ARTIGO ORIGINAL Disability and Intersectionality: (Re)thinking Physical Education and teachers with disabilities Santos, Fabrício de Paula Abstract in Portuguese: RESUMO O artigo analisa o fenômeno da corpolatria na Educação Física, focando nos desafios enfrentados por professores com deficiência física. Este estudo é um ensaio teórico que utiliza uma abordagem crítica, investigando como os marcadores sociais de diferença geram opressão e exclusão, a partir da interseccionalidade. O ensaio reflete a temática com base na conceituação teórica da interseccionalidade e em resultados de pesquisas recentes. Evidenciam-se estigmas e preconceitos contra esses profissionais. Conclui-se que valorizar a diversidade corporal e a competência profissional é crucial para promover um ambiente inclusivo e equitativo na Educação Física.Abstract in Spanish: RESUMEN El artículo analiza el fenómeno de la corpolatría en Educación Física, centrándose en los desafíos que enfrentan los docentes con discapacidad física. Este estudio es un ensayo teórico que utiliza un enfoque crítico, investigando cómo los marcadores sociales de diferencia generan opresión y exclusión, a partir de la interseccionalidad. El ensayo refleja la temática a partir de la conceptualización teórica de la interseccionalidad y resultados de investigaciones recientes. Los estigmas y prejuicios contra estos profesionales son evidentes. Se concluye que valorar la diversidad corporal y la competencia profesional es crucial para promover un ambiente inclusivo y equitativo en la Educación Física.Abstract in English: ABSTRACT The article analyzes the phenomenon of corpolatry in Physical Education, focusing on the challenges faced by teachers with physical disabilities. This study is a theoretical essay that uses a critical approach, investigating how social markers of difference generate oppression and exclusion, based on intersectionality. The essay reflects the theme based on the theoretical conceptualization of intersectionality and results of recent research. Stigmas and prejudices against these professionals are evident. It is concluded that valuing body diversity and professional competence is crucial to promoting an inclusive and equitable environment in Physical Education. |
ERRATA ERRATA: Contribuições dos jogos eletrônicos na formação de professores de educação física |