Tabela 2
Modelos MERCOSUL
Tabela 4
Modelos de Política Externa Norte-Sul
Tabela 5
Modelos de Política Externa Sul-Sul
Fator Unidimensional
Fator Econômico
Fator Moral
Estado dono de empresas estratégicas
0,324
0,305
Estado como principal responsável pelo bem-estar
0,628
0,685
Estado como provedor da previdência
0,731
0,774
Estado como provedor de serviços de saúde
0,745
0,776
Estado como provedor de educação superior
0,798
0,797
Estado como redução da desigualdade de renda
0,799
0,824
Estado como redução da desigualdade entre os gêneros
0,703
0,754
Redução da maioridade penal
-0,373
-0,748
União Civil de pessoas do mesmo sexo
0,397
0,623
Pena de morte
-0,248
-0,356
Descriminalização do uso de drogas
0,308
0,676
Proibição de venda de armas de fogo
0,264
0,406
Legalização do aborto
0,337
0,754
Proporção da variância
0,307
0,521
0,377
Cargas SS
3,994
3,646
2,264
Tucker Lewis
0,61
0,876
0,917
RMSEA
0,156
0,142
0,088
BCI
80,13
3,71
-23,67
Fonte: elaborado pelos autores com base em PELA (Alcántara, 2021).
Tipo de variável
Bloco
Pergunta/Origem
Tipo
Valor
Erro padrão
Contínua
Ideologia contínua
Levando em conta as suas ideias políticas, onde o(a) Sr.(a) se posicionaria na escala seguinte, onde 1 indica “esquerda” e 10 “direita”
Média
5,5157
0,1595
Variáveis econômicas
O estado, no lugar do setor privado, deveria ser o dono das empresas e indústrias mais importantes do país (1 totalmente de acordo, 10 totalmente em desacordo)
Média
5,5309
0,1886
O estado, mais do que os indivíduos, deveria ser o principal responsável pelo bem-estar dos cidadãos (1 totalmente de acordo, 10 totalmente em desacordo)
Média
3,9341
0,1762
O estado, mais do que o setor privado, deve ser o responsável por garantir as aposentadorias (1 totalmente de acordo, 10 totalmente em desacordo)
Média
3,8591
0,1591
O estado, mais do que o setor privado, deve ser o principal responsável por prover os serviços de saúde (1 totalmente de acordo, 10 totalmente em desacordo)
Média
3,4989
0,172
O estado, mais do que o setor privado, deve ser o responsável por prover a educação universitária (1 totalmente de acordo, 10 totalmente em desacordo)
Média
3,7278
0,1759
O estado, mais do que o setor privado, deve ser o responsável pela redução da desigualdade de renda entre ricos e pobres (1 totalmente de acordo, 10 totalmente em desacordo)
Média
3,654
0,1711
O estado, mais do que o setor privado, deve ser o responsável pela redução das desigualdades entre homens e mulheres (1 totalmente de acordo, 10 totalmente em desacordo)
Média
3,7992
0,1671
Variáveis morais
Redução da maioridade penal [agora vou enumerar uma série de temas debatidos na sociedade brasileira. Utilize a escala a seguir, onde 1 significa a favor e 10 significa contra]
Média
4,7343
0,2366
União Civil de pessoas do mesmo sexo [agora vou enumerar uma série de temas debatidos na sociedade brasileira. Utilize a escala a seguir, onde 1 significa a favor e 10 significa contra]
Média
5,049
0,2249
Pena de morte [agora vou enumerar uma série de temas debatidos na sociedade brasileira. Utilize a escala a seguir, onde 1 significa a favor e 10 significa contra]
Média
7,336
0,2158
Descriminalização do uso de drogas [agora vou enumerar uma série de temas debatidos na sociedade brasileira. Utilize a escala a seguir, onde 1 significa a favor e 10 significa contra]
Média
6,331
0,2017
Proibição de venda de armas de fogo [agora vou enumerar uma série de temas debatidos na sociedade brasileira. Utilize a escala a seguir, onde 1 significa a favor e 10 significa contra]
Média
5,863
0,2003
Legalização do aborto [agora vou enumerar uma série de temas debatidos na sociedade brasileira. Utilize a escala a seguir, onde 1 significa a favor e 10 significa contra]
Média
7,0662
0,209
Dependentes
Unasul [qual a importância da participação do Brasil nos seguintes Fóruns Multilaterais (escala: 1 significa nada importante e 10, muito importante)]
Média
6,2456
0,1665
Mercosul [qual a importância da participação do Brasil nos seguintes Fóruns Multilaterais (escala: 1 significa nada importante e 10, muito importante)]
Média
7,5049
0,1526
BRICS [qual a importância da participação do Brasil nos seguintes Fóruns Multilaterais (escala: 1 significa nada importante e 10, muito importante)]
Média
7,6632
0,1491
Categóricas
Na opinião do Sr. (a), a orientação da Política Externa Brasileira deveria ser predominantemente:
Freq/De estreitamento da cooperação Sul-Sul
0,3296
0,0345
Freq/De estreitamento da cooperação Norte-Sul
0,379
0,0358
Freq/Depende da situação e Não Sabe/Não Respondeu
0,2914
0,0341
Bloco Ideológico
Partido do respondente
Freq/Direita
0,5752
0,0354
Freq/Centro
0,1725
0,0275
Freq/Esquerda
0,2524
0,0276
Controles
O (a) Sr. (a) se considera do governo ou da oposição?
