Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Volume: 25, Issue: 7, Published: 2021
  • New explicit correlation to compute the friction factor under turbulent flow in pipes1 Articles

    Gallardo, Alan Olivares; Rojas, Rodrigo Guerra; Guerra, Marco Alfaro

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A equação implícita de Colebrook tem sido amplamente utilizada para estimar o fator de atrito em tubulações sob fluxo turbulento. Este fator de atrito é usado para calcular quedas de pressão para resolver diferentes problemas e aplicações da engenharia, como o projeto de sistemas de distribuição de água. Muitos pesquisadores propuseram aproximações explícitas para estimar o fator de atrito sem realizar cálculos iterativos. Neste estudo, uma nova correlação explícita é dada para determinar o fator de atrito em tubos cilíndricos sob fluxo turbulento. Este estudo permite avaliar as características da nova aproximação explícita do fator de atrito e compará-las com o valor obtido pela equação de Colebrook e com outras aproximações explícitas desenvolvidas por vários autores. Isso permitiu encontrar uma nova equação de estrutura simples e com poucas operações matemáticas que se aproxima ao valor do fator de atrito com um erro relativo máximo de 1,60% em relação ao valor resolvido para a equação de Colebrook.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS The correlation facilitates the calculation of head losses in hydraulic systems. The correlation was design for regimes of high and low turbulence. The best performance of the correlation is obtained for a range of roughness that goes from 10-2 to 5 × 10-3.
  • Photosynthetic efficiency and production of Annona squamosa L. under salt stress and fertilization with NPK Articles

    Ferreira, Fagner N.; Lima, Geovani S. de; Gheyi, Hans R.; Sá, Francisco V. da S.; Dias, Adaan S.; Pinheiro, Francisco W. A.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO No semiárido do Nordeste brasileiro, a alta concentração de sais encontrada nas águas destaca-se como um fator limitante para agricultura irrigada. Assim, a adubação com nitrogênio (N), fosforo (P) e potássio (K) é uma estratégia capaz de amenizar o estresse salino sobre as plantas. Neste contexto, objetivou-se com esta pesquisa avaliar os teores de pigmentos cloroplastídicos, a fluorescência da clorofila, o dano na membrana celular e a produção de pinha irrigadas com água de diferentes condutividades elétricas e adubadas com nitrogênio, fósforo e potássio. Os tratamentos foram distribuidos em blocos ao acaso, em esquema fatorial 2 x 8, com três repetições, sendo dois níveis de condutividade elétrica da água de irrigação - CEa (0,8 e 3,0 dS m-1) e oito combinações de adubação NPK (100-100-100; 100-100-125; 100-125-100; 100-125-125; 125-100-100; 125-100-125; 125-125-100 e 125-125-125% das doses recomemdadas de N-P2O5-K2O). A CEa de 3,0 dS m-1 diminuiu os teores de clorofila a e total, o número de frutos por planta, e eficiência fotoquímica, e aumentou os teores de carotenoides e o dano na membrana celular de pinha. A adubação com 100-125-125; 125-125-100 e 125-125-125% das dose recomendada de N-P2O5-K2O resultou em maior dano na membrana celular de pinha.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS Electrical conductivity of water of 3.0 dS m-1 reduces the chlorophyll synthesis and production of custard-apple. NPK recommendation of 100-125-125, 125-125-100 and 125-125-125% cause more damage to the cell membrane. Reduction in the quantum efficiency of custard-apple under salt stress is indicative of photoinhi-bitory damage.
  • Physiological changes of pomegranate seedlings under salt stress and nitrogen fertilization1 Articles

