Logomarca do periódico: Revista Brasileira de Ciência Política

Open-access Revista Brasileira de Ciência Política

Publicação de: Universidade de Brasília. Instituto de Ciência Política
Área: Ciências Humanas
Versão impressa ISSN: 0103-3352
Versão on-line ISSN: 2178-4884
Creative Common - by 4.0

Sumário

Revista Brasileira de Ciência Política, Volume: 43, Publicado: 2024
Ordenar publicações por

Revista Brasileira de Ciência Política, Volume: 43, Publicado: 2024

Document list
ARTIGO ORIGINAL
“Descomemorando” o desastre no Rio Doce: táticas, performances e enquadramentos Carlos, Euzeneia Pereira, Matheus Mazzilli

Resumo em Português:

Resumo: Excluídos da participação no sistema de governança do desastre no Rio Doce, movimentos sociais e organizações civis promoveram uma onda de protestos a partir de 2015. Como as táticas, performances e enquadramentos adotados nesse ciclo se relacionaram e se transformaram ao longo do tempo? De que forma as demandas por reparação foram expressas e dramatizadas publicamente nesses protestos? Para responder essas questões, aliamos o método da Análise de Eventos de Protesto (AEP) a uma análise compreensiva das performances e enquadramentos presentes em táticas extrainstitucionais reportadas pela mídia e realizadas no Espírito Santo entre 2015 e 2019, com ênfase nos meses de novembro, nos quais é “descomemorado” o aniversário do desastre. Os resultados indicam que táticas, performances e enquadramentos articulam-se e variam longitudinalmente diante da reação de autoridades e opositores no confronto político, e de acordo com os “gostos por táticas” dos atores predominantes no ciclo.

Resumo em Espanhol:

Resumen: Excluidos de participar en el sistema de gobernanza del desastre del Rio Doce, los movimientos sociales y las organizaciones civiles promovieron una ola de protestas a partir de 2015. ¿Cómo se relacionaron y transformaron con el tiempo las tácticas, representaciones y marcos adoptados en este ciclo? ¿Cómo se expresaron y dramatizaron públicamente las demandas de reparación en estas protestas? Para responder a estas preguntas, combinamos el método de Análisis de Eventos de Protesta (AEP) con un análisis integral de las performances y marcos presentes en tácticas extrainstitucionales reportadas por los medios y realizadas en Espírito Santo entre 2015 y 2019, con énfasis en los meses de noviembre, en el que se cumple el aniversario “desconmemoración” del desastre. Los resultados indican que las tácticas, las representaciones y marcos se articulan y varían longitudinalmente en respuesta a la reacción de autoridades y opositores en la confrontación política, y según los “gustos por la táctica” de los actores predominantes en el ciclo.

Resumo em Inglês:

Abstract: Social movements and civil organizations were excluded from the governance system for the reparation and compensation of the damages caused by the Rio Doce disaster. In response, they promoted a wave of protest beginning in 2015. How were the tactics, performances and frames adopted during this protest cycle related to each other and how did they change over time? How did protesters publicly express and dramatize their demands for reparations? To answer these questions, we combined the Protest Event Analysis (PEA) with a comprehensive study of the frames and performances presented during extra institutional events reported by the media in the state of Espírito Santo from 2015 to 2019. We paid particular attention to activities taking place during each November, when the anniversary of the disaster is “uncelebrated”. The results indicate that tactics, performances, and frames are interrelated and vary longitudinally in response to the reaction of authorities and opponents in the context of ongoing political contention. They also change in accordance with the “taste in tactics” of the predominant actors in the cycle of protest.
ARTIGO ORIGINAL
Por uma nova agenda de revisão crítica do duplo construto lasswelliano policy science e policy orientation: democracia, pragmatismo e criticidade Boullosa, Rosana de Freitas

Resumo em Português:

Resumo: A relevância de Harold Lasswell para os estudos de políticas públicas é inegável. A sua extensa pesquisa estimulou muitas novas contribuições, particularmente em relação ao duplo construto policy science e policy orientation. Embora seja amplamente reconhecido como o ponto de partida para um novo campo do conhecimento, o duplo construto não vinha sendo estudado em profundidade há muito tempo. No entanto, tem havido um ressurgimento recente do interesse neste tópico, com implicações ontológicas para o campo. Ao rever a literatura, defendo que este novo debate pode ser entendido através de três lentes analíticas: democracia, pragmatismo e criticidade. Essa exploração tem potencial para ampliar as oportunidades de pesquisa e ensino no contexto brasileiro.

Resumo em Espanhol:

Resumen: La relevancia de Harold Lasswell para los estudios de políticas públicas es innegable. Su extensa investigación ha estimulado muchas contribuciones nuevas, especialmente en relación al doble constructo policy science y policy orientation. Aunque se le reconoce ampliamente como el punto de partida de un nuevo campo de conocimiento, el doble constructo no ha sido estudiado en profundidad durante mucho tiempo. Sin embargo, ha habido un resurgimiento reciente de interés en este tema, lo cual tiene implicaciones ontológicas para el campo. Al revisar la literatura, sostengo que este nuevo debate puede entenderse a través de tres lentes analíticas: democracia, pragmatismo y criticidad. Esta exploración tiene el potencial de ampliar las oportunidades de investigación y enseñanza en el contexto brasileño.