Freq/Governo
0,5137
0,0391
Freq/Oposição
0,242
0,0286
Freq/Independente
0,2441
0,0372
Ano
Freq/2015-2018
0,465
0,0369
Freq/2019-2022
0,535
0,0369
Sexo
Freq/Masculino
0,901
0,0209
Freq/Feminino
0,099
0,0209
Idade
Freq/Média
53,779
0,8522
Fonte: elaborado pelos autores com base em PELA (Alcántara, 2021).
Variável Dependente: BRICS
1
2
3
4
5
Autoidentificação ao centro
-0,869**
(0,397)
Autoidentificação à direita
-0,783**
(0,365)
Autoidentificação contínua
-0,101
(0,067)
Bloco ideológico ao centro
-0,760
(0,491)
Bloco ideológico à direita
-0,773**
(0,306)
Ideologia operacional unidimentional
-0,237***
(0,079)
Ideologia operacional moral
-0,131**
(0,057)
Ideologia operacional economia
-0,166*
(0,087)
55ª Legislatura
-0,117
-0,076
-0,026
0,225
0,120
(0,323)
(0,332)
(0,300)
(0,322)
(0,339)
Constante
8,308***
8,261***
8,250***
8,628***
8,970***
(0,326)
(0,466)
(0,267)
(0,378)
(0,385)
Observações
206
206
233
213
213
Log Likelihood
-458,692
-460,739
-513,540
-466,621
-466,092
Akaike Inf. Crit.
925,383
927,477
1,035,080
939,242
940,184
Variável Dependente: MERCOSUL
1
2
3
4
5
Autoidentificação ao centro
-1,001***
(0,375)
Autoidentificação à direita
-1,401***
(0,404)
Autoidentificação contínua
-0,244***
(0,076)
Bloco ideológico ao centro
-0,844*
(0,451)
Bloco ideológico à direita
-0,985***
(0,316)
Ideologia operacional unidimentional
-0,259***
(0,071)
Ideologia operacional moral
-0,124*
(0,065)
Ideologia operacional economia
-0,191**
(0,077)
55ª Legislatura
0,213
0,216
0,273
0,583*
0,492
(0,337)
(0,340)
(0,313)
(0,313)
(0,340)
Constante
8,203***
8,698***
8,092***
8,391***
8,683***
(0,333)
(0,492)
(0,267)
(0,362)
(0,423)
Observações
205
205
232
213
213
Log Likelihood
-458,525
-459,244
-515,018
-470,030
-469,802
Akaike Inf. Crit.
925,051
924,488
1,038,037
946,061
947,604
Variável Dependente: Unasul
1
2
3
4
5
Autoidentificação ao centro
-0,885**
(0,420)
Autoidentificação à direita
-1,133***
(0,424)
Autoidentificação contínua
-0,209**
(0,082)
Bloco Ideológico ao centro
-0,571
(0,567)
Bloco Ideológico à direita
-0,909**
(0,350)
Ideologia operacional unidimentional
-0,167**
(0,080)
Ideologia operacional moral
-0,135*
(0,069)
Ideologia operacional economia
-0,096
(0,081)
55ª Legislatura
1,098***
1,098***
1,087***
1,441***
1,319***
(0,356)
(0,353)
(0,330)
(0,354)
(0,363)
Constante
6,367***
6,808***
6,363***
6,251***
6,685***
(0,358)
(0,496)
(0,325)
(0,390)
(0,457)
Observações
206
206
233
213
213
Log Likelihood
-482,888
-482,977
-540,388
-496,433
-495,471
Akaike Inf. Crit.
973,775
971,953
1,088,777
998,866
998,941
Variável Dependente: Política Externa Norte-Sul
1
2
3
4
5
Autoidentificação ao centro
-0,027
(0,404)
Autoidentificação à direita
0,251
(0,425)
Autoidentificação contínua
0,067
(0,071)
Bloco ideológico ao centro
0,833*
(0,451)
Bloco ideológico à direita
0,223
(0,351)
Ideologia operacional unidimentional
0,050
(0,070)
Ideologia operacional moral
0,171**
(0,082)
Ideologia operacional economia
-0,030
(0,075)
55ª Legislatura
-0,312
-0,286
-0,472
-0,554
-0,390
(0,343)
(0,349)
(0,334)
(0,358)
(0,366)
Constante
-0,684**
-0,988**
-0,782**
-0,594*
-1,333**
(0,338)
(0,461)
(0,304)
(0,346)
(0,526)
Observações
206
206
234
213
213
Log Likelihood
-143,969
-143,638
-160,347
-150,903
-146,553
Akaike Inf. Crit.
