Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Volume: 26, Issue: 7, Published: 2022
  • Relationship scales of soil arthropods and vegetation structure of Cerrado phytophysiognomies Articles

    Siqueira, Glécio M.; Silva, Raimunda A.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi avaliar as relações de escala de artrópodes do solo e da estrutura da vegetação de fitofisionomias de Cerrado. As parcelas experimentais foram alocadas em áreas com Cerrado denso (T1), Cerrado típico (T2) e Cerrado ralo (T3). A fauna edáfica foi coletada em 128 pontos, por meio de armadilhas de queda e a vegetação avaliada em subparcelas de 9 m2. Os dados foram avaliados por meio da estatística descritiva, geoestatística, análise multifractal e joint multifractal. Os artrópodes do solo e a estrutura de vegetação se ajustaram a um modelo geoestatístico, exceto, plantas arborescentes (T1), abundância de artrópodes (T2) e plantas arbóreas (T2), que apresentaram efeito pepita puro. As variáveis estudadas apresentaram diferentes graus de multifratalidade. Os gráficos da dimensão joint multifractal mostraram linhas circulares com altos valores de correlação conjunta para riqueza de artrópodes versus abundância dos estratos vegetais (r = -0,498), riqueza de artrópodes versus herbáceos (r = 0,323) e riqueza de artrópodes versus arbóreo (r = 0,451) em T1. A fauna do solo foi influenciada pela composição dos estratos arbóreos em maior ou menor grau. As parcelas com Cerrado denso (T1) e Cerrado ralo (T3) apresentaram a maior dependência espacial entre as amostras. A análise multifractal demonstrou que a parcela com Cerrado ralo (T3) foi o sistema com maior heterogeneidade de medida ao longo do suporte geométrico; enquanto a maior assimetria do espectro de singularidade foi descrita para a parcela com Cerrado denso (T1). A utilização de ferramentas de geoestatística e análise multifractal permitiu caracterizar as relações de escala entre as variáveis.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: Soil arthropods and vegetation represent complex systems. Soil arthropods and vegetation are related on multiple scales. Joint correlations of soil arthropods and vegetation were stronger than their single statistical correlations.
  • Sowing date changes phenological development, plastochron index, and grain yield of soybeans under Cerrado conditions Articles

    Bossolani, João W.; Meneghette, Hugo H. A.; Sanches, Izabela R.; Santos, Fabiana L. dos; Parra, Lucas F.; Lazarini, Edson

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A época de semeadura é a prática de manejo cultural com maior interferência no desenvolvimento e na produtividade de grãos de soja, e está diretamente relacionada com o genótipo e tipo de ciclo da cultura. Nosso objetivo foi avaliar o desenvolvimento fenológico em função das respostas fotoperíodicas, índice de plastocrono e produtividade de grãos de três cultivares de soja com ciclos diferentes, semeadas em três épocas distintas O estudo foi realizado em Sevíria, Mato Grosso do Sul e utilizou um delineamento de parcelas subdivididas com as parcelas principais dispostas em blocos com quatro repetições. As parcelas foram compostas por três épocas de semeadura com intervalo de 15 dias, a partir de 15 de novembro, e as subparcelas foram compostas por três cultivares: BMX Turbo RR (ciclo extra-precoce), BMX Potência RR (ciclo precoce) e TMG 1180 RR (ciclo médio). A semeadura tardia aumentou o índice de plastocrono e reduziu a duração do ciclo de crescimento, altura da planta, número de nós no caule principal e número de vagens por planta. Nossos resultados demonstram que cultivares com ciclos mais longos são mais adequadas para semeadura tardia, apresentam melhor desenvolvimento vegetativo e reprodutivo e maior rendimento de grãos. A segunda época de semeadura foi a mais adequada para o cultivo da soja na região.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: Delayed sowing causes detrimental effects on the development and grain yield of extra-early and early cycle cultivars of soybeans. Delayed sowing increased the plastochron index and reduced the crop cycle and growth of soybean cultivars. In the region of Selvíria-MS, sowing in November was the most suitable for soybean.
  • Growth and nutrition of peanut crop subjected to saline stress and organomineral fertilization Articles

