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O Liberalismo Político e a República dos Modernos: a crítica de Benjamin Constant ao conceito rousseauniano de soberania popular1 1 Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e doutorando em Ciência Política na mesma instituição. Trabalha nas áreas de teoria política e história do pensamento político, com ênfase na mudança conceitual do vocabulário político da modernidade a partir das revoluções dos séculos XVIII e XIX, com ênfase especial em Inglaterra, França e Brasil. Autor de uma dissertação de mestrado sobre a crítica de Edmund Burke ao conceito de direito natural. Atualmente trabalha em tese sobre a teoria da história do liberalismo pós-revolucionário francês e na tradução da obra de Pierre Rosanvallon. E-mail: <phpcassimiro@gmail.com>.

Political Liberalism and the Modern Republic: Benjamin Constant’s critics on Rousseau’s sovereignty of the people concept

Resumo

Partindo da leitura crítica do conceito rousseauniano de soberania do povo, Benjamin Constant irá formular uma teoria que estabelece a existência de uma autoridade social limitada e regulada por instituições constitucionais como condição absoluta da sobrevivência da liberdade conquistada com a revolução. Constant legará ao liberalismo francês um topos central, qual seja, o da incapacidade da liberdade republicana clássica em dar conta de formular uma solução institucional para a complexa sociedade comercial da Europa das luzes, mas também a compreensão de uma interpretação da história como progresso da civilização cujo sentido acentua a premência da dimensão da sociedade civil sobre a dimensão da política. Assim, pretendemos demonstrar como o liberalismo de Constant legitima o regime representativo, por meio de uma crítica ao princípio do republicanismo rousseauniano-jacobino e de uma teoria progressiva da história.

Palavras-chave:
revolução; liberalismo; soberania do povo; progresso.

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