Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Volume: 25, Número: 12, Publicado: 2021
  • Estimativa de campo com NDVI da produtividade de grãos e qualidade da farinha de trigo Articles

    Reznick, João P. K.; Pauletti, Volnei; Barth, Gabriel

    Resumo em Português:

    RESUMO A fertilização com nitrogênio é essencial para a produtividade e qualidade do trigo, mas precisa ser mais precisa, e o uso de sensores ópticos proximais no campo pode auxiliar neste objetivo. O objetivo deste estudo foi avaliar se é possível estimar com o índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI), obtido durante a fase de crescimento do trigo, a produtividade de grãos e a qualidade tecnológica da farinha de cultivares submetidas a doses de nitrogênio. O experimento foi conduzido a campo no município de Ponta Grossa, PR, Sul do Brasil. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em esquema fatorial 4 × 6 com quatro repetições. Foram avaliadas as cultivares Quartzo, Gralha Azul, Sinuelo e Toruk, combinadas com seis doses de N (0, 40, 80, 120, 160 e 200 kg ha-1 de N). Os valores de NDVI foram sensíveis tanto às doses de nitrogênio quanto às diferentes cultivares. Houve relação do NDVI com a produtividade de grãos e teores de proteína e glúten da farinha. A força de glúten, estabilidade, tenacidade, extensibilidade da massa e a razão tenacidade/extensibilidade puderam ser estimados pelo NDVI obtido no início do ciclo, mas não para todas as cultivares. As determinações de NDVI com sensor óptico GreenSeeker ativo em trigo, são eficientes para estimar em campo a produtividade de grãos e a qualidade da farinha, permitindo gerar modelos de estimativa destas variáveis separadamente para cada cultivar.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The active optical sensor was sensitive to the variation of nitrogen fertilization. It was possible to estimate the flour quality using an active optical sensor at the vegetative stage of the wheat crop. The wheat cultivar should be considered to adjust the grain yield and flour quality prediction equations.
  • Combinação entre irrigação e adubação aumentam a produtividade e rentabilidade econômica do cultivo de cenoura Articles

    Silva, Julianna C. da; Costa, Luis F. F.; Santos, Daniella P. dos; Santos, Lúcia J. da S.; Silva, Cinara B. da; Santos, Márcio A. L. dos

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi realizar a análise econômica e produtiva da cenoura em função de lâminas de irrigação e doses de adubo. Adotou-se o delineamento em blocos ao acaso, num esquema fatorial 6 × 4, com três repetições. Os tratamentos foram constituídos por seis lâminas de irrigação, equivalentes a: (L1: 210,5; L2: 315,7; L3: 421,0; L4: 526,2; L5: 631,5 e L6: 736,7 mm) e por quatro doses de adubo, equivalentes a: (F1: 226,9; F2: 340,3; F3: 453,8 e F4: 567,2 kg ha-1), aplicadas via fertirrigação. Ao final do ciclo, foram coletadas quatro raízes de cenoura por parcela, para estimar a produtividade. O rendimento máximo estimado da cenoura foi de 95,4 t ha-1, obtido com o emprego de 478,1 mm e 538,8 kg ha-1 de adubo. O melhor retorno econômico foi obtido com 482,0 mm de água e 460,0 kg ha-1 de adubo, obtendo 95,0 t ha-1. A combinação de irrigação com o adubo permite que seja utilizada menor quantidade de ambos, obtendo resposta superior em comparação com a aplicação isolada.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The carrot yield increases due to the interaction between irrigation depth and fertilization. The marginal cost of carrot crop yield approaches zero for irrigation depth values between 100 and 125% of ETc. An irrigation depth unit increment may supply the need for fertilization without changing the carrot crop yield.
  • Genes altamente superexpressos em dendezeiros jovens (Elaeis guineensis) estressados por sal Articles

    Ferreira, Thalita M. M.; Leão, André P.; Sousa, Carlos A. F. de; Souza Júnior, Manoel T.

