RESUMO
A expansão do setor sucroenergético brasileiro intensificou a mecanização da lavoura com consequências na qualidade física dos solos. Objetivou-se com este trabalho avaliar o intervalo hídrico ótimo e a capacidade de suporte de carga de um Latossolo Vermelho distroférrico típico, sob a influência de diferentes transbordos utilizados na colheita mecanizada de cana. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com cinco repetições. Os tratamentos utilizados foram colheita de cana crua com: colhedora sem transbordo (T1); colhedora com dois transbordos com capacidade de 10 Mg cada (T2); colhedora com transbordo de capacidade de 20 Mg (T3); e colhedora e caminhão transbordo com capacidade de 20 Mg (10 Mg cada compartimento) (T4). Foram avaliados o intervalo hídrico ótimo e a capacidade de suporte de carga. Observou-se que os equipamentos de transporte para a retirada da cana colhida de dentro da área cultivada (transbordo) utilizados na colheita promovem diminuição do intervalo hídrico ótimo, reduzindo a qualidade estrutural do solo. O caminhão transbordo causou maior impacto nos atributos físicos do solo estudados. A capacidade de suporte de carga do solo não foi alterada pelos tratamentos, pois a pressão exercida pela colhedora (T1) é maior que a pressão de pré-consolidação do solo.
pressão de pré-compactação; comportamento hídrico; Saccharum spp