Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Volume: 25, Issue: 11, Published: 2021
  • Development of lawns in response to applications of imazapic alone or combined with imazapyr Articles

    Marques, Ricardo F.; Marchi, Sidnei R. de; Martins, Dagoberto

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Operações sucessivas de corte são os principais custos na manutenção de gramados. O dispêndio com os cortes leva à busca por alternativas para o manejo mecânico. O presente estudo teve por objetivo estudar os efeitos de doses do herbicida imazapic aplicado isolado ou em associação com imazapyr, como regulador de crescimento das gramas Tifton 419 e Esmeralda. Adotou-se o delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro repetições e os tratamentos constituíram de quatro doses do herbicida imazapic isolado (35; 70; 105 e 140 g i.a. ha-1) e três doses da associação de imazapic + imazapyr (7,875 + 2,625; 15,57 + 5,25 e 23,625 + 7,875 g i.a. ha-1) em duas aplicações sequenciais para ambas as espécies. Avaliaram-se os sintomas visuais de injúria, a altura do dossel, a altura e o número de inflorescências e a matéria seca total das aparas. As aplicações de imazapic isolado ou em associação com imazapyr foram efetivas na redução de todas as variáveis morfológicas da grama Tifton 419. O imazapic aplicado isolado ou associado ao imazapyr proporcionou controle satisfatório do crescimento e da quantidade de matéria seca das aparas da grama Esmeralda, no entanto, algumas doses desse herbicida aumentaram o número de inflorescências presentes nos gramados.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: The imazapic applied alone or in tank mixture with imazapyr can be used as a growth regulator of lawns with Tifton 419 grass. The herbicide imazapic applied alone or in a tank mixture with imazapyr can control the growth of lawns with Zoysia grass. Some doses of imazapic applied alone or combined with imazapyr can affect the visual aspect of lawns with Zoysia grass.
  • Comparison of methods for estimating leaf area in pornunça (Manihot sp.) Articles

    Leite, Mauricio L. de M. V.; Moura, Geovane A. de; Moura, Edvaldo A. de; Lucena, Leandro R. R. de; Sales, Aldo T.; Sampaio, Everardo V. de S. B.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Medidas de área foliar são utilizadas em estudos agronômicos para avaliar o crescimento vegetal, interceptação de luz, taxas fotossintéticas e transpiração das plantas, constituindo-se assim em importante indicador da produtividade das culturas, cujo método de avaliação deve ser rápido, preciso e de baixo custo. Neste estudo, objetivou-se comparar diferentes métodos indiretos para estimar a área foliar na pornunça (Manihot sp). A pesquisa foi realizada em condições de campo, de agosto de 2017 a janeiro de 2019 na região semiárida do Estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil. Três métodos foram testados: dimensões lineares das folhas (comprimento, largura e número de lóbulos); imagem digital; e imagem digitalizada da folha. Foram analisadas 150 folhas saudáveis provenientes de 120 plantas de pornunça em diferentes estádios de crescimento. Os critérios utilizados para determinar os melhores modelos de regressão avaliados foram: alto coeficiente de determinação, baixo critério de informação de Akaike, baixa soma do quadrado de resíduos e alto índice de Willmott. Independentemente do método de determinação, os modelos potenciais apresentaram os melhores critérios de adequação para estimar a área foliar na pornunça. A imagem digital, utilizando o modelo potência (Y=CL0,77NL0,49, onde C e L são o comprimento e a largura da folha e NL o número de lóbulos na folha) foi o melhor método não destrutivo para estimar a área foliar nas plantas da pornunça.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: The leaf area in pornunça (Manihot sp.) can be estimated with high accuracy using a digital method. The power model, Y=LW0.77NL0.49, can be used to estimate the leaf area in pornunça. The number of lobes associated with the length and width of the leaf increases the accuracy of the Pornunça leaf area.
  • Fruit quality of West Indian cherry under saline water irrigation and nitrogen-potassium fertilization Articles