    Resumo em Português:

    RESUMO O RNA-seq é uma técnica baseada no sequenciamento em larga escala de cDNAs derivados de transcritos - por meio de plataformas de sequenciamento de nova geração - amplamente utilizada atualmente para caracterizar o transcriptoma de um organismo. A análise dos dados de RNA-seq permite identificar genes diferencialmente expressos em uma determinada condição, como o estresse salino. Este estudo teve como objetivo prospectar genes do dendê (Elaeis guineensis) responsivos ao estresse salino e realizar sua caracterização funcional e estrutural. A folha apical de plantas jovens de dendê controle (condutividade elétrica de ~2 dS m-1) e estressadas (~40 dS m-1), coletadas aos 5 e 12 dias após o início do estresse, foi submetida à extração de RNA total, com três plantas (repetições) por tratamento. O genoma completo de E. guineensis, disponível no “National Center for Biotechnology Information”, foi utilizado como genoma de referência - BioProject PRJNA192219. A análise da expressão diferencial levou à seleção de sete genes, cujo nível de expressão aumentou entre 37 e 84 vezes sob estresse salino, para posterior caracterização. A estratégia utilizada neste estudo permitiu a seleção de sete genes responsivos ao sal suprarregulados durante o estresse, e alguns deles codificam proteínas já relatadas como responsáveis pela tolerância à salinidade em outras espécies de plantas por superexpressão ou knock-out.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The applied prospection/annotation strategy led to the selection of seven salt-responsive genes. Three genes are candidates for the prospection/validation of salt-responsive promoter sequences. Five genes are candidates for the generation of oil palm plants tolerant to salt stress.
  • Distribuição radicular de genótipos de palma forrageira sob percentagens de reposição de água no solo Articles

    Castro, Igor N. de; Santos, Silvânio R. dos; Santos, Marcelo R. dos; Oliveira, Polyanna M. de; Aspiazú, Ignacio; Godinho, Fernando L.

    Resumo em Português:

    RESUMO Com o conhecimento da distribuição do sistema radicular da palma forrageira é possível aprimorar o seu manejo, já que podem ser definidas áreas do solo mais propícias para a aplicação de fertilizantes e a instalação de sensores de umidade do solo em condição irrigada. Assim, objetivou-se avaliar a distribuição radicular de genótipos de palma forrageira sob percentagens de reposição de água no solo. Para isso, desenvolveu-se experimento de campo envolvendo dois materiais genéticos de palma forrageira (Gigante - Opuntia fícus-indica Mill. e Miúda - Nopalea cochenillifera Salm-Dyck) e seis percentagens de reposição de água no solo, com base na evapotranspiração de referência - ET0 (T1, sem irrigação; T2, 15%; T3, 30%; T4, 45%; T5, 60% e T6, 75% da ET0), dispostos no esquema de parcelas subdivididas, ficando os tratamentos de irrigação nas parcelas e os materiais genéticos nas subparcelas, no delineamento em blocos casualizados, com três repetições. Aos 390 dias após o plantio deu-se início à coleta de raízes das cultivares para análise da densidade de comprimento de raízes (DCR). Constatou-se que a DCR muito fina diminui com o aumento da distância da base da planta e profundidade e a DCR total, fina, pequena e média aumentam com maiores reposições de irrigação; 75% da ET0 próximo à base da planta incrementa a DCR; todas as classes de raízes se concentram entre 0-0,20 m de distância e 0,10 a 0,25 m de profundidade, e a percentagem da DCR é maior no genótipo Gigante e o genótipo Miúda apresenta melhor distribuição.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Very fine root length density increases as soil water replacement levels rise and decreases at greater distance from the base of the plant. Fine, small and medium-diameter roots are more concentrated near the plant base at a soil water replacement level of 75% of ET0. In general, the Miuda genotype shows better root distribution and Gigante a higher root length density.
  • Biochar como alternativa de substrato para produção de mudas de cana-de-açúcar Articles

    Mota, Mauro F. C.; Damião, Eulina F.; Torres, Matheus R.; Pegoraro, Rodinei F.; Frazão, Leidivan A.; Fernandes, Luiz A.

