O OVO E A GALINHA. Estudo do enquadramento e da recepção da cobertura jornalística no pleito de 2014

THE EGG AND THE CHICKEN ANALOGY: STUDY OF THE FRAMEWORK AND RECEPTION OF JOURNALISTIC COVERAGE IN THE 2014 ELECTIONS

L’ŒUF ET LA POULE : ÉTUDE DE L’ENCADREMENT ET DE LA RÉCEPTION DE LA COUVERTURE MÉDIATIQUE DES ÉLECTIONS DE 2014

João Feres Júnior Luciana Fernandes Veiga Ednaldo Ribeiro Sobre os autores

A partir de uma revisão dos trabalhos sobre o voto econômico e a cobertura da imprensa em eleições, propomos a hipótese de que o enquadramento (com noções de valência e responsabilização dos eventos) impresso pelo veículo em sua cobertura está associado à percepção do leitor/eleitor sobre a economia e o desempenho do governo federal. Fazemos uma análise quantitativa do enquadramento da economia e do governo federal nas notícias dos seguintes veículos: Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Jornal Nacional, entre os meses de agosto e outubro de 2014. Utilizamos um survey com os dados sobre as percepções da situação da economia e do governo federal de consumidores de tais jornais e telejornal, no período. A partir de modelos logísticos multinomiais, concluímos que assistir JN e ler O Globo reduzem as chances de avaliar bem a economia, mas não impactam na avaliação do governo; ler a FSP não altera tais chances.

Voto econômico; Cobertura da grande imprensa; Enquadramento midiático; Recepção de notícia; Eleição presidencial no Brasil 2014


Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 116, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 3091-4664, Fax: +55 11 3091-5043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anpocs@anpocs.org.br