    Silva, Elane B. da; Viana, Thales V. de A.; Sousa, Geocleber G. de; Sousa, José T. M. de; Santos, Max F. dos; Azevedo, Benito M. de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A cultura do amendoim em razão dos aspectos microbiológicos e nutricionais torna-se uma cultura de grande importância econômica para agricultura e indústria alimentícia. No entanto, o estresse salino pode causar efeitos negativos na absorção de nutrientes e no crescimento de plantas. Objetivou-se avaliar o crescimento e os teores foliares de nutrientes de plantas de amendoim submetidas a irrigação com água salina e formas de adubação organomineral. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, em delineamento inteiramente casualizado, no esquema fatorial 5 × 2, referente a cinco formas de adubação (F1 = 100% mineral, F2 = 100% biofertilizante bovino, F3 = 100% cinza vegetal, F4 = 50% mineral + 50% biofertilizante bovino e F5 = 50% mineral + 50% cinza vegetal) e dois valores de condutividade elétrica da água de irrigação (1,0 e 5,0 dS m-1), com cinco repetições. O estresse salino inibiu a altura da planta e o número de folhas, mas aumentou o diâmetro médio do caule com utilização de 100% de biofertilizante. As adubações com fertilizante 100% mineral, 100% biofertilizante bovino e 100% cinza vegetal mitigaram o estresse salino e aumentaram o teor de N e Ca foliar. O teor de K foi reduzido em plantas fertilizadas com 100% biofertilizante bovino e 100% cinza vegetal e de Mg em 100% biofertilizante bovino e 50% de fertilizante mineral + 50% biofertilizante bovino, quando exposto a maior salinidade da água de irrigação.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: Irrigation of peanut with 5.0 dS m-1 water limited plant growth and the number of leaves. Fertilization with 100% mineral and 100% bovine biofertilizer attenuated saline stress for foliar N and Ca concentrations. Using 1.0 dS m-1 water and 100% mineral fertilization increased the foliar concentrations of K, P and Mg.
  • Foam mat drying kinetics of jambolan and acerola mixed pulp Articles

    Matos, Joana D’arc P. de; Figueirêdo, Rossana M. F. de; Queiroz, Alexandre J. de M.; Moraes, Maria S. de; Silva, Semirames do N.; Silva, Luis P. F. R. da

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A acerola e o jambolão são frutos com diversos compostos bioativos de origem fenólica e a composição de um produto elaborado com essas duas matérias-primas se afigura como um alimento com elevado potencial antioxidante e nutracêutico. Diante disso, este estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a secagem em camada de espuma da polpa mista de jambolão e acerola. Foram elaboradas formulações com a polpa mista, contendo 1,0% de albumina com 0,5% de goma xantana (F1), 0,5% de carboximetilcelulose - CMC (F2) e 0,5% de goma guar (F3), desidratadas a 50, 60, 70 e 80 °C, com espessura da camada de espuma de 0,5 cm. A elevação da temperatura de secagem diminuiu o teor de água e tempo de desidratação das amostras. Os menores tempos de secagem foram obtidos na formulação F3; todos os modelos de secagem resultaram em bons ajustes, com destaque para Midilli. A maior difusividade efetiva foi obtida na formulação F3; a energia de ativação foi maior na combinação da F1. As amostras com albumina-guar (F3) apresentaram maiores entalpia e entropia e as com albumina-xantana (F1) as maiores energias livres de Gibbs. A secagem em camada de espuma é uma forma eficiente de conservação da polpa mista de jambolão e acerola.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: It was verified that the combination of foaming/stabilizing agents influenced the drying process. Foam mat drying produced mixed pulp powders with low water content, important for their shelf life. Effective diffusivity increases as a function of drying temperature elevation for jambolan and acerola mixed pulp.
  • Physicochemical characteristics of tomato fruits for industrial processing according to the irrigation management Articles