    Resumo em Português:

    RESUMO O biochar tem se destacado como uma importante técnica de transformação e disposição final de biomassa, que pode ser utilizado diretamente no solo ou em viveiros de produção de mudas. Diante do exposto, o objetivo deste estudo foi avaliar a utilização de diferentes tamanhos de partículas e percentagens de biochar em substituição ao substrato convencional na produção de mudas de cana-de-açúcar. Para isso, foi montado um experimento no delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5 x 4, consistindo em: cinco percentagens de biochar (0, 25, 50, 75 e 100% v/v em substituição do substrato convencional) e, quatro granulometrias (<1, 2, 4 e 9 mm), com nove repetições. Foram avaliados o tempo médio de brotação, o índice de velocidade de brotação, a altura, o número de folhas, o comprimento e a largura da folha + 2, além da massa seca de parte aérea e de raízes. O tempo de brotação, independentemente da porcentagem de substituição do substrato comercial por biochar, foi menor quando as partículas de biochar eram de 6 mm de diâmetro. Para o índice de velocidade de germinação, independentemente do tamanho da partícula, o maior valor ocorreu quando o biochar substituiu 42% do substrato comercial. A substituição do substrato comercial pelo biochar reduziu o crescimento de mudas de cana-de-açúcar.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The conversion of biomass to biochar is a potential alternative use of organic wastes in agriculture. Smaller biochar grains reduce the sprouting time of sugarcane buds. A wood biochar substrate reduces the growth of sugarcane seedlings.
  • Acúmulo de cátions em cultivares de alface sob sistema hidropônico de baixo custo com águas salobras Articles

    Silva, Anna C. R. A. da; Silva, Gerônimo F. da; Menezes, Sirleide M. de; Cruz, Ruana Í. F.; Santos Júnior, José A.; Rolim, Mário M.

    Resumo em Português:

    RESUMO A utilização de águas salobras para cultivo da cultura da alface pode causar desequilíbrios nutricionais, prejudicando a produção. Neste sentido, objetivou-se avaliar o efeito da salinidade sobre o acúmulo de matéria seca da parte aérea e dos macronutrientes K, Ca e Mg e suas relações com o Na em cultivares de alface cultivadas em um sistema hidropônico de baixo custo. O experimento foi conduzido no delineamento experimental de blocos casualizados, em esquema fatorial 6 × 2, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos por seis valores de condutividade elétrica da solução nutritiva (1,5; 2,5; 3,5; 4,5; 5,5 e 6,5 dS m-1) e por duas cultivares de alface Betty [Americana] e Mimosa [Crespa]. Independentemente da cultivar avaliada, o aumento da condutividade elétrica da solução nutritiva reduziu o acúmulo de matéria seca da parte aérea. Em ambas as cultivares, o aumento da condutividade elétrica da solução nutritiva reduziu os acúmulos de K e de Mg e elevou as relações de Na/K, Na/Ca e Na/Mg. A cv. Mimosa apresentou acúmulos de Ca e Mg superiores aos acúmulos da cv. Betty, independentemente da condutividade elétrica. O aumento da condutividade elétrica reduziu o acúmulo de K, nas duas cultivares. A ordem decrescente no acúmulo dos macronutrientes e sódio em ambas as cultivares foi: K > Na > Ca > Mg.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Lettuce plants of the cvs. Betty and Mimosa in hydroponic system with brackish water reduce Na accumulation after 4.5 dS m-1. There is a greater impact on Mg absorption compared to K and Ca due to the increase of Na accumulation in lettuce. In hydroponic lettuce the salinity increase causes greater reductions in the accumulation of K compared to Ca and Mg.
  • Produtividade da cultura do milho em função da salinidade e da cobertura morta vegetal Articles

    Costa, Francisco H. R.; Goes, Geovana F.; Almeida, Murilo de S.; Magalhães, Clarissa L.; Sousa, José T. M. de; Sousa, Geocleber G.