    Lacerda, Cassiano N. de; Lima, Geovani S. de; Silva, Evandro M. da; Nobre, Reginaldo G.; Gheyi, Hans R.; Soares, Lauriane A. dos A.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A presença de águas com elevados concentrações de sais se destaca como fator limitante da qualidade da produção agrícola. Assim, objetivou-se com este estudo avaliar a qualidade de frutos da aceroleira cv. Flor Branca, submetida à irrigação com diferentes níveis de águas salinas e combinações de adubação com nitrogênio-potássio, entre 630 e 750 dias após o transplantio a campo. Utilizou-se delineamento de blocos ao acaso em arranjo fatorial 5 × 4, com três repetições, cujos tratamentos foram cinco condutividades elétricas da água - CEa (0,3; 1,3; 2,3; 3,3 e 4,3 dS m-1) e quatro combinações de adubação com nitrogênio e potássio: 70-50; 100-75; 130-100 e 160-125% da recomendação de N e K2O, respectivamente. A CEa acima de 0,3 dS m-1 diminuiu o diâmetro polar e equatorial, potencial hidrogeniônico, teores de flavonoides e aumentou a acidez titulável nos frutos de aceroleira. A combinação de 70-50% da recomendação de N e K2O, diminuiu o efeito do estresse salino da água de irrigação sobre o teor de antocianina nos frutos na CEa de 1,3 dS m-1, e ácido ascórbico, nas salinidades de 3,3 e 4,3 dS m-1.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: The decrease in the size of West Indian cherry fruit reflects the diversion of energy to maintain metabolic activities. The pH reduction is related to an increase in the total titratable acidity of West Indian cherry pulp. Water salinity above 0.3 dS m-1 inhibits the synthesis of bioactive compounds in West Indian cherry fruits.
  • Water deficit on the growth and yield of irrigated soybean in the Brazilian Cerrado region Articles

    Alves, Elvis da S.; Rodrigues, Lineu N.; Oliveira, Rubens A. de; Lorena, Douglas R.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O aumento das disputas pelo uso de água no Cerrado brasileiro, tem demandado melhorias no manejo de irrigação e aumento da produtividade de uso da água. Neste contexto, a irrigação com déficit se apresenta como uma estratégia de manejo interessante, possibilitando economia de água sem prejuízos significativos à produtividade. O presente estudo teve como objetivo avaliar a fenologia e produtividade de uma cultivar de soja submetida a diferentes condições de déficit hídrico no solo. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com cinco tratamentos e quatro repetições. Em cada tratamento, uma estratégia de irrigação foi aplicada com base na água disponível no solo (AD). O tratamento T1 foi realizado aplicando 80 a 100% AD; no tratamento T2, a variação permitida foi de 60 a 80% AD; no tratamento T3, foi de 40 a 60% AD; em T4, de 20 a 40% AD; e em T5, de 0 a 20% AD. Verificou-se que tanto no inverno quanto no verão, mesmo sem a necessidade de redução da retirada de água, é recomendável aplicar 60 a 80% da água disponível no solo para a cultura da soja, sem diminuir a produtividade. Em situações de restrição hídrica, é possível ter produtividade em torno de 55 e 70% no inverno e no verão, respectivamente, para a condição de 20 a 40% da água disponível no solo.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: When necessary, it is possible to reduce the irrigation depth by up to 60% without major reductions in soybean yield. There was no significant decrease in soybean yield from 80 to 100% available water in the soil (AW) and from 60 to 80% AW. The highest grain yield per cubic meter of water applied was obtained in winter, for the water deficit between 20 and 40%.
  • Development of wheat plants coinoculated with rhizobium strains Articles

    Roque, Wellington F.; Guimarães, Salomão L.; Bonfim-Silva, Edna M.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivou-se com esse estudo avaliar a eficiência da coinoculação de bactérias diazotróficas no desenvolvimento de cultivares de trigo em Oxisol do Cerrado. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos ao acaso, esquema fatorial 13 x 3 com quatro repetições. Os tratamentos foram compostos pela inoculação de Azospirillum brasilense (estirpes AbV5 e AbV6 combinadas) e coinoculação com Bradyrhizobium japonicum (estirpes SEMIA 5079 e SEMIA 5080 combinadas, e estipe BR3267), Rhizobium Tropici (estirpes MT08 e MT15), R. leguminosarum (estirpe MT16), de forma isolada ou combinada, testados em três cultivares de trigo: BRS 394, BRS 264 e BRS 254. As variáveis analisadas foram, concentração, acúmulo de nitrogênio e proteína bruta nos grãos, massa de 100 grãos e massa total dos grãos. O tratamento contendo a inoculação de inoculante comercial para feijão caupi apresentou a maior massa total de grãos (5,8766 g). Houve interação na concentração de nitrogênio nos grãos, com destaque da combinação de A. brasilense + MT 15 (R. tropici) e MT 15 isolados quando associados à cultivar BRS 264. A coinoculação com bactérias diazotróficas isoladas de plantas leguminosas tem potencial para uso em cultivares de trigo.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: Noduliferous bacteria can increase wheat yield. Coinoculation of Azospirillum brasilense and Rhizobium tropici improved total grain mass in wheat plants. Strains MT 08, MT15 and MT 16 isolated from legume nodules show potential for use in wheat plants.
  • Characterization of soils cultivated with cassava under different managements Articles