    Silva, Cícero J. da; Silva, César A. da; Rodrigues, Rhayf E.; Pontes, Nadson de C.; Silva, Luiz F. M. da; Megguer, Clarice A.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A pesquisa objetivou avaliar a qualidade pós-colheita de frutos de tomateiro para processamento industrial, submetido a lâminas de irrigação e períodos de corte de irrigação antes da colheita, irrigado por gotejamento subterrâneo em áreas de Cerrado na região Sul de Goiás, Brasil, nos anos de 2015 e 2016. Os experimentos foram instalados no delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições, em parcelas subdivididas. Nas parcelas avaliaram-se cinco lâminas de irrigação (50, 75, 100, 125 e 150% da evapotranspiração da cultura) e nas subparcelas cinco períodos de suspensão da irrigação (0, 7, 14, 21 e 28 dias antes da colheita). Após a colheita, que ocorreu aos 125 dias após o transplantio das mudas, foram avaliados a massa média de frutos, o formato dos frutos (diâmetro longitudinal e transversal), teor de sólidos solúveis totais, acidez titulável, pH, firmeza, rendimento de polpa e produtividade da água para rendimento de polpa. A irrigação deficitária, com reposição menor que 100% da evapotranspiração da cultura, permitiu economizar água, mas reduziu significativamente o tamanho dos frutos e o rendimento de polpa. A suspensão da irrigação em antecedência à colheita diminuiu o rendimento de polpa e o tamanho dos frutos. As maiores produtividades da água para rendimento de polpa dos frutos de tomateiro ocorreram sob déficit hídrico com 50% da evapotranspiração da cultura. Lâminas de irrigação de 50 a 150% da evapotranspiração da cultura e a suspensão da irrigação antes da colheita não influenciaram os teores de sólidos solúveis totais, pH e firmeza dos frutos.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: Growing processing tomato under water deficit promotes greater water productivity for the fruit pulp yield. Irrigation deficit before harvesting reduces tomato yield and does not increase pulp yield. High irrigation levels can reduce the yield of processing tomatoes in Brazilian Cerrado.
  • Biochar and biostimulant in forming Schinus terebinthifolius seedlings Articles

    Santos, Felipe P. dos; Lima, Ana P. L. de; Lima, Sebastião F.; Silva, Arlindo A. P. da; Contardi, Lucymara M.; Vendruscolo, Eduardo P.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A utilização de novos produtos, como o biochar e os bioestimulantes, tem potencial para acelerar o crescimento e melhorar a qualidade de mudas que serão levadas ao campo. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a influência de biocarvão e do bioestimulante vegetal na formação de mudas de Schinus terebinthifolius. O experimento foi instalado em blocos casualizados em esquema fatorial 5 × 2, testando proporções de biocarvão na composição do substrato (0, 7,5, 15, 22,5 e 30%) na presença (15 mL L-1) ou ausência de bioestimulante no tratamento de sementes, com quatro repetições. Foram medidos aos 100 dias após a semeadura: diâmetro de colo, altura, área foliar, comprimento e volume de raiz, massa seca de parte aérea e de raízes. A partir desses parâmetros, foram calculadas relações que determinam a qualidade de mudas. O uso combinado de biochar e bioestimulante influencia na formação e qualidade das mudas de Schinus terebinthifolius, sendo esta associação benéfica para o desenvolvimento radicular das mudas. O biochar mostrou-se viável e pode ser adicionado à mistura de substrato para produção de mudas de S. terebinthifolius. As proporções próximas a 15% de biochar apresentaram melhores resultados de qualidade de mudas. O uso de bioestimulante permite adicionar maiores quantidades de biocarvão a ser misturado no substrato. Plantas mais altas possuem maior diâmetro de caule e comprimento de raiz e plantas com maior volume de raiz proporcionam melhor qualidade de mudas, indicada pelo maior índice de qualidade de Dickson.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: Biochar and biostimulant favor the growth and quality characteristics of Schinus terebinthifolius seedlings. The use of 15% of biochar in the substrate promotes greater height and diameter of Schinus terebinthifolius. Higher proportions of biochar can harm seedling production.
  • Sweet potato yield in response to different potassium sources and splitting of fertilization Articles

    Silva, Luiz D. R. da; Oliveira, Ademar P. de; Cruz, José M. F. de L.; Sousa, Valéria F. de O.; Silva, Adjair J. da; Silva, Mylena C. da

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A batata-doce é uma hortaliça alimentar básica para a população. Este trabalho objetivou-se avaliar o rendimento da batata-doce em resposta à adubação potássica com diferentes fontes e parcelamento. O trabalho foi conduzido na Universidade Federal da Paraíba, em Areia-PB. O delineamento experimental foi de blocos casualizados em arranjo fatorial 7 × 2, com sete épocas de aplicação (100% no plantio; 100% aos 30 dias após o plantio (DAP); 100% aos 60 DAP; 50% no plantio e 50% aos 30 DAP; 50% no plantio e 50% aos 60 DAP; 50% aos 30 e 50% aos 60 DAP; 33% no plantio 33% aos 30 e 33% aos 60 DAP) e duas fontes, cloreto e sulfato de potássio, com três repetições. As variáveis analisadas foram à massa fresca por planta, massa média de raízes comerciais, produção de raízes comerciais por planta, teor de K foliar, produtividades total e comercial de raízes. O cloreto e sulfato de potássio incrementaram a massa fresca da planta e a massa de raízes comerciais, respectivamente. As produtividades comerciais de raízes (25,16 e 22,28 Mg ha-1) foram superiores à média nacional (14,07 Mg ha-1), quando se forneceu K2O nas fontes sulfato e cloreto de potássio, respectivamente. O teor de K foliar ficou dentro do padrão para a cultura, sob adubação de cloreto e sulfato de potássio. A aplicação de sulfato de potássio proporciona maior rendimento de batata-doce. O cloreto e o sulfato de potássio, quando fornecidos em uma única aplicação, aumentam a produtividade total e comercial somente quando as plantas estão aos 60 DAP.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: All sources and splitting of the potassium fertilization resulted in a yield higher than the national marketable yield for sweet potatoes. Potassium sulfate promoted a greater marketable yield when split by 50% at planting and 50% at 60 days after planting. The highest foliar potassium concentration was with potassium sulfate at 100% at planting.
  • Thermal performance of aviary located in the semiarid region of Pernambuco based on computer simulation Articles

    Gonçalves, Indira C. M.; Turco, Sílvia H. N.; Lopes Neto, José P.; Nascimento, José W. B. do; Lima, Vera L. A. de; Borges, Valéria P.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Para estudos de desempenho térmico, a modelagem computacional tem sido apresentada como uma importante ferramenta na tomada de decisões para solucionar problemas complexos e cotidianos na produção e pesquisa em avicultura. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo validar modelos computacionais desenvolvidos por meio do programa EnergyPlus e a partir destes avaliar o desempenho térmico de um aviário com diferentes tipos de telhas (termoacústicas, cerâmicas, fibrocimento e metálicas). A pesquisa consistiu em duas etapas: uma fase experimental e outra fase para a simulação computacional das condições climáticas em quatro modelos de aviário, considerando diferentes tipos de telhas. A fase experimental foi conduzida em duas estações climáticas, inverno (2019) e verão (2020), onde foram aferidos e registrados os dados de temperatura e umidade relativa do ar através de seis data loggers HOBO modelo H12, distribuídos no interior de um aviário localizado no semiárido pernambucano. Para a simulação computacional, foi desenvolvido um modelo virtual do galpão com auxílio da interface gráfica de usuário OpenStudio no Sketchup, e posteriormente o cálculo do desempenho térmico foi realizado por meio do software EnergyPlus. A validação dos modelos mostrou uma forte correlação entre os dados obtidos de maneira experimental e os simulados, apresentando valores do coeficiente de correlação de Pearsons (r) maiores que 0.95. As simulações demonstraram a influência das telhas no desempenho térmico da edificação avaliada, onde para as condições climáticas do semiárido pernambucano, o melhor desempenho térmico foi apresentado pelas telhas termoacústicas, seguido das telhas cerâmicas, de fibrocimento e metálicas.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: The EnergyPlus software package can assist in designing facilities with better comfort environmental conditions. The relative humidity values of the air simulated in the aviary were the same for all types of tiles. To promote thermal comfort at the most critical times, it is necessary to make secondary changes in the aviary environment.
  • Bioactivity of plant extracts from caatinga on cowpea weevil, Callosobruchus maculatus (Coleoptera: Chrysomelidae: Bruchinae) Articles

    Gomes, Camile D. L.; Sá, Jolinda M. de; Godoy, Maurício S. de; Molina-Rugama, Adrian J.; Oliveira, Luciano L. de; Pastori, Patrik L.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O feijão-caupi (Vigna unguiculata) é uma cultura econômica e nutricionalmente importante. No entanto, o feijão-caupi está sujeito ao ataque de insetos-praga que reduzem a qualidade e o valor nutricional dos grãos durante o armazenamento. O uso de produtos à base de plantas como alternativa de controle de insetos-praga tem-se destacado por sua baixa toxicidade ao ambiente e a saúde humana. Este trabalho teve como objetivo avaliar a bioatividade de diferentes extratos vegetais sobre o caruncho-do-feijão (Callosobruchus maculatus). O delineamento inteiramente casualizado foi adotado, com sete tratamentos e seis repetições. Os tratamentos foram constituídos por seis extratos vegetais Morus nigra, Anadenanthera macrocarpa, Dysphania ambrosioides, Moringa oleifera, Ziziphus joazeiro e Licania rigida) e solução salina (NaCl) 0,15 M como controle. A probabilidade de sobrevivência, oviposição e emergência de adultos foram avaliadas. Os extratos vegetais apresentaram efeitos diferentes sobre o C. maculatus, sendo o extrato de D. ambrosioides o mais letal para o caruncho do feijão. Os extratos de A. macrocarpa e D. ambrosioides mostraram repelência ao caruncho-do-feijão. Os extratos de A. macrocarpa, D. ambroisoides, Z. joazeiro e L. rigida interferiram na oviposição das fêmeas; e os extratos de M. oleifera e Z. joazeiro diminuíram a emergência de machos e de fêmeas de C. maculatus.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: Plants found in the caatinga biome have effects on Callosobruchus maculatus. Plant extracts have insecticidal or repellent effects on stored grain pests. The action of plant extracts on Callosobruchus maculatus differs among species found in the Caatinga biome.
  • Drum-drying of mango peel and characterization of different varieties Articles

    Troiani, Caetano A. L.; Pacheco, Maria T. B.; Ferrari, Cristhiane C.; Germer, Silvia P. M.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A casca da manga, um subproduto da indústria de polpa, é rica em nutrientes, porém com alto teor de umidade. A secagem é indicada para estabilizar o resíduo e o uso do drum-dryer é uma alternativa pouco estudada. O presente estudo avaliou a aplicação da tecnologia para cascas de manga, investigando as condições de processo. O potencial das cascas das variedades Palmer, Haden, Keitt e Espada Vermelha também foi avaliado usando análises físico-químicas. Os resultados mostraram diferenças entre as variedades: a Palmer exibiu o menor teor de umidade (73,97 g por 100 g); a Keitt o maior teor de açúcar redutor (25,06 g por 100 g d.b.); a Haden o maior teor de fibra alimentar solúvel (20,85 g por 100 g d.b.) e a Espada Vermelha o maior teor de compostos fenólicos (5462 mg GAE por 100 g d.b.). As cascas da variedade Palmer foram secas variando-se a temperatura (130,6/146,4 ºC) e o tempo de residência (14/28 s). As variáveis independentes influenciaram o fluxo de massa, o teor de umidade e o parâmetro de cor a*. A capacidade antioxidante, os teores de compostos fenólicos e carotenoides totais, além dos outros parâmetros de cor, não foram afetados. As melhores condições de processo foram determinadas em 138,4-146,4 ºC e 14-21 s. Os flocos apresentaram teores de compostos fenólicos de 3.200 mg GAE por 100 g d.b. e capacidade antioxidante de 360 µmol TE g-1 d.b. O produto pode ser utilizado como ingrediente em formulações de alimentos.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: The Palmer mango showed higher nutrient concentration, besides lower moisture content and reducing sugar content in peels. The drum-drying process influenced variables related to the drying efficiency and non-enzymatic browning of mango peels. The drum-drying process did not affect nutrient concentration and the yellow color of the mango peels.
Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com