    Resumo em Português:

    RESUMO A irrigação com água salina afeta o desempenho agronômico da cultura do milho, no entanto, a utilização de cobertura morta vegetal pode mitigar o estresse salino e promover aumento na produtividade. Desta forma, objetivou-se avaliar a produtividade da cultura do milho submetido a diferentes níveis salinos na água de irrigação, na presença e ausência de cobertura morta vegetal. O delineamento utilizado foi de blocos ao acaso em esquema fatorial 2 × 2, sendo o primeiro fator a salinidade da água de irrigação (1,0 e 4,0 dS m-1) e o segundo, com e sem cobertura morta e cinco repetições. As variáveis analisadas foram: massa da espiga com e sem palha e do sabugo, diâmetro da espiga, comprimento da espiga e a produtividade. A água de irrigação com maior condutividade elétrica afetou negativamente a massa da espiga com e sem palha, diâmetro e comprimento de espiga. O uso de cobertura vegetal no solo aumentou a massa da espiga com e sem palha, diâmetro e comprimento de espiga. A agua de maior salinidade (4,0 dS m-1) reduz a produtividade da cultura do milho, porém com menor intensidade na presença da cobertura vegetal morta.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The use of water with high salinity (4.0 dS m-1) reduced the mass of the ear with and without straw and the diameter of the ear. Vegetable mulch mitigates the deleterious effects of salts on productivity. The presence of vegetation mulch increased mass of the ear with and without straw and the diameter of the ear.
  • Crescimento e produção de beterraba irrigada com água salina em diferentes tipos de cobertura vegetal Articles

    Gadelha, Bruna B.; Freire, Márcio H. da C.; Sousa, Henderson C.; Costa, Francisco H. R.; Lessa, Carla I. N.; Sousa, Geocleber G. de

    Resumo em Português:

    RESUMO A cobertura morta vegetal poderá atenuar os efeitos deletérios dos sais presentes na água de irrigação. Objetivou-se no presente estudo avaliar o efeito da salinidade da água de irrigação e da cobertura morta vegetal no crescimento e na produção da cultura da beterraba. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, em Redenção, Ceará. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 × 4, com cinco repetições, correspondentes a dois valores de condutividade elétrica da água de irrigação - CEa: água de abastecimento - 0,3 dS m-1 e solução salina - 5,8 dS m-1; e quatro tipos de cobertura morta (casca de arroz, bagana de carnaúba, restos de culturas espontânea e sem cobertura - tratamento controle). O uso de cobertura morta vegetal mitigou os efeitos dos sais da água de irrigação para altura de planta, área foliar, diâmetro do caule e da raiz tuberosa. O aumento da condutividade elétrica na água de irrigação afetou negativamente o número de folhas, comprimento da raiz tuberosa e a produção, porém aumentou os sólidos solúveis da cultura da beterraba.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Irrigation with saline water negatively limited all growth parameters of the beet crop. Vegetable coverings (rice hulls, carnauba bagana, and crop residues) reduce the harmful effects of salts on beet growth. The salinity of irrigation water increases soluble solids in beet crop.
  • Crescimento e fisiologia do girassol ornamental sob salinidade em função de métodos de aplicação de paclobutrazol Articles

    Guimarães, Rafaela F. B.; Maia Júnior, Sebastião de O.; Lima, Robson F. de; Souza, Allesson R. de; Andrade, Jailma R. de; Nascimento, Ronaldo do

    Resumo em Português:

    RESUMO O girassol ornamental tem grande importância no setor de floricultura devido a cor e exuberância de suas flores. Porém, sua produção e qualidade das flores diminuem sob estresse salino, o qual pode ser atenuado com a aplicação de paclobutrazol. O objetivo foi avaliar os efeitos de diferentes métodos de aplicação de paclobutrazol em girassol ornamental ‘Sol Noturno’ irrigado com águas salobras. O delineamento experimental consistiu em blocos casualizados em esquema fatorial 5 × 3, correspondendo a cinco condutividades elétricas da água de irrigação - CEa (0,4; 1,9; 3,4; 4,9 e 6,4 dS m-1) e três métodos de aplicação de paclobutrazol (aplicação foliar, via solo e uma testemunha - sem paclobutrazol), com quatro repetições. O aumento da salinidade da água de irrigação reduziu as trocas gasosas, eficiência efetiva do fotossistema II, índice SPAD, altura de plantas e diâmetros do capítulo. A aplicação de paclobutrazol na folha e via solo aumentou a condutância estomática e a transpiração por 21,09 e 17,80%, respectivamente, em relação às plantas sem aplicação, enquanto a fotossíntese e eficiência instantânea de carboxilação aumentaram 28,33 e 31,18% via solo, e 14,40 e 16,12% via foliar, respectivamente. A aplicação de paclobutrazol, principalmente via solo, favoreceu as plantas de girassol ‘Sol Noturno’ sob estresse salino, aumentando o índice de clorofila SPAD e o diâmetro externo do capítulo, e mantendo o número de pétalas.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Application of paclobutrazol (PBZ) maintains the external diameter of chapter in sunflower greater than without PBZ under salt stress. The number of sunflower petals decreases with salt stress without PBZ application. The PBZ application via soil is more effective than foliar application in sunflower plants.
  • Deposição de calda e controle da ferrugem asiática em cultivares de soja Articles

    Viegas Neto, Antonio L.; Souza, Cristiano M. A. de; Lima Júnior, Izidro dos S. de; Piletti, Lígia M. M. da S.; Martins, Karina de J. E.; Bertoncello, Bruno F.

    Resumo em Português:

    RESUMO O controle da ferrugem asiática da soja depende da eficácia do fungicida e da tecnologia de aplicação empregada, entretanto, a arquitetura foliar de cada cultivar de soja também pode ser um fator a interferir no controle da doença. O objetivo do estudo foi avaliar a deposição de calda fungicida e o controle da ferrugem asiática da soja utilizando pontas de pulverização em três cultivares de soja. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, com tratamentos arranjados no esquema de parcelas subdivididas, em que as parcelas eram três cultivares de soja (SYN 1561 IPRO, M6410 IPRO e M6210 IPRO) e as subparcelas três pontas de pulverização (11002 BD, AIXR 110015 e TTJ60 11002), e uma testemunha sem aplicação, com quatro repetições. Foram avaliados o diâmetro mediano volumétrico, cobertura de gotas, índice de área foliar (IAF), área abaixo da curva de progresso da doença, massa de 1000 grãos e produtividade da soja. Os bicos 11002BD e AIXR11005 fornecem melhor deposição de calda naquelas cultivares com menores índices de área de foliar, no estágio fenológico da soja R1. Os bicos 11002BD, AIXR110015 e TTJ60 fornecem controle da ferrugem asiática comparada ao tratamento controle, independentemente do índice de área de folha da cultivar. A cultivar SYN1561 apresentou a maior produção de grãos e o maior índice de área de folha, independentemente do bico de pulverização utilizado, na época com a maior precipitação pluviométrica.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Medium-sized droplets provide better coverage in the lower layers of the soybean canopy under limiting climate conditions. Nozzles 11002BD and AIXR11005 provide better spray solution deposition in soybean cultivars with lower leaf area indexes. Leaf area can be used as a parameter in selecting the appropriate droplet size for spraying.
Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com