Acessibilidade / Reportar erro

Conceituações plásticas da tortura: disputas e consensos em torno dessa violência estatal1 1 Uma versão preliminar deste trabalho foi apresentada e discutida no GT45 - Violência, punição e controle social: perspectivas de pesquisa e de análise, do 45º Encontro Anual da ANPOCS. O trabalho recebeu menção honrosa no “Premio em Direitos Humanos” na categoria papers inscritos no 45º Encontro Anual da ANPOCS, edição de 2021. Por opção das autoras, o texto não foi publicado nos Anais do evento, para garantir seu ineditismo.

Malleable conceptualizations of torture: disputes and consensus around this state violence

Resumo

Como a tortura é nomeada e compreendida por distintos atores? Haja vista tal questão, o artigo busca analisar as disputas e os consensos existentes sobre o modo como a tortura é concebida entre membros da sociedade civil e do poder público. Foram realizadas, então, entrevistas semiestruturadas com diferentes atores que atuam na assistência e atenção às vítimas de violações cometidas pelos agentes do Estado. Através das narrativas colhidas e das análises realizadas, foi possível observar uma série de sentidos empregados à palavra tortura, o que revela um uso estratégico do termo em múltiplos contextos políticos e sociais.

Palavras-chave:
tortura; direitos humanos; vítimas; violência estatal; conceituação


Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 116, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 3091-4664, Fax: +55 11 3091-5043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anpocs@anpocs.org.br