Acessibilidade / Reportar erro

Novos atores políticos de esquerda nas redes sociais: o uso do Facebook pelas lideranças do Podemos e do Bloco de Esquerda

New leftist political actors on social networks: the use of Facebook by the leaderships of Podemos and Bloco de Esquerda

RESUMO:

Este artigo tem por objetivo analisar as estratégias de comunicação digital utilizadas pelas lideranças do partido-movimento espanhol Podemos e do partido português Bloco de Esquerda a partir da análise das publicações de páginas das lideranças no Facebook. Com lideranças jovens inseridas na dinâmica das redes, Podemos e Bloco de Esquerda utilizam as redes sociais para transmitir conteúdo político sem a mediação dos canais de imprensa. A partir da análise de 200 mensagens mais engajadas nas páginas, entre julho de 2016 e abril de 2018, identificou-se os principais temas e recursos utilizados. Os resultados indicam que as lideranças do Podemos obtêm maior engajamento e alcance em suas publicações que as representantes portuguesas. O estudo também permitiu identificar estratégias discursivas e formas de apropriação do Facebook na ação política dessas lideranças políticas emergentes.

Palavras-chaves:
Bloco de Esquerda; Comunicação Política; Facebook; Liderança Política; Podemos

Universidade de Brasília. Instituto de Ciência Política Instituto de Ciência Política, Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro - Gleba A Asa Norte, 70904-970 Brasília - DF Brasil, Tel.: (55 61) 3107-0777 , Cel.: (55 61) 3107 0780 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbcp@unb.br