    Costa, Andrezza G.; Souza, Luciano da S.; Xavier, Francisco A. da S.; Cova, Alide M. W.; Silva, Evellyn F. da; Bonfim, Marcela R.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Embora a mandioca seja uma cultura pouco exigente em termos de fertilidade química do solo, a escassez de nutrientes afeta a produtividade da cultura, sendo comum o seu cultivo em solos de baixa fertilidade natural, como ocorre nos Tabuleiros Costeiros. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar os atributos físicos e químicos de solos cultivados com mandioca sob diferentes manejos. O estudo foi realizado no município de São Felipe, inserido na unidade paisagística Tabuleiros Costeiros, Bahia, Brasil. Quinze propriedades foram selecionadas para avaliar as características dos solos cultivados com mandioca sob diferentes manejos. As coletas de solo foram realizadas durante os meses de outubro e novembro de 2018, período de seca na região. A textura média do solo foi predominante nas diferentes áreas de manejo de cultivo de mandioca. A maioria das áreas apresentou pH abaixo da faixa recomendada para mandioca (5,5 a 6,5), saturação por base abaixo de 50% e baixo teor de fósforo, potássio, cálcio e magnésio, de acordo com as necessidades nutricionais da cultura. Os dois primeiros componentes principais explicaram 84,65% da variância. Assim, foi possível verificar que a diversidade de manejo das áreas de produção de mandioca resulta em alta ou muito alta variabilidade dos atributos químicos do solo. Os atributos pH, P, Al, H + Al, V, CEC e MO são os mais representativos na distinção dos solos das áreas de cultivo de mandioca avaliadas.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: The predominant textural class in the different areas cultivated with cassava is sandy clay loam. Cassava agricultural areas with different managements have low fertility and organic matter concentration. The chemical attributes of the soil were the most significant to distinguish the different areas cultivated with cassava.
  • Genetic parameters and selection of biofortified lettuce genotypes based on selection indices Articles

    Sousa, Luciana A. de; Maciel, Gabriel M.; Juliatti, Fernando C.; Beloti, Igor F.; Cardoso, Daniel B. O.; Siquieroli, Ana C. S.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A obtenção de vegetais biofortificados, com destaque para a alface, é uma ferramenta para melhorar o estado nutricional da população. Os índices de seleção podem maximizar a seleção simultânea de boas características agronômicas e altos níveis de carotenoides. O objetivo deste estudo foi estimar os parâmetros genéticos e a eficiência de diferentes índices para a seleção de genótipos de alface biofortificados combinados com características agronômicas adequadas. As análises estatísticas foram realizadas com 91 genótipos pertencentes ao banco de germoplasma de alface biofortificada da Universidade Federal de Uberlândia. As variáveis analisadas foram: índice de clorofila das folhas, diâmetro da planta, diâmetro do caule e número de folhas por planta. Os valores encontrados para herdabilidade no sentido restrito (h²) variaram de 89,63% (diâmetro do caule) a 96,05% (clorofila), apresentando alta magnitude. O índice de Smith-Hazel, a soma de “ranks” de Mulamba & Mock, a seleção direta e indireta e o índice base de Williams foram usados para prever os ganhos de seleção. No total, 17 indivíduos foram selecionados usando as metodologias de seleção. Os índices de Smith-Hazel, Williams e Mulamba & Mock são eficientes em mostrar bons ganhos diretos para as características avaliadas. Treze genótipos foram selecionados por todos os índices apresentando características agronômicas favoráveis, sendo promissores para o avanço de geração no programa de melhoramento para obter linhagens de alface biofortificadas.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: There is genetic variability in the germplasm of biofortified lettuce. There is a positive genotypic correlation between agronomic traits in biofortified lettuce. Smith-Hazel, Williams, and Mulamba & Mock indices showed good direct gains in biofortified lettuce genotypes.
  • Gas exchange and leaf area of banana plants under salt stress inoculated with growth-promoting bacteria Articles

    Rodrigues, Ana J. O.; Araújo, Beatriz de A.; Bezerra, Marlos A.; Silva, Christiana de F. B. da; Sousa, Alan B. O. de; Nogueira, Cynthia M. R.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Os pomares de banana em regiões áridas e semiáridas requerem o uso de irrigação. Porém, a presença de altos teores de sais na água pode prejudicar o desenvolvimento das plantas, exigindo a busca de tecnologias para amenizar os efeitos do estresse. O objetivo deste estudo foi avaliar as trocas gasosas e área foliar em mudas de bananeira da cultivar Prata Catarina inoculadas com cepas de Bacillus spp. sob diferentes valores de condutividade elétrica da água de irrigação. O experimento foi conduzido em casa de vegetação na Embrapa Agroindústria Tropical, Fortaleza, Ceará, Brasil. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 4 × 4, sendo o primeiro fator os tratamentos de inoculação: sem qualquer aplicação; fertilizante de liberação lenta; as linhagens 186 e 109 e o segundo fator a condutividade elétrica da água de irrigação (0,5; 1,5; 3,0; 4,5 dS m-1), em cinco blocos sendo cada parcela constituída por três plantas. A condutividade elétrica da água de irrigação influenciou negativamente as trocas gasosas da bananeira cv. Prata Catarina na fase vegetativa, aos 89 dias de cultivo. Os Bacillus spp. 186 e 109 não melhoraram as trocas gasosas nem aumentaram a área foliar das plantas em condições de salinidade.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: Banana cv. Prata Catarina has its gas exchange negatively affected by irrigation water salinity. Bacillus sp. did not reduce the harmful effect of salinity on the gas exchange and leaf area of banana. Salinity influences the leaf area similarly to photosynthesis.
  • Thermography and physiology of stress in dairy calves in outdoor holding pens covered with geosynthetics Articles

