Autores
Caso
Cargos
Mensuração
Resultados
Ansolabehere e Gerber (1994)
Estados Unidos, 1990
Legislativo
1) comunicação direta com eleitores; 2) gastos que não envolvem comunicação e 3) os não-relacionados com candidatos.
Mensurar gastos de campanha com total de despesas afeta magnitude dos coeficientes; nem todos os itens da prestação de contas importam.
Fisher e Denver (2006)
Grã-Bretanha, de 1992 a 2005
Eleições gerais
Índices para gastos tradicionais e gastos modernos.
Técnicas tradicionais perdem importância ao longo do tempo, mas são as mais eficientes.
Roustetsaari e Mattila (2004)
Finlândia, 1999
Legislativo
Gastos com anúncios, número de apoiadores, comícios, tipo de candidatura (incumbentes ou desafiantes), gênero, escolaridade e histórico eleitoral.
Formas mais tradicionais de organizar campanha trazem mais retornos eleitorais para os candidatos.
Marsh (2004)
Irlanda, 2002
Eleições gerais
Survey com diversos controles: contato com militantes, votação anterior, gastos relativos, avaliação do governo e outros.
Estratégias tradicionais, como o porta a porta, são mais eficientes.
Fieldhouse e Cutts (2009)
Grã-Bretanha, 2005
Eleições gerais
Dados secundários, survey e índices de gastos tradicionais e modernos.
Modelo criado a partir de surveys e dados de gastos são bons indicadores para medir o constructo “intensidade de campanha”.
Sudulich e Wall (2011)
Irlanda, 2007
Eleições gerais
Gastos desagregados: anúncios, publicidade, cartazes, materiais impressos, militância, comitê, transporte e marketing e pesquisas.
Gastos tradicionais resultaram maior retorno eleitoral.
Heiler, Viana e Santos (2016)
Brasil, 2010
Deputados federais
1) gastos com pessoal, 2) comunicação e publicidade e 3) estrutura
Gastos com comunicação e publicidade aumentam chances de vitória.
Carlomagno (2015)
Brasil, 2012
Prefeitos (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná)
Gastos desagregados: material impresso, carro de som, placas e faixas, gastos com combustível etc.
Eficiência de gastos varia de acordo com o porte do município, com materiais impressos obtendo efeitos positivos em todos os cenários.
Speck e Mancuso (2017)
Brasil, 2014
Deputados federais, estaduais, governadores e senadores
Gastos tradicionais e gastos modernos
Incremento de um ponto percentual em gastos tradicionais aumenta em três vezes a chance de eleição; para majoritários, aumento é de 7%. Gastos modernos aumentam chances de vitória em 78% para deputados e em 6% para governadores e senadores.
Paranhos, Guimarães; Silva (2018)
Brasil, 2008, 2012 e 2016
Prefeitos
Dimensões estrutura (gastos com comitê, transportes, pessoal e serviços de terceiros) e estratégia (pesquisas eleitorais e publicidade)
Embora os gastos com propaganda sejam mais acentuados nas eleições, gastos com a dimensão estrutural têm peso muito maior no desempenho eleitoral dos candidatos.
Fonte: elaborado pelo autor