    Soares, Lauriane A. dos A.; Oliveira, Sabrina G. de; Lima, Geovani S. de; Fernandes, Pedro D.; Araújo, Railene H. C. R.; Fernandes, Eliene A.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O semiárido do Nordeste do Brasil se caracteriza por apresentar precipitações escassas e irregulares; além disso, as águas disponíveis para irrigação, comumente, possuem elevadas concentrações de sais, promovendo efeitos de natureza osmótica e/ou iônica sobre as plantas. Deste modo, é importante a identificação de espécies adaptadas às condições de escassez e qualidade inferior das águas de irrigação. Neste contexto, objetivou-se com este estudo avaliar as alterações fisiológicas da romãzeira quando submetida à irrigação com águas salinas e diferentes doses de nitrogênio sob condições de casa de vegetação. O estudo foi realizado utilizando-se o delineamento de blocos casualizados em arranjo fatorial 5 x 5, cujos tratamentos foram constituídos de cinco condutividade elétricas da água - CEa (0,3; 1,8; 3,3; 4,8 e 6,3 dS m-1) e cinco doses de nitrogênio (50, 75; 100; 125 e 150% da dose recomendada para ensaios em vasos), com quatro repetições. A salinidade da água a partir de 0,3 dS m-1 diminuiu a taxa de assimilação de CO2, clorofila b e fitomassa seca total das mudas de romãzeira. Contudo, a condutância estomática e a transpiração foliar não foram influenciadas pela condutividade elétrica de até 4,0 e 3,6 dS m-1, respectivamente. O incremento na concentração intercelular de CO2 na romãzeira está relacionado a fatores de origem não estomática. As doses de nitrogênio não atenuaram os efeitos deletérios do estresse salino sobre as trocas gasosas, teores de clorofila a e extravasamento de eletrólitos das mudas de romãzeira.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS Irrigation water salinity alters gas exchange and biosynthesis of photosynthetic pigments in po-megranate. The reduction in CO2 assimilation in pomegranate plants under salt stress is related to non-stomatal factors. Increasing nitrogen doses increase electrolyte leakage in pomegranate seedlings.
  • Improved nutrient uptake in three Crotalaria species inoculated with multifunctional microorganisms Articles

    Lanna, Anna C.; Silva, Mariana A.; Moreira, Alécio S.; Nascente, Adriano S.; Fillipi, Marta C. C. de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Plantas de cobertura são essenciais na recuperação da produtividade do solo. Crotalaria é uma das mais eficientes espécies de leguminosas em termo de produção de biomassa e fixação de nitrogênio. Objetivou-se neste estudo avaliar o efeito de microorganismos multifuncionais no desempenho agronômico de Crotalaria juncea, C. spectabilis e C. ochroleuca. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram em seis isolados de rizobactérias (BRM 32109 e BRM 32110 (Bacillus sp.), BRM 32111 e BRM 32112 (Pseudomonas sp.), BRM 32113 (Burkholderia sp.), BRM 32114 (Serratia sp.)) e um isolado fúngico (Trichoderma sp. (T-26)), além do tratamento controle (sem microrganismo). O principal efeito dos microorganismos multifuncionais sobre as três espécies de Crotalaria foi o aumento da concentração de macro e micronutrientes. Enxofre e zinco aumentaram na raiz de plantas de C. juncea; cálcio e enxofre na parte aérea de plantas de C. spectabilis; e plantas de C. ochroleuca apresentaram maior concentração de fósforo e cobre na parte aérea e de zinco e cobre na raiz. Em resumo, o melhor status nutricional em plantas de Crotalaria afeta diretamente a disponibilidade de nutrientes para a cultura subsequente.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS Multifunctional microorganisms promote the nutrient enrichment in Crotalaria plants. Cover crop residues are vital in managing soil fertility. Nutritionally improved cover crops increase soil nutrient levels for the subsequent crop.
  • Physiological indices of okra under organomineral fertilization and irrigated with salt water1 Articles

    Sales, Jonnathan R. da S.; Magalhâes, Clarissa L.; Freitas, Ana G. S.; Goes, Geovana F.; Sousa, Henderson C. de; Sousa, Geocleber G. de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O manejo adequado de águas salobras pode aumentar a produção vegetal no Semiárido brasileiro. A fertilização organomineral contribui para a minimização dos efeitos deletérios da salinidade. Nessa perspectiva, objetivou-se avaliar os índices fisiológicos do quiabeiro cultivado sob adubação organomineral e irrigado com água salina. O experimento foi no delineamento experimental inteiramente casualizado no esquema fatorial 6 x 2, com seis repetições, referente a seis formas de adubação: T1 - Adubação mineral com NPK; T2 - Adubação com biofertilizante bovino; T3 - Adubação com cinza vegetal; T4 - Adubo mineral (50%) + biofertilizante bovino (50%); T5 - Adubo mineral (50%) + cinza vegetal (50%); T6 - Controle; e a duas condutividades elétricas da água de irrigação (0,5 e 5,0 dS m-1). Aos 30 e 60 dias após o transplantio, foram analisados os índices fisiológicos do quiabeiro. O estresse salino afeta de forma negativa os indicies fisiológicos da cultura do quiabo, no entanto, a fertilização organomineral atenua parcialmente os efeitos dos sais sobre a fisiologia do quiabeiro. Desta forma, recomenda-se o uso da adubação orgânica e mineral no cultivo do quiabeiro em condições de salinidade.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS Salt water reduces gas exchange in the okra crop, but organomineral fertilization mitigates these effects. The use of organic and mineral fertilization is viable in okra crops under salt stress. Organic fertilizer (100% bovine biofertilizer) decreases internal CO2 concentration.
  • West Indian cherry production under irrigation with saline water and potassium-phosphorus fertilization1 Articles

    Dias, Adaan S.; Lima, Geovani S. de; Gheyi, Hans R.; Elias, Jutahy J.; Silva, Saulo S. da; Pinheiro, Francisco W. A.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Os recursos hídricos no Nordeste brasileiro comumente apresentam elevadas concentrações de sais, o que limita a produção das culturas. Assim, o fornecimento de nutrientes, como o K e P de forma combinada pode reduzir a absorção dos íons Na+ e Cl- nas plantas, tornando viável o uso de águas salinas. Nesse contexto, objetivou-se, avaliar a produção de aceroleira cv. BRS 366 Jaburu sob irrigação com águas salinas e adubação com potássio-fósforo em dois ciclos produtivos no segundo ano de cultivo. Os tratamentos foram distribuídos em blocos casualizados, em esquema fatorial 5 x 4 com três repetições, relativos a cinco valores de condutividade elétrica da água de irrigação (0,6; 1,4; 2,2; 3,0 e 3,8 dS m-1), e quatro combinações de potássio/fósforo (100/100, 85/85, 60/60 e 45/45% da recomendação para a cultura). No primeiro ciclo produtivo, as plantas irrigadas com águas de 1,4 e 1,9 dS m-1, obtiveram o maior peso médio e total de frutos, respectivamente, enquanto que no segundo a irrigação com águas a partir de 0,6 dS m-1 reduziu a produção. A adubação com 45/45% da recomendação de K2O/P2O5 resulta em maior número e peso de frutos de acerola no primeiro ciclo produtivo, independentemente do nível salino.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS The salinity of the water reduces the number and diameter of the fruits and, the total weight of West Indian cherry fruits. Potassium-phosphorus fertilization attenuates the deleterious effects of salt stress on West Indian cherry production. The effect of water salinity on West Indian cherry fruit varies with salt stress intensity and expo-sure time to salinity.
  • Identification and diagnosis of salt-affected soils in the Baixo-Açu irrigated perimeter, RN, Brazil1 Articles

    Justo, Jader F. A.; Barreto, Artênio C.; Silva, Jucirema F. da; Ferreira, Miguel; Sá, Francisco V. da S.; Oliveira, Ronaldo P. de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A salinização do solo é um dos principais problemas ambientais em regiões áridas e semiáridas. Deste modo, objetivou-se avaliar os problemas de salinidade do solo em uma área do Perímetro Irrigado do Baixo-Açu, RN, Brasil, por meio de análise conjunta empregando técnicas de sensoriamento remoto, pedologia e geoestatística. O estudo foi desenvolvido no Perímetro Irrigado do Baixo-Açu (1500 ha), com amostragem da salinidade do solo em 42 pontos amostrais, utilizados para correlacionar com o índice espectral ‘Salinity Index 1’ (SI1). Após a análise espectral selecionou-se um dos lotes identificados com problemas de salinidade, no qual foram realizados estudos pedológicos, para fins de classificação dos problemas de salinidade do solo em superfície e subsuperfície. Posteriormente, no mesmo lote foram amostrados 45 pontos para avaliação da distribuição espacial da salinidade do solo e diagnóstico do problema de salinidade utilizando análise geoestatística. O índice SI1 em áreas com ‘Normalized Difference Vegetation Index’ (NDVI) < 0,33 apresentou a maior correlação com a condutividade elétrica do solo. O solo da área avaliada apresentou horizonte salino em superfície e horizonte salino-sódico em subsuperfície. As áreas mais afetadas pela salinidade são áreas côncavas, com deficiência de drenagem natural.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS Spectral analysis is feasible to identify salinized areas. The most saline areas are lowlands with deficiency of natural drainage. The studied soils are saline in surface and saline-sodic in subsurface.
  • Mulch with sugarcane bagasse and bamboo straw attenuates salt stress in cowpea cultivation1 Articles

    Barbosa, Inácio J.; Sousa, Henderson C.; Schneider, Fernanda; Sousa, Geocleber G. de; Lessa, Carla I. N.; Sanó, Lamine