Resumo em Inglês:

Abstract: The relevance of Harold Lasswell for public policy studies is undeniable. His extensive research has stimulated many new contributions, particularly in relation to the concepts of policy science and policy orientation. While he is widely acknowledged as the starting point for a new field of knowledge, the dual construct has not been studied in depth for a long time. However, there has been a recent resurgence of interest in this topic, which has ontological implications for the field. By reviewing the literature, I argue that this new debate can be understood through three analytical lenses: democracy, pragmatism, and criticality. This exploration has the potential to expand research and teaching opportunities in the Brazilian context.
ARTIGO ORIGINAL
Impactos de ações rent-seeking sobre o orçamento público: o efeito do caso “Máfia das Ambulâncias” nos municípios mato-grossenses Almeida-Santos, Paulo Sérgio Mendes, Nara Cristina Ferreira Matias-Pereira, José

Resumo em Português:

Resumo: As discussões em torno da política orçamentária discricionária têm evidenciado que seu uso agressivo pode acarretar impactos negativos no desenvolvimento econômico. Neste estudo, investigamos essa política como uma consequência de práticas rent-seeking, examinando empiricamente seu efeito sobre o orçamento público, maiormente na dimensão dos gastos na área da saúde realizados pelos municípios de Mato Grosso, durante o escândalo da “Máfia das Ambulâncias” (2001 a 2006). Nossos resultados apontam para um aumento significativo nas medidas de política orçamentária discricionária durante o caso de corrupção, principalmente entre os municípios envolvidos, sugerindo uma maior agressividade na execução do orçamento das despesas na função de saúde. Além disso, nossas descobertas destacam que o uso excessivo dessa política pode não apenas prejudicar o estado atual da economia, mas também ter impactos negativos nos indicadores de desenvolvimento social. Em suma, quanto mais os gastos públicos ultrapassam um nível ótimo, mais danos tendem a causar à saúde da população local. Essa relação entre a política orçamentária discricionária e o IFDM-Saúde foi claramente observado no contexto da “Máfia das Ambulâncias”.

Resumo em Espanhol:

Resumen: Las discusiones sobre la política presupuestaria discrecional han destacado su potencial impacto negativo en el desarrollo económico. Este estudio examina cómo la política presupuestaria discrecional, como consecuencia de prácticas de rent-seeking, afecta los gastos en el área de la salud de los municipios de Mato Grosso, durante el escándalo de la “Mafia de las Ambulancias” (2001 a 2006). Nuestros hallazgos revelan un aumento significativo en la aplicación de políticas presupuestarias discrecionales durante este caso de corrupción, particularmente entre los municipios involucrados, indicando una mayor agresividad en la asignación de presupuesto en salud. Además, encontramos que el uso excesivo de esta política no solo perjudica la economía actual, sino que también tiene efectos negativos en los indicadores de desarrollo social. En resumen, nuestros resultados sugieren que un aumento en los gastos públicos por encima de un nivel óptimo puede dañar la salud de la población local. Esta relación entre la política presupuestaria discrecional y el IFDM-Salud fue claramente observado en el contexto de la “Mafia de las Ambulancias”.

Resumo em Inglês:

Abstract: Discussions on discretionary fiscal policy often underscore its potential negative impacts on economic development. This study examines the consequences of such policies in the context of rent-seeking practices, particularly focusing on healthcare expenditures by municipalities in Mato Grosso during the “Ambulance Mafia” scandal (2001 to 2006). Our empirical analysis reveals a significant increase in discretionary fiscal measures during the corruption case, particularly among implicated municipalities, indicating heightened budget execution for healthcare expenses. Importantly, our findings underscore that excessive use of this policy not only harms the economy but also adversely affects social development indicators. In summary, excessive public spending beyond an optimal threshold correlates with detrimental effects on local population health. This relationship between discretionary budgetary policy and IFDM-Health was evident in the context of the “Ambulance Mafia.”
ARTIGO ORIGINAL
Ideologia de gênero e crise da democracia na América Latina em debates legislativos no Brasil e no Uruguai Rezende, Daniela Leandro Elias, Maria Lígia Ganacim Granado

Resumo em Português:

Resumo: Este artigo apresenta uma análise comparativa dos movimentos antigênero na América Latina, com foco no Brasil e no Uruguai, e tem o objetivo de investigar como esses se relacionam com processos de desdemocratização. Metodologicamente, foram analisados, a partir da técnica de análise de conteúdo temática (Bardin, 2016), discursos proferidos em câmaras legislativas dos dois países sobre a denominada “ideologia de gênero” na década de 2010. Como resultados, identifica-se que a atuação via poder legislativo tem sido uma estratégia compartilhada dos movimentos antigênero, especialmente com o objetivo de fundar e/ou fortalecer as bases religiosas para avançar nas agendas conservadoras e restringir direitos. No entanto, o sucesso dessa estratégia varia de país para país. Observam-se semelhanças entre os casos brasileiro e uruguaio, mas os movimentos são mais robustos no Brasil. Este trabalho junta-se a uma série de debates que identificam nas questões de gênero um eixo estruturante do processo de desdemocratização pelo qual passam distintas democracias contemporâneas e aponta para o fato de que o posicionamento daqueles que são contrários à ideologia de gênero não se restringe a um debate no campo dos costumes, mas, principalmente, estabelece-se no campo da disputa em torno dos valores democráticos e do próprio sentido da democracia.