    Campos, Jéssica C. D.; Passini, Roberta; Nascimento, Kaio F. M. do

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este estudo teve como objetivo avaliar as variáveis ambientais, índices de conforto térmico e respostas fisiológicas de bezerras criadas em bezerreiro do sistema tropical sombreados com geossintéticos. Foram avaliadas 20 fêmeas das raças (Girolando, Jersey e Holandesa) com peso inicial médio de 40.6 kg durante a fase de aleitamento (nascimento até 90 dias de idade). O delineamento experimental foi de blocos casualizados completos, aplicado em um arranjo fatorial 4 × 3, com 5 repetições. Os materiais de cobertura (malha de polietileno, geocomposto drenante, geotêxtil não-tecido e geotêxtil tecido) foram o primeiro fator e os períodos do dia (08 às 10, 12 às 14 e 16 às 18 horas) foram o segundo fator. Foram mensuradas as variáveis ambientais e calculados os índices de conforto térmico: índice de temperatura e umidade, índice de temperatura do globo negro e umidade e entalpia. As variáveis fisiológicas estudadas foram frequência respiratória, temperatura retal e temperatura de superfície corporal. Não houve diferença significativa para as variáveis ambientais e índices de conforto térmico entre as coberturas, entretanto, houve diferença significativa (p ≤ 0.01) entre os períodos do dia, sendo o período mais crítico entre 12 e 14 horas. Os animais mantidos sob a cobertura geocomposto drenante apresentaram as menores médias de frequência respiratória (60.3 mov min-1) e temperatura retal (38.9 °C). Houve diferença significativa (p ≤ 0.05) para a interação entre tratamentos e períodos do dia para a temperatura de canela. Os geossintéticos estudados podem ser utilizados como material de cobertura em bezerreiros, sendo o geocomposto drenante o mais indicado para regiões tropicais.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: The use of shading for dairy calves reduces thermal discomfort in tropical regions. Geosynthetics can be used as cover material in outdoor holding pens for dairy calves. The physiological responses of calves are affected by the roofing materials used in the rural installations.
  • Characterization of briquettes produced from eucalyptus wood waste generated in agro-industries Articles

    Sena, Andressa S.; Nahime, Bacus; Lima, Elton C.; Lobo, Fausto A.; Akasaki, Jorge L.; Santos, Igor S. dos

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Caldeiras são amplamente utilizadas por indústrias e usinas termelétricas para gerar energia renovável. Porém, quando a biomassa é consumida, resíduos são gerados, que em sua maioria não podem ser descartados de forma adequada. Este estudo investigou o reaproveitamento do resíduo de madeira de eucalipto com o objetivo de transforma-lo em briquetes resistentes e duráveis ​​para reaproveitamento em fornos e caldeiras. As propriedades físico-químicas do resíduo foram estudadas em termos de composição química por fluorescência de raios-X, e sua estrutura cristalina foi avaliada por difração de raios-X. Ambas análises termogravimétrica e termogravimétrica diferencial foram utilizadas para caracterizar a decomposição térmica do resíduo de madeira. O resíduo foi compactado em prensa universal com umidade suficiente para a fabricação de briquetes sob diferentes condições de pressão mecânica. Os testes de densidade aparente, durabilidade e queima foram realizados nos briquetes. A temperatura máxima atingida durante a queima depende da pressão de compactação de fabricação. Os briquetes se mostraram adequados para queima em caldeiras e fornos, e sua durabilidade é vantajosa para manuseio, reutilização e transporte.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: Eucalyptus wood residues were compacted in dense blocks to evaluate the burning properties. Detailed description of the physico-chemical and thermal properties of the wastes were studied. The effect of the compaction pressure of the briquettes showed that the burning of the material occurs more slowly.
Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, Caixa Postal 10078, 58109-970 Campina Grande PB Brasil, Tel. +55 83 3310-1056, Fax +55 83 3310-1185 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: agriambi@agriambi.com.br