RESUMO
Esta pesquisa consistiu no desenvolvimento de uma metodologia de ensino, a partir da utilização de ferramentas da INTERNET, para a disciplina de Sensoriamento Remoto I, ministrada no DEAg (Departamento de Engenharia Agrícola) da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e está vinculada ao programa da UFPB para informatização de disciplinas dos cursos de Engenharia. Nesta metodologia são abordados todos os tópicos do seu programa. Na abordagem, apesar de ser dirigida aos cursos de Engenharia Agrícola, os temas básicos e aplicações são de interesse de diversos cursos de engenharia e áreas afins. A deficiência de material didático básico para dar suporte a tal disciplina é muito grande, principalmente nos cursos de Engenharia Agrícola, que tratam de um segmento específico relacionado aos Recursos Naturais, o que motivou a realização deste trabalho que, certamente, preencherá a lacuna de um material didático ilustrado e com várias aplicações na Engenharia Agrícola. Nesta pesquisa constatou-se que a utilização da informática nos seus mais diversos modos é uma experiência que, além de estimular e familiarizar o aluno ao uso de novas ferramentas de trabalho, permite formar um engenheiro melhor preparado para as novas necessidades do mercado de trabalho. Verificou-se ainda que a metodologia de ensino desenvolvida nesta pesquisa mostrou-se eficaz no aprendizado do conteúdo da disciplina Sensoriamento Remoto I, ministrada no curso de graduação em Engenharia Agrícola da UFPB.
Palavras-chave:
engenharia agrícola e ambiental; sensoriamento remoto; processamento de imagens; sistemas geográficos de informação; multimídia
ABSTRACT
This research consisted of developing a teaching methodology, based on INTERNET tools, for the Remote Sensing I taught in the DEAg (Agricultural Engineering Department) of UFPB (Federal University of Paraíba). This research is a contribution to engineering informatization disciplines program. The methodology shows all topics of this discipline program. Although the work is dedicated to Agricultural Engineering courses, the basic themes and applications can be used in others engineering courses and others areas that need Remote Sensing resources. The deficiency of a basic teaching material for the Remote Sensing discipline is too big, especially in courses like Agricultural Engineering that study a specific segment related to natural resources.This provided motivation to conduct this work in order to cover practical material deficiency and provide information with some Agricultural Engineering applications. In this work it is noticed that computational tools utilization are a stimulus learning experience to the students, show them new kinds of tools and give them some new future needed engineer work. This new teaching methodology presented here is very efficient in learning Remote Sensing I discipline content in under graduate UFPB Agricultural Engineering program.
Key words:
agricultural and Environment Engineering; Remote Sensing; Image Processing; Geographical Information System; Multimedia
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Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
Sep-Dec 1997