Resumo em Inglês:

Abstract: This article presents a comparative analysis of anti-gender movements in Latin America, focusing on Brazil and Uruguay, investigating how they relate to de-democratization. Methodologically, speeches given in legislative chambers of both countries about the so-called “gender ideology” in the decade of 2010 were thematically analyzed, using the thematic content analysis technique (Bardin, 2016). The article demonstrates that action through the legislature has been a common strategy among anti-gender movements, particularly aimed at establishing and/or strengthening religious foundations to promote conservative agendas and curtail rights. Nevertheless, the success of this strategy varies across countries. While there are similarities between the Brazilian and Uruguayan cases, the movements exhibit greater resilience in Brazil. This study contributes to a broader discussion that identifies gender issues as a pivotal axis in the process of de-democratization witnessed in various contemporary democracies. It underscores the fact that opposition to gender ideology extends beyond mere cultural debates, it is mainly established in the field of the dispute over democratic values and the very meaning of democracy.
ARTIGO ORIGINAL
Desmonte da Política de Assistência Social no Brasil pós 2016: uma tragédia anunciada Bronzo, Carla Araújo, Edgilson Tavares de

Resumo em Português:

Resumo: O artigo analisa o processo de desmonte das políticas de assistência social no Brasil a partir de 2016 e com mais intensidade a partir de 2019, identificando as formas como tal desmonte se manifestou e as estratégias utilizadas. Foi realizada uma revisão bibliográfica e uma roda de conversa com três servidoras públicas federais atuantes no órgão gestor federal da política no período analisado. Os resultados apontam que o desmonte foi programático e, ao mesmo tempo, pautado por intenções de afetar sistemicamente a política. Foram utilizados os quatro tipos de estratégias de desmonte, observando que estas afetaram a política e suas ofertas, tanto em termos de densidade quanto de intensidade. Notam-se as consequências perversas do desmonte para a provisão dos serviços nos níveis municipais, em um contexto de agravamento da fome e das vulnerabilidades sociais.

Resumo em Inglês:

Abstract: The article analyzes the process of dismantling social assistance policies in Brazil, since 2016 and, more intensely, since 2019, identifying how it occurred and the strategies employed. In addition to a review of secondary sources, the study involved a focus group with three federal public servants working in the federal policy management body during the period. The results indicate that the dismantling was programmatic and, at the same time, intended to systemically affect policies. The four types of dismantling strategies were used and affected social assistance policies and services, both in terms of density and intensity, with perverse consequences for municipal service provision, in a context of the increased hunger and social vulnerability.
ARTIGO ORIGINAL
Legitimidade democrática: análise qualitativa da percepção do eleitorado no governo Bolsonaro Estrella, Thais Borba, Felipe

Resumo em Português:

Resumo: A eleição de Jair Bolsonaro em 2018, marcada pela ascensão global de líderes populistas de extrema direita, coincidiu com o declínio dos indicadores de apoio e satisfação com a democracia na América Latina. Diante desse contexto, este estudo explora o estado atual da legitimidade democrática no Brasil, introduzindo a abordagem qualitativa na agenda de pesquisas nacionais sobre o tema. Por meio de grupos focais online conduzidos em abril de 2021 com 62 eleitores da cidade do Rio de Janeiro, o objetivo foi verificar quatro dimensões da legitimidade: apoio aos princípios fundamentais do regime; apoio às instituições do regime; avaliação do desempenho do regime; e apoio aos atores políticos. Os resultados revelam que, embora a maioria dos participantes valorize o voto, as eleições e a participação política, grande parte demonstra atitudes negativas em relação aos partidos políticos, instituições políticas e eleitorais, especialmente quanto ao processo eleitoral. A percepção de corrupção se destaca como um fator determinante para as opiniões negativas. Além disso, observou-se que partidários de Bolsonaro e Haddad apresentam diferentes níveis de avaliação do governo. De forma geral, os resultados corroboram a literatura que aponta para altos níveis de apoio difuso aos princípios do regime entre os eleitores, contrastando com baixos níveis de apoio específico às instituições e autoridades políticas.

