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Circuitos de valorização, comercialização e colecionismo de “móveis de autor”: o reconhecimento internacional do design brasileiro

Circuits of valorization, commercialization and collection of “collectible design”: the international reputation of modern Brazilian design

Resumo

Este estudo investiga a recente valorização do design no mercado de arte e em prestigiosas instituições culturais. Seguindo pesquisas em sociologia da arte que têm destacado a interdependência desses espaços na construção do valor, examino processos de passagem à arte, focalizando o mobiliário brasileiro. O objetivo do artigo é repertoriar os agentes e as atuais operações que transformam simples objetos utilitários em design “de autor” ou “de coleção”. Essas classificações, mais do que simples renomeações, designam um mobiliário modelado por processos de produção do estatuto artístico, isto é, valorizado pela autoria e pela singularidade da obra. Na circulação internacional, “local de origem” e o “passado” são atributos valiosos para selecionar um bem e construir a autenticidade. A pesquisa mostra um circuito de valorização operacionalizado por especialistas reconhecidos entre os pares, entre os quais encontram-se historiadores, galeristas, leiloeiros, curadores, conservadores, editores e colecionadores. Com recursos acumulados em diferentes espaços, eles estão em condições de deslocar essas peças, destacar a raridade, confirmar a procedência, validar a assinatura, definir narrativas e fixar um preço. A renovação dos critérios de apreciação depende dessas redes finas e interdependentes que possibilitam que um bem seja “descoberto” e passe a ser considerado digno de ser exposto, conservado e colecionado.

Palavras-chave:
design brasileiro; circulação internacional; mercado de arte; museus; colecionismo

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