295,939
293,276
328,695
307,805
301,105
Variável Dependente: Política Externa Sul-Sul
1
2
3
4
5
Autoidentificação ao centro
-0.890**
(0.405)
Autoidentificação à direita
-0.934**
(0.455)
Autoidentificação contínua
-0.260***
(0.080)
Bloco ideológico ao centro
-1.383**
(0.598)
Bloco ideológico à direita
-0.648*
(0.354)
Ideologia operacional unidimentional
-0.348***
(0.093)
Ideologia operacional moral
-0.246***
(0.084)
Ideologia operacional economia
-0.218**
(0.095)
55ª Legislatura
0.588
0.582
0.987***
1.398***
1.226***
(0.371)
(0.380)
(0.371)
(0.396)
(0.419)
Constante
-0.486
0.280
-0.819**
-0.076
0.633
(0.338)
(0.445)
(0.316)
(0.430)
(0.510)
Observações
206
206
234
213
213
Log Likelihood
-136.097
-133.163
-148.535
-129.476
-125.509
Akaike Inf. Crit.
280.194
272.325
305.070
264.951
259.017
Nota: *p<0,1; **p<0,05; ***p<0,01.
Fonte: elaborado pelos autores com base em PELA (Alcántara, 2021).
Variável Dependente: Direção da Política Externa
1
2
3
4
5
Sul-Sul
Norte-Sul
Sul-Sul
Norte-Sul
Sul-Sul
Norte-Sul
Sul-Sul
Norte-Sul
Sul-Sul
Norte-Sul
Autoidentificação ao centro
-0,437
0,629
(0,577)
(0,633)
Autoidentificação à direita
-0,711
0,700
(0,682)
(0,712)
Autoidentificação contínua
-0,265**
0,166
(0,130)
(0,128)
Bloco ideológico ao centro
-1,356*
-0,303
(0,736)
(0,687)
Bloco ideológico à direita
-0,340
0,360
(0,546)
(0,574)
Ideologia operacional unidimentional
-0,335***
0,144
(0,124)
(0,111)
Ideologia operacional moral
-0,274
-0,686
(0,154)
(0,121)
Ideologia operacional economia
-0,240**
0,136
(0,136)
(0,102)
Independente
-0,992
1,259**
-1,075
1,383**
-0,578
0,852*
-0,495
1,030**
-0,679
0,991**
(0,754)
(0,567)
(0,735)
(0,582)
(0,622)
(0,479)
(0,718)
(0,495)
(0,784)
(0,505)
Oposição
0,096
0,565
-0,354
0,694
0,244
0,238
0,243
0,619
-0,319
0,413
(0,532)
(0,636)
(0,586)
(0,648)
(0,516)
(0,611)
(0,530)
(0,498)
(0,702)
(0,581)
Sexo (feminino)
1,194*
0,677
0,954
0,792
1,461**
0,939
1,472*
0,510
1,358*
0,477
(0,720)
(0,749)
(0,730)
(0,758)
(0,675)
(0,695)
(0,797)
(0,750)
(0,745)
(0,760)
Idade
-0,037**
-0,000
-0,040**
0,002
-0,036**
-0,003
-0,043**
0,000
-0,043**
0,000
(0,018)
(0,019)
(0,018)
(0,019)
(0,018)
(0,016)
(0,020)
(0,018)
(0,021)
(0,018)
55ª Legislatura
0,963**
0,177
0,901*
0,157
1,293
0,134
1,701***
-0,204
1,579***
-0,225
(0,463)
(0,414)
(0,472)
(0,427)
(0,481)
(0,413)
(0,528)
(0,496)
(0,553)
(0,483)
Constante
1,859
-1,034
3,228***
-1,663
1,562
-0,314
2,585**
-1,140
3,784**
-0,686
(1,220)
(1,317)
(1,466)
(1,487)
(1,144)
(1,076)
(1,283)
(1,151)
(1,817)
(1,474)
Observações
193
193
210
191
191
Nota: *p<0.1; *p<0.05; ***p<0.01.
Fonte: elaborado pelos autores com base em PELA (Alcántara, 2021).
Observações: os modelos devem ser comparados com a categoria de referência, nesse caso a posição não sabe/ não respondeu à pergunta ou que o apoio depende da situação, de modo que estamos comparando os grupos com aqueles que não tem uma preferência declarada.