Resumo em Inglês:

Abstract: The election of Jair Bolsonaro in 2018, marked by the global rise of far-right populist leaders, coincided with a decline in indicators of support and satisfaction with democracy in Latin America. In this context, this study explores the current state of democratic legitimacy in Brazil, introducing a qualitative approach to the national research agenda on the topic. Through online focus groups conducted in April 2021 with 62 voters from the city of Rio de Janeiro, the objective was to verify four dimensions of legitimacy: support for the fundamental principles of the regime; support for the regime’s institutions; assessment of the regime’s performance; and support for political actors. The results reveal that, while most participants value voting, elections, and political participation, a large part of them demonstrate negative attitudes towards political parties, political and electoral institutions, especially regarding the electoral process. The perception of corruption stands out as a determining factor for negative opinions. In addition, it was observed that supporters of Bolsonaro and Haddad have different levels of evaluation of the government. In general, the results corroborate the literature that points to high levels of diffuse support for the principles of the regime among voters, in contrast to low levels of specific support for political institutions and authorities.
ARTIGO ORIGINAL
Teste de teoria de Relações Internacionais em Process Tracing: uma estruturação prática a partir do Novo Liberalismo Farias, Igor Henriques Sabino de Ribeiro, Miguel Mikelli Medeiros, Marcelo de Almeida

Resumo em Português:

Resumo: Este trabalho tem como propósito introduzir e aprofundar a aplicação do método de Process Tracing (PT) na análise de estudos de caso como teste de teoria em Relações Internacionais (RI), focando especialmente em pesquisadores brasileiros. Inspirado pelo crescente uso e importância do PT, visa oferecer uma estrutura para sua utilização na modalidade de teste de teoria, auxiliando aqueles que buscam adaptar teorias de RI para avaliar casos específicos. Utilizando como exemplo a institucionalização da US Commission on International Religious Freedom (USCIRF) nos Estados Unidos, o artigo se baseia na estruturação do método para sistematizar o teste da teoria do Novo Liberalismo de Moravcsik (1997). O texto apresenta o caso de forma estruturada, demonstrando como o PT pode ser aplicado em estudos centrados na teoria. Além disso, oferece um mecanismo causal teórico específico sobre o lobby religioso institucionalizado da USCIRF. Este trabalho não se limita a ser um estudo de caso único, mas sim um esforço metodológico para orientar pesquisadores interessados em operacionalizar teorias de RI usando PT como teste de teoria. Com isso, busca-se aprimorar o rigor e a clareza na pesquisa qualitativa em RI, contribuindo para a crescente utilização do PT entre os pesquisadores brasileiros interessados nessa área, promovendo avanços significativos na compreensão dos mecanismos causais em contextos políticos complexos.

Resumo em Inglês:

Abstract: This article aims to introduce and delve into the application of the Process Tracing (PT) method in the analysis of single case studies as theory testing in International Relations (IR), focusing particularly on supporting Brazilian researchers. Inspired by the growing use and significance of PT, it seeks to provide a framework for its utilization in theory testing, aiding those seeking to adapt IR theories to evaluate specific cases. Using the institutionalization of the US Commission on International Religious Freedom (USCIRF) in the United States as an example, the paper is based on structuring the method to systematize Moravcsik’s (1997) New Liberalism theory. The text presents the case in a structured manner, demonstrating how PT can be applied in theory-centered studies. Additionally, it offers a specific theoretical causal mechanism concerning the institutionalized religious lobby of the USCIRF. This work is a methodological effort to guide researchers interested in operationalizing IR theories using PT as theory testing. It aims to enhance the rigor and clarity in qualitative research in IR, contributing to the growing use of PT among Brazilian researchers in this field, fostering significant advancements in understanding causal mechanisms in complex political contexts.
ARTIGO ORIGINAL
A estrada dos tijolos amarelos: Desafios e sugestões para produzir pesquisas qualitativas mais transparentes Domingos, Amanda Rocha, Virginia Marciano, Palloma

Resumo em Português:

Resumo: Por que e como produzir trabalhos qualitativos mais transparentes? Um sólido conjunto de trabalhos sobre pesquisa empírica sugere que pesquisadoras disponibilizem informações sobre procedimentos e decisões tomadas durante a sua construção. Nosso levantamento bibliográfico de 5.934 artigos, entre 1984 e 2020 no Brasil, identifica, através de análise automatizada de texto, uma prevalência dos estudos com abordagem qualitativa na Ciência Política e Relações Internacionais (CPRI) brasileiras, porém uma discreta discussão sobre transparência e ciência aberta na área. A fim de contribuir nesse debate, discutimos as dificuldades de implementar práticas de transparência nos estudos qualitativos e sugerimos um caminho comum para a criação de pesquisas qualitativas mais transparentes. Nosso objetivo foi mostrar para as pesquisadoras como colocar a transparência como um aspecto fundamental na pesquisa e onde buscar apoio para entender de que forma fazer uma pesquisa transparente de qualidade.

