricos y sociales, nivel de actividad física y motivaciones para la práctica de actividades físicas y deportivas (IMPRAFE‐132). Se realizo análisis estadístico descriptivo e inferencial (p < 0,05). Resultados y conclusión A partir de los resultados encontrados se puede concluir que la mayoría de los asistentes eran adultos jóvenes (85,9%), hombres (56,2%), físicamente activos (81,2%) y con sobrepeso (54,6%). Las principales motivaciones fueron la alegría (83 ± 13) y la salud (79,8 ± 11,7).

    Abstract in English:

    Abstract Objective To evaluate the profile and the reasons to attend an Fitness Zone. Methods We interviewed 64 participants from Aeroparque of Paranaguá‐PR, 18‐60 years‐old,about health/disease, anthropometric and social profiles, level of physical activity (PA)and the Inventory Motivation to Regular Physical Activity and Sports (IMPRAFE‐132). Descriptive and inferential statistical analysis were performed (p < 0.05). Results and conclusions The outcomes might conclude that the most part of participants was young adults (85.9%), males (56.2%), physically active (81.2%) and overweight (54.6%). The main motivations were joy (83 ± 13) and health (79.8 ± 11.7).
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