Acessibilidade / Reportar erro

Signaling Honesty: Institutional Strength and Voters’ Concern About Corruption in a Model of Electoral Competition1 * This research was supported in part by The Brazilian National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) under grant number 305838/2017-2.

Resumo

Quando os eleitores se preocupam com a honestidade de seus líderes políticos, políticos office seekers — sejam corruptos ou não — têm fortes incentivos para se comportar como se fossem realmente honestos. Construímos um jogo simples de sinalização no qual o político no poder desconhece a parcela do eleitorado que se preocupa com a corrupção. Nosso modelo explica algumas descobertas recentes da literatura empírica em Economia Política, a saber, que alguns incumbentes implementam políticas anticorrupção no último ano de seus mandatos (durante a campanha pela reeleição) e que os incentivos para adotar tais medidas são mais fortes quando a concorrência pelo cargo é maior. Entre outros determinantes, destacamos como a percepção dos políticos sobre o quanto os eleitores se preocupam com honestidade é crucial em sua escolha. Aplicamos nosso modelo ao cenário político brasileiro e mostramos que nossas previsões são apoiadas por evidências e dados anedóticos. Em particular, podemos explicar a mudança no comportamento dos incumbentes brasileiros após as manifestações de junho de 2013.

Fundação Getúlio Vargas Praia de Botafogo, 190 11º andar, 22253-900 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 3799-5831 , Fax: +55 21 2553-8821 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@fgv.br