Resumo em Espanhol:

Resumen: ¿Por qué y cómo producir trabajos cualitativos más transparentes? Un sólido cuerpo de trabajos sobre investigación empírica sugiere que los investigadores pongan a disposición información sobre los procedimientos y las decisiones tomadas durante su construcción. Nuestro relevamiento bibliográfico de 5.934 artículos, entre 1984 y 2020 en Brasil, identifica, a través del análisis automatizado de textos, una prevalencia de estudios con abordaje cualitativo en Ciencia Política y Relaciones Internacionales (CPRI) brasileña, pero una discreta discusión sobre transparencia y ciencia abierta en el área. Para contribuir a este debate, discutimos las dificultades de implementar prácticas de transparencia en estudios cualitativos y sugerimos un camino común para crear una investigación cualitativa más transparente. Nuestro objetivo era mostrar a los investigadores cómo hacer de la transparencia un aspecto fundamental de su investigación y dónde buscar apoyo para comprender cómo llevar a cabo una investigación transparente de calidad.

Resumo em Inglês:

Abstract: Why should and how can qualitative research papers become more transparent? A solid body of empirical research work suggests that researchers should provide information on procedures and decisions made during the research process. We conducted a bibliographic review of 5,934 Brazilian articles published between 1984 and 2020, using automated text analysis. We identify a prevalence of qualitative studies in Brazilian Political Science and International Relations journals, but a little discussion on transparency and open science in the field. To contribute to this debate, we discuss the difficulties in implementing transparency practices in qualitative studies and suggest a common path for creating more transparent qualitative research. We aim to show researchers how to make transparency a fundamental aspect of research and where to look for support in understanding how to conduct high-quality, transparent research.
ARTIGO ORIGINAL
O controle presidencial sobre as nomeações para a alta burocracia federal: as regras formais de provimento e o papel da Casa Civil (2003-2019) Lameirão, Camila Romero

Resumo em Português:

Resumo: A prerrogativa do presidente de nomear os ocupantes dos cargos de direção do governo, entendida por alguns autores como a politização da burocracia, consiste em um recurso de poder estratégico que pode viabilizar o controle presidencial sobre a produção de políticas públicas, a estrutura administrativa, e formas de recompensa a apoiadores e aliados políticos. Considerando, então, estes diferentes interesses capazes de influenciar a composição de centenas de cargos desta natureza no Executivo, instiga-se investigar, em um primeiro passo, como o presidente controla as nomeações para os cargos centrais da burocracia. Com base em uma perspectiva de análise ainda pouco explorada nos estudos sobre o tema no Brasil, que ressalta o papel da estrutura de assessoramento presidencial no processo de provimento dos cargos de livre nomeação, este trabalho tem o objetivo exploratório de descrever e examinar, por meio de análise documental, as regras formais que regem o provimento da alta burocracia, detalhando as diferentes etapas deste processo, o escopo das atribuição delegadas aos órgãos da presidência e as formas de controle sobre as nomeações em diferentes governos. A conclusão aponta que os presidentes, ao longo do tempo, estruturaram uma capacidade de controle mais rigorosa, que favorece o escrutínio e a avaliação das indicações antes de proceder à nomeação. Ao mesmo tempo, essa capacidade é suscetível à ampla discricionariedade do presidente.

Resumo em Inglês:

Abstract: The president’s prerogative to appoint top bureaucrats, understood by some authors as politicization, consists of a strategic power resource that can enable presidential control over policy production and over the government’s administrative structure, while rewarding political allies and supporters. Considering the multiple interests that influence appointments to hundreds of positions in the Executive, the first step is to investigate how the president controls bureaucratic appointments. Looking through an analytical lens that is still little explored in studies on political appointments in Brazil, which highlights the role of the presidential advisory structure in the appointment process, this paper aims to systematically analyze documents to describe and examine the process through which the Brazilian president nominates high-level federal appointees. In in the effort to understand how presidents can control nominations, we detail the scope of this decision-making attribution in different governments, exploring the formal rules and the different stages of this process. We conclude that presidents, over time, have established a greater ability to control the nomination process, favoring their capacity to scrutinize and assess them before proceeding with the appointment. At the same time, this capacity remains susceptible to presidential discretion.
ARTIGO ORIGINAL
Rage within the machine: engajamento e radicalização entre filiados e dirigentes partidários no Brasil Alves, Vinícius Silva Ribeiro, Pedro Floriano Assis, Pedro Paulo de Locatelli, Luís Gustavo Bruno

Resumo em Português:

Resumo: O que motiva o engajamento partidário em um cenário marcado pelo desgaste da imagem dos partidos políticos? Neste artigo, argumentamos que uma dimensão de natureza negativa atua como vetor relevante para a compreensão do engajamento em sistemas políticos contemporâneos, marcados pelo aprofundamento do descrédito dessas organizações junto à sociedade. A partir de dados observacionais e experimentais, coletados por meio de um survey inédito aplicado a membros de 32 partidos políticos brasileiros, examinamos como incentivos reconhecidos pela literatura condicionam a participação de filiados e dirigentes. Os resultados evidenciam que o ódio a um partido opera como um influente catalisador do engajamento, contribuindo para o debate sobre os desafios enfrentados por sistemas democráticos com a ascensão da extrema direita.

