Acessibilidade / Reportar erro

Os ciclos do presidencialismo de coalizão e seus determinantes político-econômicos 1 1 Artigo resultante do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Ciência Política pela UFPE, orientado pelo Prof. Dr. Marcus André Melo. Agradecimentos especiais são voltados aos membros da banca: Ernani Carvalho (UFPE) e especialmente Mariana Batista (UFPE), a qual acompanhou parte do processo de elaboração do artigo. Agradeço também aos pareceristas da Revista Brasileira de Ciência Política (RBCP), colegas e professores do Departamento de Ciência Política da UFPE, pelas críticas e sugestões ao trabalho. , 2 2 Versões similares foram apresentadas no 9º Congresso Latino-americano de Ciência Política da Associação Latino-americana de Ciência Política (Alacip), no painel “Executivos, Coalizões e Capacidade Decisória no Brasil” (Montevidéu, UR - julho/2017) e no Grupo de Trabalho (GT) “O Presidencialismo de Coalizão Brasileiro”, do 41º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) (Caxambu, MG - outubro/2017).

The coalitional presidentialism cycles and its political-economic determinants

Resumo

Quais seriam os determinantes político-econômicos da instabilidade intracoalizão? Segundo Abranches (2014), essa instabilidade seria determinada pela força de atração presidencial, a qual é motivada por fatores políticos e macroeconômicos. Assim, o objetivo deste artigo é verificar empiricamente no Brasil a relação entre os fatores da força de atração presidencial e o apoio parlamentar da coalizão. Foram realizadas análises com dados em painel de 1995 a 2014, por meio de métodos lineares (efeitos fixos/aleatórios) e GMM. Observou-se que a diminuição do PIB causa diminuição do apoio parlamentar, bem como uma maior popularidade presidencial causa maior disciplina da coalizão. A relação entre apoio parlamentar e inflação não foi confirmada. Além disso, ressalta-se as tendências de oscilações das variáveis e sua coincidência com a ocorrência de crises políticas. Os resultados apontam a influência de fatores político-econômicos sobre o apoio parlamentar da coalizão, corroborando algumas proposições de Abranches.

Palavras-chave:
presidencialismo de coalizão; ciclos; instabilidade; dados em painel

Universidade de Brasília. Instituto de Ciência Política Instituto de Ciência Política, Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro - Gleba A Asa Norte, 70904-970 Brasília - DF Brasil, Tel.: (55 61) 3107-0777 , Cel.: (55 61) 3107 0780 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbcp@unb.br