RESUMO
Introdução:
A busca pela aprendizagem de técnicas cirúrgicas dentro da sala de operação está vinculada a dificuldades, como a redução do tempo de ensino pelos cirurgiões e problemas éticos. Já foram elaborados modelos para facilitar a prática de técnicas cirúrgicas, contudo de custo elevado, difícil acesso e com complicações éticas e morais. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um modelo sintético, inédito e prático para o treinamento das técnicas de retalho cutâneo, formulado para ser de fácil reprodução e de baixo custo, permitindo sua exequibilidade.
Métodos:
No modelo foi utilizado malha, esponja para lavagem de carro, elástico de látex, pincel de ponta fina, bisturi e instrumentos cirúrgicos de sutura. A malha é fixada pelo elástico sobre a superfície da esponja, simulando pele e subcutâneo. Desenha-se, então, o retalho a ser feito na superfície do tecido.
Resultados:
O modelo criado mostrou-se satisfatório, visto que aprimora o manuseio de instrumentos cirúrgicos e o aprendizado da técnica de retalho proposta, além de ter demonstrado boa elasticidade e resistência a tração. Nas faculdades de medicina percebe-se uma carência na abordagem de temas importantes da cirurgia plástica. Ressalta-se a importância de modelos de baixo custo e de fácil execução, como o supracitado, para facilitar a aprendizagem de estudantes interessados no assunto, buscando cumprir a função educacional sem romper princípios éticos.
Conclusão:
O modelo proposto é uma excelente forma de treinamento por apresentar benefícios logísticos e instrutivos, facilitando a aprendizagem, sem causar prejuízo aos animais.
Descritores:
Simulação; Capacitação; Educação médica; Retalhos cirúrgicos; Procedimentos cirúrgicos reconstrutivos.