Resumo em Espanhol:

Resumen: ¿Cuáles son los vectores que impulsionan la participación partidaria en el contexto de una creciente desconfianza y hostilidad hacia los partidos políticos? En este artículo, sostenemos que un elemento dañino opera como un vector relevante para comprender la participación partidaria en los sistemas políticos contemporáneos, donde las organizaciones de partidos son vistas como actores ilegítimos a los ojos del público. Con base en datos observacionales y experimentales obtenidos a través de una encuesta sin precedentes que reunió respuestas de miembros de 32 partidos políticos brasileños, examinamos cómo los incentivos reconocidos en la literatura pueden condicionar la participación de miembros y líderes de partidos. Los principales resultados muestran que el odio contra un partido político puede ser un catalizador influyente para la participación en actividades del partido. Al reconocer esta característica contemporánea del activismo partidista, pretendemos contribuir al debate sobre los desafíos que enfrentan los sistemas democráticos con el ascenso de la extrema derecha.

Resumo em Inglês:

Abstract: What are the drivers of party engagement in the context of increasing distrust and hostility toward political parties? In this article we argue that hatred for political parties is a significant factor that influences party engagement in today’s political landscape, in which parties are often seen as illegitimate by the public. We collected observational and experimental data through an extensive survey of members of 32 Brazilian political parties to examine how incentives can condition the participation of party members and leaders. The study’s primary findings reveal that hatred against a political party can be a powerful driver of engagement. By highlighting this contemporary feature of party activism, we hope to contribute to the debate on the challenges that democratic systems face with the rise of the far right.
ARTIGO ORIGINAL
Navegando em guerras de território: perturbações na política da burocracia Santos, Vinicius

Resumo em Português:

Resumo: As guerras de território, que ocorrem dentro e entre agências governamentais, podem levar a conflitos e lutas de poder, pois envolvem competição por recursos, autoridade e influência. Este estudo tem como objetivo aprofundar a nossa compreensão das disputas intra-burocráticas no Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE). Com isso, nosso problema de investigação é: como as guerras territoriais afetam a dinâmica intra-burocrática? Afirmamos que o MRE não é um todo orgânico, mas sim um ambiente de disputas contínuas. Utilizando análise narrativa de política e uma análise de conteúdo temática, examinamos um conjunto de dados qualitativos que inclui entrevistas, memórias, capítulos de livros, testemunhos e declarações para aprofundar estas disputas. Através de uma estratégia de casos reveladores, selecionamos estrategicamente episódios para elucidar os fundamentos teóricos apresentados. Os resultados sugerem que a circulação funcional e as disputas são moldadas na construção de relações entre diplomatas ao longo das suas carreiras, e que as mudanças na política geram dinâmicas na circulação funcional desses atores.

Resumo em Espanhol:

Resumen: Las guerras territoriales, que se producen dentro de los organismos gubernamentales y entre ellos, pueden dar lugar a conflictos y luchas de poder, ya que implican la competencia por los recursos, la autoridad y la influencia. Este estudio pretende profundizar nuestra comprensión de las disputas intraburocráticas en el Ministerio de Asuntos Exteriores de Brasil. Nuestro problema de investigación es: ¿cómo afectan las guerras territoriales a la dinámica intraburocrática? Argumentamos que el MAE no es un todo orgánico, sino más bien un entorno de disputas continuas. Mediante un análisis político narrativo y un análisis de contenido temático, examinamos un conjunto de datos cualitativos que incluye entrevistas, memorias, capítulos de libros, testimonios y declaraciones para profundizar en estas disputas. Mediante una estrategia de casos reveladores, seleccionamos estratégicamente episodios para dilucidar los fundamentos teóricos presentados. Los resultados sugieren que la circulación funcional y las disputas se moldean en la construcción de las relaciones entre los diplomáticos a lo largo de sus carreras, y que los cambios en la política generan dinámicas en la circulación funcional de estos actores.

Resumo em Inglês:

Abstract: Turf wars occurring within and between government agencies can lead to conflicts and power struggles as they involve competition for resources, authority, and influence. This study aims to deepen our understanding of intra-bureaucratic disputes within the Brazilian Ministry of Foreign Affairs (MFA) (1985-onwards). The research problem is: how do turf wars impact intra-bureaucratic dynamics? We assert that the MFA is not a cohesive entity but rather a site of ongoing disputes. Employing a narrative politics framework and thematic content analysis, we scrutinized a qualitative dataset comprising interviews, memoirs, book chapters, testimonies, and statements to explore these disputes. Through a strategy of revealing cases, we strategically selected instances to elucidate the theoretical foundations presented. The results suggest that the rotation of roles and disputes are focused on the establishment of relationships among diplomats over the course of their careers. Moreover, shifts in the political landscape give rise to novel dynamics in functional mobility.
ARTIGO ORIGINAL
O nascimento da Instituição Fiscal Independente brasileira: explicação à luz do modelo de Kingdon , Bijos, Paulo Roberto Simão

Resumo em Português:

Resumo: Este artigo se propõe a explicar o surgimento da Instituição Fiscal Independente (IFI) brasileira, criada pelo Senado Federal em 2016, com base no modelo dos múltiplos fluxos de Kingdon. Avalia-se a hipótese de que a criação da referida IFI foi facilitada pela abertura de uma janela de oportunidade para mudanças institucionais no período, acompanhada da ação oportuna de empreendedores de políticas públicas. As evidências empíricas obtidas corroboram a hipótese levantada e sugerem a relevância do modelo de Kingdon para a compreensão do fenômeno estudado. Até onde foi possível identificar, este é o primeiro estudo a utilizar o modelo de Kingdon para analisar o nascimento não apenas da IFI brasileira, como a de qualquer outro país. Sendo assim, pesquisas futuras poderiam expandir o horizonte da análise iniciada neste artigo, incluindo estudos comparados sobre a criação de IFIs em outras jurisdições.

