Accessibility / Report Error

Editorial

EDITORIAL

Iniciamos mais um ano e novo volume, o quadragésimo segundo. Com ele, trazemos a perspectiva de a RBCF se constituir, cada vez mais, em veículo de divulgação científica da área de Ciências Farmacêuticas no Brasil.

Abrangendo pesquisas das áreas de fármacos, medicamentos e alimentos, difundem-se os conhecimentos gerados ou aplicados nas Universidades e Institutos de pesquisa do País. Há que se estimular, também, os trabalhos de qualidade na área de Análises Clínicas, cuja contribuição é inconteste no campo da Farmácia.

O estado da arte em temas de relevância e atuais, como probióticos e prebióticos, além da influência da cafeína no esporte e a importância dos sistemas de liberação em Odontologia, é apresentado nas respectivas revisões. Estas mostram, ademais, seu caráter multidisciplinar, integrando autores de diferentes áreas e instituições diversas.

A multidisciplinaridade, própria das Ciências Farmacêuticas, é, também, identificada nos trabalhos originais. Estes abordam desde a atividade e composição química de extratos de plantas medicinais, até processos de biofarmacotécnica, com ênfase em formas avançadas de liberação de fármacos. Também, tratamento experimental ou terapêutico com associações de fármacos mereceu estudos divulgados no presente número, refletindo a tendência de se utilizar terapias combinadas para se atingir determinados alvos de forma plena, analisando os riscos e os benefícios. Composição química e estudos bioquímicos de alimentos somam-se às outras publicações, assim como métodos mais precisos de controle de fármacos e medicamentos e estudos de processos unitários, importantes na tecnologia e na biotecnologia.

Como em outros números, incluem-se neste reflexões e estudos acerca da assistência farmacêutica, tendência da atuação do farmacêutico, que se fortificou com as mudanças curriculares. A publicação de artigos originais nessa área é importante para se estabelecer completamente o caráter científico do qual se deseja vê-la amparada.

A qualidade da RBCF depende não só dos autores, que a escolhem como forma de melhor divulgar os seus trabalhos, como também dos revisores, que, cada vez mais, tem-se aprimorado no rigor com que analisam os artigos submetidos. Não raro, os próprios autores manifestam seu agradecimento a esses incansáveis assessores, pelo enriquecimento que propiciaram a suas publicações, graças às críticas construtivas por eles realizadas.

Justificamos, pelo rigor e pelas necessidades de correções e reestruturações, que consomem períodos prolongados de tempo dos revisores e dos autores, bem como por fatos alheios a nossa vontade, os atrasos que porventura tenham ocorrido. Estamos trabalhando para que estes contratempos sejam reduzidos ao mínimo.

Uma vez mais, agradecemos à Secretaria e à Comissão de Publicações, pelo empenho a cada número e pela contribuição, com novas idéias, que estaremos implementando ao longo desse ano.

Aguardamos sua contribuição em mais esse ano de trabalho!

Elizabeth Igne Ferreira

Editora Científica

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Jul 2006
  • Data do Fascículo
    Mar 2006
Divisão de Biblioteca e Documentação do Conjunto das Químicas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Lineu Prestes, 950 , Caixa Postal 66083 , 05315-970 - São Paulo - SP - Brasil , Tel.: (011) 3091.3804 , Fax: (011) 3097.8627 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjps@usp.br