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivou-se avaliar o efeito do estresse salino no crescimento e nas trocas gasosas do feijão-caupi, em substrato com e sem cobertura morta vegetal. O experimento foi realizado em Redenção, CE, Brasil. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em esquema fatorial de 5 x 3, com cinco repetições. Os tratamentos foram constituídos de cinco condutividades elétricas da água de irrigação (1,0; 2,0; 3,0; 4,0 e 5,0 dS m-1) em substrato sem e com cobertura morta vegetal (bagaço de cana de açúcar e palha de bambu). As variáveis analisadas foram: número de folhas, diâmetro do caule, área foliar, fotossíntese, transpiração, condutância estomática, eficiência do uso da água, massa seca da raiz e da parte aérea e a condutividade elétrica do extrato de saturação do solo. O uso de cobertura morta gera efeitos positivos para o crescimento do feijão-caupi, independentemente da salinidade da água de irrigação. Porém, o uso de palha de bambu como cobertura do solo minimiza os efeitos dos sais na matéria seca das raízes. A cobertura do solo com palha de bambu e bagaço de cana-de-açúcar minimiza os efeitos dos sais para as variáveis de trocas gasosas foliares, principalmente em maiores valores de condutividade elétrica da água de irrigação. A cobertura morta com resíduos de bagaço de cana-de-açúcar e palha de bambu reduz a condutividade elétrica do extrato de saturação do solo.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS Saline stress did not affect the initial growth of the cowpea crop. The use of mulch provides better morphological results in the cowpea crop. Vegetal mulches as soil protection (sugarcane bagasse and bamboo straw) attenuated effect of salts on gas exchange of cowpea.
  • Growth and production of tomato fertilized with poultry litter and swine wastewater1 Articles

    Algeri, Alessandra; Luchese, Augusto V.; Sato, Alessandro J.; Pivetta, Laércio A.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi avaliar o crescimento vegetativo e produtivo de duas variedades de tomateiro (‘Compack’ e ‘Gaúcho’) com adubação orgânica de duas fontes: cama de aviário (CA) e dejeto líquido de suínos (DLS), com e sem suplementação mineral. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com sete tratamentos e quatro repetições para o ‘Compack’ e cinco repetições para o ‘Gaúcho’. Os tratamentos utilizados foram: testemunha, adubação 100% mineral, 100% orgânico de cama de aviário - CA, 100% orgânico de dejeto líquido suíno - DLS, cama de aviário e complementação mineral, 50% de dejeto líquido suíno e complementação mineral e CA 50% complementada com DLS. Aos 30 e 90 dias após o transplantio foram realizadas medidas de altura, largura dos folíolos e diâmetro do caule. Por ocasião da colheita foram realizadas medidas do diâmetro, comprimento, massa, sólidos solúveis e acidez titulável dos frutos. Também foi realizada análise dos teores de N, P e K dos tecidos foliares. O crescimento vegetativo das duas cultivares foi menor na testemunha. A maior produtividade de tomate ‘Compack’ foi obtida com adubação mineral, CA e DLS com complementação mineral e CA + DLS, enquanto que para o tomate ‘Gaúcho’ a maior produtividade foi obtida com adubação de CA + DLS.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS Combining different sources of organic fertilizers is a viable strategy to balance the nutritional demand for tomato. Tomato can be produced without soluble mineral fertilizers. The effect of organic fertilization depends on the cultivar.
  • Performance of agricultural tractor with and without automatic transmission and engine rotation management1 Articles

    Strapasson, Lauro; Jasper, Samir P.; Kmiecik, Leonardo L.; Silva, Thiago X. da; Savi, Daniel

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A introdução de novas tecnologias a bordo das máquinas agrícolas é constante, para maior desempenho energético e eficiência operacional. Recentemente, sistemas de gerenciamento eletrônico são capazes de realizar a seleção da marcha e rotação do motor automaticamente, visando o menor consumo horário de combustível. O objetivo do experimento foi avaliar a eficiência energética e operacional do trator agrícola com gerenciamento automático da transmissão e rotação do motor, submetido a tração de diferentes cargas. O experimento foi conduzido no delineamento de blocos casualizado, em faixas de 50 m, com dois fatores: o sistema de gerenciamento automático da transmissão e rotação do motor (com e sem) e três cargas diferentes aplicadas na barra de tração, com quatro repetições. Os dados coletados foram submetidos a análise de variância e ao teste de Tukey. O sistema de gerenciamento automático da transmissão e rotação do motor proporcionou redução de 20% no patinamento, aumento de 10% na velocidade operacional e economia de 28% no consumo horário de combustível.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS Electronic gear selection and autonomous engine rotation management bring benefits to tractor driving. The electronic management responded positively to the increase in the traction load. The use of electronic management software should be more widespread among farmers and researchers.
Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, Caixa Postal 10078, 58109-970 Campina Grande PB Brasil, Tel. +55 83 3310-1056, Fax +55 83 3310-1185 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: agriambi@agriambi.com.br