Resumo em Inglês:

Abstract: This article aims to explain the emergence of the Brazilian Independent Fiscal Institution (IFI), created by the Federal Senate in 2016, based on Kingdon’s multiple streams framework. The hypothesis evaluated was that the creation of the IFI was facilitated by the opening of a window of opportunity for institutional changes in the period, accompanied by the timely action of policy entrepreneurs. The empirical evidence collected corroborates the hypothesis raised and suggests the relevance of the Kingdon’s framework for understanding the phenomenon studied. As far as it was possible to identify, this is the first study to use Kingdon’s model to analyze the birth not only of the Brazilian IFI, but of the any other country. Therefore, future research could expand the horizon of the analysis initiated in this article, including comparative studies on the creation of IFIs in other jurisdictions.
ARTIGO ORIGINAL
Povos indígenas e eleições no Brasil (2014, 2018 e 2022): violências históricas e insurgências atuais Andrade, Francisca Marli Rodrigues de Tavares, Viviane Heringer

Resumo em Português:

Resumo: O movimento indígena no Brasil, nos últimos anos, tem se organizado para pleitear e ocupar os espaços de representatividade democrática, instaurando uma nova era: a insurgência para demarcar a política brasileira. Com esse contexto, o presente artigo tem como objetivo identificar as candidaturas autodeclaradas indígenas nos pleitos eleitorais de 2014, 2018 e 2022 para, então, analisar as possíveis causas que impulsionaram o aumento dessas candidaturas nesses três pleitos eleitorais. A pesquisa, em perspectiva qualitativa - com enfoque exploratório descritivo - reúne sete dimensões analíticas, cujos dados foram obtidos na Base de Dados Abertos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os principais resultados sinalizam que o aumento das candidaturas autodeclaradas indígenas pode estar associado a cinco causas principais: o fortalecimento do movimento indígena nas últimas três décadas; o acesso desses povos às políticas públicas educativas voltadas à equidade e à diversidade étnico-racial; o contexto político após o impeachment de Dilma Rousseff; a instrumentalização política por partidos de direita e de extrema-direita; a forte presença das mulheres indígenas, sobretudo nas eleições de 2022.

Resumo em Espanhol:

Resumen: En los últimos años, el movimiento indígena en Brasil se ha organizado para disputar y ocupar espacios de representación democrática, inaugurando una nueva era: la insurgencia para demarcar la política brasileña. En este contexto, el objetivo de este artículo es identificar las candidaturas autodeclaradas indígenas en las elecciones de 2014, 2018 y 2022 y, analizar las posibles causas del aumento de estas candidaturas en estas tres elecciones. La investigación, desde una perspectiva cualitativa - con un enfoque exploratorio descriptivo - reúne siete dimensiones analíticas, cuyos datos se obtuvieron de la Base de Datos Abierta del Tribunal Superior Electoral (TSE). Los principales resultados indican que el aumento de las candidaturas autodeclaradas indígenas puede estar asociado a cinco causas principales: el fortalecimiento del movimiento indígena en las últimas tres décadas; el acceso de estos pueblos a las políticas públicas de educación orientadas a la equidad y a la diversidad étnico-racial; el contexto político posterior al impeachment de Dilma Rousseff; la instrumentación de candidaturas indígenas por partidos de la extrema derecha; y la fuerte presencia de mujeres indígenas, especialmente en las elecciones de 2022.

Resumo em Inglês:

Abstract: The indigenous movement has organized in recent years to contest and occupy spaces of democratic representation in Brazil, initiating a new era of insurgency to “demarcate” Brazilian politics. Given this context, this article seeks to identify self-declared indigenous candidacies in the 2014, 2018 and 2022 elections and to analyze the likely causes for the increase of such candidacies in this period. The research was qualitative, descriptive, and exploratory, organized around seven analytical dimensions of data obtained from the Open Database of the Brazilian Supreme Electoral Court (TSE). The results suggest that five factors explained the increase in indigenous candidacies: the strengthening of the indigenous movement over the last three decades; the access of indigenous people to public educational policies aimed at equity and ethno-racial diversity; the political context after Dilma Rousseff’s impeachment; political instrumentalization by right-wing parties; and the strong presence of indigenous women, especially in the 2022 elections.
ARTIGO ORIGINAL
Do discurso antipolítica a uma retórica de adesão ao establishment: as estratégias de Alexandre Kalil e Romeu Zema nas eleições de 2016 a 2022 Fernandes, Carla Montuori Chaves, Fernando de Resende Oliveira, Luiz Ademir de

