Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Volume: 26, Número: 2, Publicado: 2022
  • Relações intensidade-duração-frequência obtidas sazonalmente para Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil Articles

    Manke, Emanuele B.; Teixeira-Gandra, Claudia F. A.; Damé, Rita de C. F.; Nunes, André B.; Neta, Maria C. C. Chagas; Karsburg, Roberta M.

    Resumo em Português:

    RESUMO Embora vários estudos tenham objetivado obter as relações intensidade-duração-frequência de eventos extremos de precipitação, essas relações sobre diferentes condições sazonais ainda são relativamente desconhecidas. Desta forma, objetivou-se verificar se as relações de intensidade-duração-frequência, obtidas sazonalmente por meio de registros de precipitação do inverno e do verão, são representativas dos eventos de precipitação máxima da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Para isso, foram utilizados dados pluviográficos de 1982 a 2015 para constituição de duas séries sazonais: uma para o período do verão composta pelo intervalo de 21 de dezembro a 20 de março; e outra para o inverno, de 21 de junho a 22 de setembro. As relações sazonais foram comparadas com os dados pluviográficos anuais. As relações de intensidade duração e frequência obtidas com os dados de chuva do verão representam adequadamente as precipitações máximas da localidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Os valores de intensidades máximas de precipitação obtidos pelas relações de intensidade, duração e frequência do inverno não retratam o cenário de ocorrência de chuvas com maiores intensidades.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The intensity-duration-frequency (IDF) equation obtained with summer rain can be applied to estimate the maximum rainfall of Pelotas. The IDF curve can be obtained only during months of maximum rainfall. A satisfactory IDF curve can be drawn in the absence of data for periods in which rainfall is less intense.
  • Decomposição de serapilheira de cafeeiro sombreado com Tectona grandis ou a pleno sol Articles

    Henrique, Nirvani S.; Maltoni, Katia L.; Faria, Glaucia A.

    Resumo em Português:

    RESUMO A serapilheira é uma importante fonte de nutrientes para o solo e a sua decomposição pode ser influenciada pelos sistemas de uso do mesmo. Este estudo teve por objetivo avaliar a decomposição de serapilheira e seu estoque de macronutrientes em dois sistemas de cultivo do cafeeiro, sendo um sombreado (CS) e outro a pleno sol (CPS). O experimento foi realizado em uma propriedade rural do município de Cacoal, Estado de Rondônia, Brasil, em esquema fatorial 2 × 6, dois usos do solo (CS e CPS) e seis épocas de avaliação da decomposição da serapilheira (0, 30, 60, 180, 300 e 360 dias), com sete repetições. A decomposição de serapilheira foi avaliada aos 0, 30, 60, 180, 300 e 360 dias e, além disso, foi determinada a constante de decomposição (k) e o tempo de meia vida (t1/2) aos 360 dias e os teores de fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg), enxofre (S) e nitrogênio (N) da serapilheira remanescente em cada tempo de decomposição. No CS há maiores perda de massa e constante de decomposição, e menor tempo de meia vida da serapilheira ao final do período. A serapilheira apresenta perda de massa em função do tempo de decomposição. Os estoques de macronutrientes N, P, K, Ca e Mg reduziram-se de forma linear durante o tempo de decomposição e ocorreu incremento no estoque de enxofre ao final do período.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The litterfall mass reduction was greater in shaded coffee compared to coffee in full sun. N, Ca, Mg, and K stocks from litterfall decreased linearly with time. Coffee cultivated in full sun had a greater stock of nitrogen, calcium, and magnesium in the litterfall.
  • Co-inoculação de Anabaena cylindrica e Azospirillum brasilense durante o crescimento inicial e pigmentos cloroplásticos do milho Articles

    Matsuo, Osvaldo; Zucareli, Claudemir; Horácio, Eduardo H.; Alves, Luiz A. R.; Saab, Otavio J. G. A.

    Resumo em Português:

    RESUMO Embora comprovados os efeitos isolados das cianobactérias Anabaena cylindrica bem como da bactéria Azospirillum brasilense, na fixação biológica de nitrogênio e na promoção de crescimento de plantas de milho, a co-inoculação de ambas pode ampliar outros benefícios às plantas. O objetivo foi avaliar o crescimento inicial e teores de pigmentos cloroplastídicos de híbridos de milho co-inoculados com A. brasilense e A. cylindrica. O experimento foi conduzido em condições de casa de vegetação sob o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 × 4, com dois híbridos: Balu 184 e Balu 280 Pro e quatro tratamentos de inoculação: ausência de inoculação, inoculação de A. cylindrica, inoculação de A. brasilense e a co-inoculação de A. cylindrica + A. brasilense. A co-inoculação resultou no maior crescimento da raiz e massa seca da parte aérea nos dois híbridos, porém com maior responsividade para o híbrido Balu 280 Pro. A co-inoculação combinada de A. brasilense e A. cylindrica incrementou o crescimento inicial do milho, sem alterações nos teores dos pigmentos fotossintéticos.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Anabaena cylindrica associated with Azospirillum brasilense favored the development and growth of corn. Plant growth-promoting bacteria promote morphoanatomical alterations in the roots. Anabaena cylindrica and Azospirillum brasilense provide efficient water and nutrients absorption.
  • Fauna edáfica e atributos físicos e químicos do solo em diferentes fitofisionomias de Cerrado Articles

    Silva, Raimunda A.; Siqueira, Glécio M.

    Resumo em Português:

    RESUMO A comunidade edáfica é composta por diversos organismos que mantêm interações ecológicas nos ambientes, como fragmentação de serapilheira, ciclagem de nutrientes, modificações na estrutura do solo, além de reguladores de cadeia trófica. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a composição da fauna edáfica, os atributos físicos e químicos do solo em diferentes fisionomias de cerrado no Parque Estadual do Mirador (PEM). O estudo foi desenvolvido em duas formações de Cerrado (Cerrado Ralo e Cerrado Típico) no Parque Estadual do Mirador, onde foram instaladas 100 armadilhas pitfall. Os organismos edáficos foram triados, identificados em termos de ordens, subordens, subfamílias e família; a partir disso foram estimados os parâmetros abundância, riqueza, diversidade de Shannon e equitabilidade de Pielou. Um total de 4.149 indivíduos foram coletados nas duas parcelas experimentais. A parcela em Cerrado Típico apresentou maior riqueza taxonômica (25 grupos); e maior diversidade de Shannon (H’ = 1,65), enquanto a parcela em Cerrado Ralo apresentou 19 grupos edáficos e diversidade de Shannon igual a H’ = 1,51. A exploração fatorial explicou 84,43% dos dados originais do Cerrado Ralo e 90,84% dos dados do Cerrado Típico. Conclui-se, que a parcela em Cerrado Típico demonstrou maior diferença em termos de riqueza e abundância, decorrente das condições favoráveis à fauna edáfica como alto teor de matéria orgânica e maior cobertura vegetal.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Soil fauna is strongly influenced by plant composition. High levels of organic material favor the presence of edaphic fauna. Cerrado physiognomies presented different abundances and richness of soil organisms.
  • Trocas gasosas e fitomassa do milheto sob adubação orgânica e irrigado com água cinza Articles

    Silva, José R. I.; Souza, Eduardo; Leite, Maurício L. de M. V.; Barros Junior, Genival; Sales, Aldo T.; Antonino, Antônio C. D.

    Resumo em Português:

    RESUMO A água cinza é um método alternativo para aumentar a oferta hídrica para produção agrícola nas regiões semiáridas. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de diferentes lâminas de irrigação de água cinza nas trocas gasosas e acúmulo de fitomassa do milheto com e sem adubação orgânica. A pesquisa foi conduzida em condições de casa de vegetação em Serra Talhada-PE, municipio na região semiárida do Brasil, em delineamento de blocos casualizados em esquema fatorial (4 × 2 + 1) e três repetições. O primeiro fator correspondeu à lâmina de irrigação com água cinza equivalente a 25, 50, 75 e 100% de água disponível do solo, e o segundo fator a adição de esterco bovino como fertilizante (0 e 34 Mg ha-1), e um controle (irrigação com água de baixa salinidade). A irrigação com efluente de água cinza não promove efeitos negativos nas trocas gasosas e acúmulo de fitomassa, contudo, também não disponibiliza nutrientes suficientes para incrementar essas variáveis. A redução das lâminas de irrigação causou diminuição das trocas gasosas a partir dos 45 dias após aplicação dos tratamentos. A massa de perfilhos basais foi o componente da planta mais favorecida pela adubação orgânica.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Higher gas exchange values during the initial growth stage are associated with significant phytomass accumulation in pearl millet. Graywater did not provide enough nutrients to boost the millet phytomass accumulation. Fertilization with bovine manure favored an increase in basal tiller mass.
  • Crescimento e trocas gasosas de gravioleira sob estresse salino e aplicações de peróxido de hidrogênio Articles

    Veloso, Luana L. de S. A.; Silva, André A. R. da; Lima, Geovani S. de; Azevedo, Carlos A. V. de; Gheyi, Hans R.; Moreira, Rômulo C. L.

    Resumo em Português:

    RESUMO O cultivo da graviola irrigada no semiárido do Nordeste brasileiro evidencia a necessidade de informações sobre suas respostas à salinidade da água de irrigação e o uso de técnicas que permitam sua exploração, como a utilização de peróxido de hidrogênio. Assim, objetivou-se com este estudo avaliar efeitos de embebição e aplicações foliares de peróxido de hidrogênio sobre o crescimento e a fisiologia de gravioleiras submetidas à estresse salino. O estudo foi conduzido em lisímetros em casa de vegetação, e os tratamentos foram distribuídos no delineamento de blocos casualizados em esquema fatorial 4 × 4, com quatro valores de condutividade elétrica da água de irrigação - CEa (0,7; 1,7; 2,7 e 3,7 dS m-1) e quatro concentrações de H2O2 (0, 25, 50 e 75 μM), com três repetições e uma planta por parcela. As concentrações de H2O2 foram aplicadas via embebição das sementes e pulverização foliar. A irrigação com água a partir de 0,7 dS m-1 prejudicou as trocas gasosas e as taxas de crescimento absoluto da altura de planta e diâmetro de caule e crescimento relativo da altura de gravioleira. A aplicacão foliar com concentrações estimadas de 35, 33 e 23 µM de peróxido de hidrogênio favoreceram as taxas de crescimento relativo e absoluto da altura de plantas e transpiração, respectivamente. Em comparação com a parte aérea, a raiz de gravioleira foi mais afetada quando irrigadas com água a partir de 1.6 dS m-1.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The decrease in stomatal conductance restricts soursop leaf transpiration under salt stress. Exogenous application of hydrogen peroxide at low concentration favors soursop growth and transpiration. Application of high concentrations of hydrogen peroxide intensifies salt stress in soursop.
  • Crescimento, acúmulo de nutrientes e produtividade de cebola em função da adubação com micronutrientes Articles

    Bertino, Nubia M. F.; Grangeiro, Leilson C.; Costa, João P. N. da; Costa, Romualdo M. C.; Lacerda, Rodolfo R. de A.; Gomes, Victor E. de V.

    Resumo em Português:

    RESUMO Os micronutrientes constituem estruturalmente diversas enzimas e atuam como cofatores de proteínas importantes para manter o funcionamento celular, com isso contribuem com o crescimento e aumento da produtividade das culturas. O objetivo deste estudo foi avaliar o teor foliar, o crescimento, o acúmulo de micronutrientes, a classificação e a produtividade da cebola em função da adubação com boro, cobre, zinco em dois anos de cultivo. Os experimentos foram realizados nos períodos de junho a novembro de 2018 e de 2019, em solo classificado como Argissolo, ambos na Fazenda Experimental Rafael Fernandes, pertencente à Universidade Federal Rural do Semiárido, no município de Mossoró, Rio Grande do Norte. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com 15 tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos pelas doses de B, Cu e Zn em dois experimentos. Foram avaliados os teores de B, Cu e Zn na folha diagnose, crescimento, acúmulo de B, Cu e Zn na folha, bulbo e total, classificação de bulbos e produtividade comercial, não comercial e total. A aplicação de B, Cu e Zn não influenciou o número de folhas, relação de formato de bulbo, massa seca de folha, bulbo, e total e a produtividade da cebola. A aplicação de B, Cu e Zn, respectivamente nas doses de 1-2-1 kg ha-1 favoreceu maior acúmulo de B, Zn e Cu no bulbo. Maior número de folhas, massa seca de folhas, massa seca de bulbo e massa seca total, classe 1 e produtividade não comercial foram produzidos no Experimento 1.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: With the exception of the yield characteristics, the doses of B, Cu and Zn studied influenced the development of onion. There was a reduction in the non-commercial yield of onion in the experiment conducted in 2019. Application of higher doses of B, Cu, and Zn is not recommended for the studied conditions.
  • Trocas gasosas em maracujazeiro amarelo sob salinidade da água de irrigação e adubação nitrogenada Articles

    Wanderley, José A. C.; Azevedo, Carlos A. V. de; Brito, Marcos E. B.; Ferreira, Fagner N.; Cordão, Mailson A.; Lima, Robson F. de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivou-se avaliar as trocas gasosas de mudas de maracujá Redondo Amarelo sob a ação mitigadora da adubação nitrogenada sobre a salinidade da agua de irrigação. O experimento foi conduzido em casa de vegetação da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Pombal, PB. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, parcelas subdivididas, compreendendo cinco condutividades elétricas da água de irrigação (parcela) (CEa) (0.3; 1.0; 1.7; 2.4 e 3.1 dS m-1) e cinco doses de nitrogênio (subparcela) (60; 80; 100; 120 e 140% de 300 mg de N dm-3), em cinco blocos. As plantas foram cultivadas em citropotes com volume de 3.780 mL, preenchidos com solo, esterco bovino curtido e maravalha na proporção de 2:1:0,5 (base massa), respectivamente. A aplicação dos níveis de salinidade ocorreu no período de 40 a 85 dias após a semeadura. Mensurou-se, aos 55 e 70 dias após a semeadura a concentração interna de CO2, transpiração, condutância estomática e fotossíntese. Verificou-se efeito atenuante das doses de nitrogênio para as águas de irrigação de 1.7 e 2.4 dS m-1 sobre a fotossíntese aos 55 dias. A salinidade da água de irrigação reduz a maioria das variáveis avaliadas, sobretudo no maior nível estudado (3.1 dS m-1).

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Water with a salinity of 3.1 dS m-1 negatively affects gas exchange in yellow passion fruit seedlings such as 70 DAS. Doses of 90 to 100% of N recommendation mitigate the negative effects of saline irrigation water from 1.7 to 2.4 dS m-1 at 55 DAS. The attenuating effect of nitrogen fertilization is directly linked to dose and saline concentration.
  • Estimativa do percentual de impureza em café por meio de um sistema de visão computacional Articles

    Costa, Anderson G.; Silva, Eudócio R. O. da; Barros, Murilo M. de; Fagundes, Jonatthan A.

    Resumo em Português:

    RESUMO A qualidade e o valor da bebida do café podem ser afetados pela contaminação de impurezas durante a torra e moagem. Métodos que permitem o controle de qualidade do produto comercializado são importantes para atender aos padrões exigidos pelos consumidores e pela indústria. Objetivou-se neste estudo estimar o percentual de impurezas contidas no café usando descritores texturais e colorimétricos obtidos a partir de imagens digitais. Os grãos de café arabica (Coffea arabica L.) com 100% de pureza foram submetidos a processos de torra e moagem, e o café moído inicialmente puro foi gradativamente contaminado por impurezas. As imagens digitais foram coletadas em amostras de café com 0, 10, 30, 50 e 70% de impurezas. A partir das imagens, foram obtidos os descritores texturais de histogramas (média, desvio padrão, entropia, uniformidade e terceiro momento) e os descritores colorimétricos (espaço de cores RGB e espaço de cores HSI). O método de regressão de componente principal (PCR) foi aplicado ao grupo de dados de descritores texturais e colorimétricos para o desenvolvimento de modelos lineares para estimativa de impurezas do café. Os modelos selecionados para o grupo de dados dos descritores texturais e o grupo de dados dos descritores colorimétricos foram compostos por dois e três componentes principais, respectivamente. O modelo dos descritores colorimétricos apresentou maior capacidade de estimativa da porcentagem de impurezas no café quando comparado com o modelo dos descritores texturais.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: It is possible to accurately estimate the percentage of impurities in ground coffee using digital images. Colorimetric indices are descriptors with the greatest potential to estimate the percentage of impurities in ground coffee. The results can be applied to check the quality of coffee.
  • Automação da medição de registro do tempo na determinação da condutividade hidráulica do solo saturado Articles

    Cagna, Camila P.; Guedes Filho, Osvaldo; Silva, Alexandre R. C.; Tormena, Cássio A.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivou-se com esse estudo automatizar a aquisição da variável tempo bem como o cálculo da condutividade hidráulica do solo saturado pelo método da carga decrescente usando sensores de água e a plataforma Arduino. Para automatizar a medição da variável tempo, foi utilizado a placa Arduino Uno e instalados dois sensores de nível de água analógico nas alturas inicial (h0) e final (h1). Quando a água flui pelo solo e o nível da água passa pela parte inferior do sensor inicial (h0), o registro do tempo começa; termina quando a água está ausente da altura final do segundo sensor (h1). A equação para cálculo da condutividade hidráulica foi inserida no algoritmo para se ter o cálculo automaticamente. Amostras de solo indeformadas foram coletadas em uma área de plantio direto de longo prazo. Os valores médios do tempo e da condutividade hidráulica não apresentaram diferenças significativas entre os permeâmetros. O índice coeficiente de massa residual (CRM) mostrou superestimação da variável tempo, indicando que o permeâmetro automático melhora a precisão da medição do tempo e da condutividade hidráulica do solo saturado estimada pelo método da carga decrescente.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Auto Ksat allows real-time data visualization, enabling discrepant data verification. The created and tested system improved the precision of the measurement of soil water flux in laboratories of soil physics. The automated system is a viable option to determine the hydraulic conductivity by the falling head method.
Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com