Resumo em Português:

Resumo: O artigo desenvolve uma análise das estratégias comunicacionais dos candidatos Alexandre Kalil (PSD) e Romeu Zema (Novo) no contexto de disputas eleitorais na eleição pela Prefeitura de Belo Horizonte, em 2016, e na disputa pelo Governo de Estado em 2018 e 2022. Busca-se identificar a trajetória das duas lideranças, que ingressaram no campo político com um discurso antipolítico, especificamente durante as eleições de 2016, 2018 e 2022, mas que incorporaram o modus operandi da política. Foram analisados 170 vídeos postados no Facebook de Zema e Kalil ao longo das eleições, usando a análise de conteúdo como metodologia. Com base na categorização, é possível perceber os limites e paradoxos a que a retórica antipolítica está submetida ao alçar ao poder bem como entender alguns caminhos que tal prática pode percorrer dentro da comunicação eleitoral. As campanhas de Kalil e Zema revelam uma transição de outsiders para insiders, com ambos adaptando suas estratégias e discursos. Kalil abandonou a narrativa antipolítica em favor de alianças com lideranças tradicionais, enquanto Zema moderou suas narrativas antipolítica, mantendo alianças pragmáticas, mas preservando sua imagem de gestor. Essas mudanças refletem a acomodação de ambos ao campo político institucionalizado.

Resumo em Inglês:

Abstract: This article analyzes the communication strategies used by candidates Alexandre Kalil (PSD) and Romeu Zema (Novo) during the electoral campaigns for the Belo Horizonte City Hall in 2016, and for the State Government in 2018 and 2022. It seeks to trace the trajectory of these two leaders who entered the political arena with an anti-political discourse during the 2016, 2018, and 2022 elections, yet eventually adopted the traditional modus operandi of politics. We examined 170 videos posted on Facebook by Zema and Kalil throughout these elections using content analysis methodology. Through this categorization, it is possible to discern the limitations and paradoxes that anti-political rhetoric faces upon assuming power, as well as to explore some of the directions such practices might take within the realm of electoral communication. The campaigns of Kalil and Zema reveal a transition from outsiders to insiders, with both adapting their strategies and discourses. Kalil abandoned the anti-politics narrative in favor of alliances with traditional leaders, while Zema moderated his anti-politics narratives, maintaining pragmatic alliances but preserving his image as a manager. These changes reflect both candidates’ accommodation to the institutionalized political field.
ARTIGO ORIGINAL
Entre o fortalecimento institucional e tendências de precarização da força de trabalho: orçamento e emprego público no Poder Judiciário (1986-2021) Pacheco, João Pedro

Resumo em Português:

Resumo: Neste trabalho, trato da reestruturação institucional do Poder Judiciário no Brasil desde a volta à democracia. Para tanto, analiso como tem sido a gestão de suas despesas e de sua força de trabalho nas últimas três décadas. Os resultados apontam que, com o fim do período autoritário, o Judiciário recuperou sua autonomia e independência, o que resultou em seu fortalecimento institucional, evidenciado no incremento orçamentário e no aumento e modernização de sua força de trabalho. Entretanto, na última década, apesar de ganhos financeiros acima da inflação, tem havido redução em seu quadro de pessoal efetivo e crescimento de força de trabalho sem vínculo. Tal fato indica que, possivelmente, esteja havendo uma precarização da força de trabalho do Poder Judiciário no Brasil.

Resumo em Inglês:

Abstract: In this article, I examine the institutional restructuring of the judicial branch of government in Brazil since the return to democracy. I analyze the management of judicial expenses and workforce over the last three decades. The results indicate that, with the end of the authoritarian period, the judicial branch recovered its autonomy and independence, which resulted in institutional strengthening, evidenced in an increased budget and in an expanding and modernized workforce. However, in the last decade, despite financial gains above inflation, the permanent staff of the judiciary has declined, as has the growth of the non-contractual workforce. This fact is suggestive of a possible deterioration of the workforce of the Judiciary in Brazil.
RESENHA
Treze: a política de rua do PT pelo olhar paulista Menezes, Daniel Gonçalves de
RESENHA
A fragmentação dos Estados Unidos: uma proposta de regeneração da democracia diante das ameaças autoritárias contemporâneas Gonçalves, Ricardo Juozepavicius
RESENHA
Muito além do excepcionalismo da teoria da modernização: a crise da democracia nos Estados Unidos e o autoritarismo como gramática da modernidade política Ribeiro, Marcos Abraão
RESENHA
Desenvolvimentismo decadente: uma análise econômica da crise política brasileira Cunha Filho, Marcio
location_on
Universidade de Brasília. Instituto de Ciência Política Instituto de Ciência Política, Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro - Gleba A Asa Norte, 70904-970 Brasília - DF Brasil, Tel.: (55 61) 3107-0777 , Cel.: (55 61) 3107 0780 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbcp@unb.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro