Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Volume: 27, Número: 3, Publicado: 2023
  • Estratégias para os próximos ciclos do melhoramento intrapopulacional do maracujazeiro-azedo Articles

    Fachi, Leandro R.; Krause, Willian; Lima, Kecy S. de; Santos, Eileen A.; Silva, Fernando H. de L. e

    Resumo em Português:

    RESUMO Nos programas de melhoramento, a identificação da variabilidade genética e o conhecimento das constituições genéticas existentes nas populações segregantes são de fundamental importância para o sucesso e continuação do programa. Este trabalho teve como objetivo quantificar a diversidade genética entre progênies de uma população de maracujazeiro azedo baseado em variáveis morfoagronômicas de flor e frutos utilizando o procedimento multivariado Ward-MLM (modified location model), que foi eficiente na quantificação da diversidade genética e permitiu a identificação e formação consistente de três grupos dentro da população. Dentre os grupos formados, o grupo I apresentou maiores médias para as variáveis relacionadas a flor, grupo II apresentou os maiores valores para as variáveis relacionadas a produtividade e o grupo III apresentou as maiores médias para as variáveis relacionadas a qualidade dos frutos. O comprimento do androginóforo, comprimento da câmara nectarífera, a superfície das anteras, o comprimento da câmara nectarífera e a superfície do estigma foram as variáveis que mais contribuíram para a divergência entre os genótipos avaliados. Cruzamentos entre os genótipos do grupo II e III são promissores para o próximo ciclo, contribuindo para o aumento da produção, melhoria da qualidade física e química dos frutos.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The use of flower and fruit morphoagronomic variables was efficient in quantifying the genetic diversity in passion fruit. The Ward-modified location model procedure identified genetic variability and the formation of three groups. Variables related to flowers contributed to the divergence between genotypes.
  • Extrato de alga Ascophyllum nodosum e nitrogênio mineral em mudas de Alibertia edulis Articles

    Bernardes, Rodrigo da S.; Santos, Silvia C.; Santos, Cleberton C.; Heid, Diego M.; Vieira, Maria do C.; Torales, Elissandra P.

    Resumo em Português:

    RESUMO O manejo fisiológico e nutricional é uma prática importante para obtenção de mudas de alta qualidade e o uso de extrato de algas tem se tornado uma alternativa aos fertilizantes e bioestimulantes, mas informações para Alibertia edulis, uma espécie frutífera e nativa do Cerrado, são escassas. Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito de doses do extrato de alga Ascophyllum nodosum L. (ANE), associadas ou não ao nitrogênio mineral no crescimento, índices de eficiência do nutriente nitrogênio e na qualidade de mudas de A. edulis. As mudas receberam aplicação de cinco doses de ANE (0, 5, 10, 15 e 20 mL L-1 de água) via foliar, sem e com adição de N mineral (50 mg kg-1 de ureia ao solo). O delineamento utilizado foi o de blocos casualizados, e os tratamentos foram arranjados em esquema fatorial 5 × 2. Os dados de altura, diâmetro do coleto, número de folhas e o índice de clorofila ao longo do tempo foram analisados em parcelas subdivididas no tempo. A aplicação foliar do extrato de A. nodosum nas doses de 15 e 20 mL L-1, contribuiu para maiores características de crescimento e qualidade de mudas, independente do uso de nitrogênio mineral. Mudas com N mineral e com 13,98 mL L-1 de ANE tiveram maior área foliar. A maior eficiência e absorção de N e uso de nutrientes ocorreu nas mudas que receberam o extrato de alga A. nodosum.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Foliar application of Ascophyllum nodosum is promising on physiological and nutritional management of seedling production. A. nodosum increased concentration, uptake efficiency, and use of nitrogen in the tissue of Alibertia edulis seedlings. A. edulis seedlings with 15 and 20 mL L-1 of A. nodosum showed greater growth of aerial parts and root systems.
  • Densidade de plantas e morfologia foliar afetam a produtividade, qualidade e nutrição do algodoeiro Articles

    Cordeiro, Carlos F. dos S.; Echer, Fábio R.; Rodrigues, Daniel R.

    Resumo em Português:

    RESUMO Em solos arenosos com secas frequentes, a escolha da cultivar e densidade de plantas é fundamental para melhorar a eficiência do uso da água e evitar perdas na produtividade e qualidade da fibra do algodão. Objetivou-se avaliar a produtividade e a qualidade da fibra de cultivares de algodão em diferentes densidades de plantas. O estudo foi realizado em duas safras (2017/2018 e 2018/2019) em solo arenoso no sudeste do Brasil. A cultivar TMG 47B2RF teve produtividade 27 e 29% maiores sob baixa e média densidade de plantas, respectivamente, em comparação com a maior densidade de plantas. A maior produtividade deveu-se ao maior número de capulhos em relação à cultivar DBB 509B2RF. O peso dos capulhos da cultivar DBB 509B2RF foi 23 e 22% maior em baixa e média densidade, respectivamente. O comprimento e a resistência da fibra foram maiores com a cultivar TMG 47B2RF comparado com a cultivar DBB 509B2RF. O teor de nutrientes nas folhas foi maior no DBB 509B2RF, exceto Ca e Mg. Quando há chuvas regulares, a baixa densidade de plantas resulta em maiores produtividades, mas a densidade intermediária de plantas é a melhor opção em safras com seca severa. Alta densidade de plantas em ambientes de solo arenoso não foi a melhor opção para nenhuma das cultivares.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: High plant density does not improve cotton yield. The highest yield is obtained with the conventional leaf cultivar, regardless of plant density. Fiber strength and length are higher in conventional leaf cultivar.
  • Propriedades físico-hídricas de Oxisol e Quartzipsamment associadas a aplicação de cinzas de madeira Articles

    Duarte, Thiago F.; Bonfim-Silva, Edna M.; Silva, Tonny J. A. da; Koetz, Márcio; Lima, Gabrielly F.

    Resumo em Português:

    RESUMO A adição de cinza da madeira no solo é uma alternativa para a disposição deste resíduo. Porém, seus efeitos nas propriedades físico-hídricas do solo ainda são divergentes. Neste estudo, avaliou-se o efeito da adição de cinzas vegetal na curva característica da água do solo, água gravitacional, capacidade de campo, água total disponível e condutividade hidráulica saturada em um Oxisol e em um Quartzipsamment. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 × 4, correspondendo a dois solos e quatro doses de cinza vegetal, com três repetições. A cinza vegetal utilizada é proveniente de agroindústria, resultante da queima da madeira de eucalipto. As doses de cinza vegetal foram de 0, 16, 32 e 64 g dm-3, em Oxisol (40% argila, textura Argila) e em Quartzipsamment (6% argila e textura Areia). A água gravitacional, a capacidade de campo e a água total disponível ajustaram-se ao modelo quadrático em função das doses de cinza de madeira. A condutividade hidráulica saturada reduziu linearmente com a aumento das doses de cinza vegetal para ambas as classes de solo. A curva característica do solo aumentou significativamente (p ≤ 0,05) apenas na dose de 64 g dm-3 de cinza vegetal. O aumento do total de água disponível foi mais evidente no Oxisol do que no Quartzipsamment, com incremento de 64 e 31%, respectivamente, na dose máxima de 64 g dm-3 de cinza vegetal.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The addition of wood ash changed soil bulk density, which initially increased at a dose of 16 g dm-3. Increases in field capacity and total available water were effective only at doses of 64 g dm-3 of wood ash. Saturated hydraulic conductivity reduced linearly with the addition of wood ash.
  • Metodologias para determinação da emissão de gases de efeito estufa na suinocultura Articles

    Nunes, Emanuele H.; Pecoraro, César A.; Gonçalves, João C.; Miranda, Késia O. da S.; Oliveira, Paulo A. V. de; Bumbieris Junior, Valter H.; Tavares Filho, João

    Resumo em Português:

    RESUMO Os sistemas de produção de suínos contribuem com emissões de gases de efeito estufa (dióxido de carbono - CO2, óxido nitroso - N2O e metano - CH4) e amônia - NH3 para a atmosfera. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar metodologias para determinação das emissões de amônia e gases de efeito estufa em uma unidade de produção comercial de suínos durante a fase de terminação, que possui ventilação natural. Foram medidas as concentrações de gases no ar pelo analisador de gases (INNOVA 1412) e foi calculada a vazão de emissões considerando a taxa de ventilação e as diferenças de concentração de gases entre o interior e o exterior da instalação. Os resultados mostraram que a vazão de emissão obtida pela metodologia simplificada em [g suíno por hora] foi: 2,689 para CO2, 0,30 para N2O, 4,39 para CH4, 13,55 para NH3 e 3,273 para vapor d’água. A vazão obtida para a metodologia contínua em [g suíno por hora] foi de 574 para CO2, 0,67 para N2O, 19,50 para CH4, 5,84 para NH3 e 7,2 para vapor d’água. A metodologia simplificada foi altamente precisa para estimar as emissões de GEE em sistemas de produção de suínos com ventilação natural.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The emission of greenhouse gases in swine farms contributes to global warming. The method used for quantification of greenhouse gas emissions from swine farming must be accurate and adapted to Brazil. The simplified method is reliable and can replace the conventional continuous method.
  • Funções de pedotransferência para estimar parâmetros do modelo de van Genuchten no bioma Cerrado Articles

    Veloso, Mariana F.; Rodrigues, Lineu N.; Fernandes Filho, Elpídio I.; Veloso, Carolina F.; Rezende, Bruna N.

    Resumo em Português:

    RESUMO O bioma Cerrado tem apresentado desafios em conciliar sua expansão agrícola com a disponibilidade hídrica. Nesse sentido, o planejamento e o manejo de recursos hídricos são fundamentais para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do bioma Cerrado, que tem sido prejudicado pela carência de dados, especialmente aqueles referentes às estratégias de irrigação, como, por exemplo, as curvas de retenção de água, essencial para compreender a dinâmica de água no solo. Contudo, como sua obtenção pode ser trabalhosa, seus parâmetros podem ser estimados indiretamente via Funções de Pedotransferência (FPTs). O objetivo do presente estudo foi desenvolver e avaliar FPTs para estimar parâmetros do modelo de van Genuchten, usado para descrever o processo de retenção de água, para o bioma Cerrado. Para o desenvolvimento das FPTs, foram usados os métodos de Regressão Linear Múltipla (RLM) e quatro algoritmos de aprendizado de máquina: Multivariate Adaptative Regression Splines (MARS), Random Forest (RF), Support Vector Regression (SVR) e K Nearest Neightbors (KNN). Dados de solo de duas localidades foram utilizados, sendo que as variáveis preditoras selecionadas em cada conjunto foram diferentes. As melhores estimativas foram obtidas para o parâmetro θs (umidade de saturação), com destaque para os modelos RF e SVR. Já para a θr (umidade residual), os modelos apresentaram uma capacidade preditiva moderada. Para os demais parâmetros, os modelos não apresentaram um desempenho satisfatório para α e n (parâmetros de ajuste).

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Machine learning algorithms were superior to stepwise regression in estimating water content saturated and residual parameters. The high variability of the fit parameters α and n produced a low precision of the PTFs developed for such parameters. The variables sand, clay, microporosity, and microporosity were the most important variables for the development of PTFs.
  • Método não destrutivo para estimar área foliar do sapotizeiro a partir de dimensões lineares das folhas Articles

    Ribeiro, João E. da S.; Coêlho, Ester dos S.; Pessoa, Ângela M. dos S.; Oliveira, Anna K. S. de; Oliveira, Agda M. F. de; Barros Júnior, Aurélio P.; Mendonça, Vander; Nunes, Glauber H. de S.

    Resumo em Português:

    RESUMO A área foliar é um parâmetro de fundamental importância para estudos relacionados ao crescimento e fisiologia vegetal. O objetivo do trabalho foi construir equações alométricas que permitam estimar com precisão e rapidez a área foliar do sapotizeiro. Foram coletadas 250 folhas de diferentes formas e tamanhos em árvores matrizes de sapotizeiro localizadas na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró-RN, Brazil. Em cada folha, foi mensurado o comprimento, largura, produto entre comprimento e largura (LW), produto entre comprimento e comprimento, produto entre largura e largura, e área foliar. Modelos lineares e não lineares foram utilizados para construção das equações alométricas. As melhores equações foram escolhidas com base nos seguintes critérios: maior coeficiente de determinação, coeficiente de correlação linear de Pearson e índice de concordância de Willmott, e menor critério de informação de Akaike e raiz do quadrado médio do erro. Diante disso, verificou-se que os modelos que utilizaram o produto entre comprimento e largura apresentaram os melhores critérios para estimar a área foliar do sapotizeiro. Buscando reduzir o tempo das análises e maior precisão dos dados, as equações ŷ = 0.664 × LW1.018 e ŷ = 0.713 × LW e utilizando LW são as mais indicadas para estimar a área foliar do sapotizeiro.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The sapodilla leaf area can be estimated using a nondestructive method based on allometric equations. Models that use the product of the leaf length and width present the best criteria for estimating the leaf area. The equations LA = 0.664 × LW1.018 and LA = 0.713 × LW accurately and quickly estimate the sapodilla leaf area.
  • Propriedades físicas de grãos de genótipos de feijão-caupi Articles

    Silva, Liliane S. da; Carvalho, Abner J. de; Siqueira, Wagner da C.; Rocha, Maurisrael de M.; Borges, Janaina B.; Barbosa, Edmilson da S.; Barbosa, José A. E.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivou-se avaliar propriedades físicas de grãos de genótipos de feijão-caupi. O estudo foi conduzido no Laboratório de Armazenamento e Beneficiamento de Grãos e Sementes no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, em Januária, MG. Os tratamentos utilizados foram 17 linhagens-elite e 11 cultivares de grãos de feijão-caupi. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições. As características avaliadas foram a densidade aparente, ângulo de repouso, massa de 1.000 grãos, forma (esfericidade e circularidade), tamanho (área projetada) dos grãos, teor de água e porosidade da massa de grãos. Os genótipos conferem diferentes tamanhos aos grãos de feijão-caupi, o que influencia na variação da densidade aparente, ângulo de repouso e massa de mil grãos. Não houve diferença estatística entre as médias para as variáveis teor de água e porosidade da massa, entre os genótipos avaliados.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: There is variability concerning the physical properties of cowpea genotypes. This study describes the main physical properties of grains of 11 commercial cultivars and 17 elite lines of cowpea. The physical properties of grains can interfere with the drying and storage process.
  • Uso do test bench para avaliação da deriva de pulverização em condições climáticas subtropicais Articles

    Precipito, Laís M. B.; Ferreira, Luiz A. I.; Paduan, Natãny A.; Lima, Julião S. de S.; Oliveira, Rone B. de

    Resumo em Português:

    RESUMO Uma metodologia alternativa ao método da ISO 22866, para medir deriva em campo foi desenvolvida no Departamento de Agricultura, Silvicultura, e Economia e Engenharia Ambiental da Universidade de Turin, Itália. Este novo método, denominado de “test bench”, pode ser aplicado para condições de vento diferentes daquelas possíveis na ISO 22866. O objetivo deste estudo foi quantificar o potencial de deriva de três pontas de pulverização em duas pressões de trabalho e duas alturas da barra de pulverização utilizando o método test bench em condições de clima subtropical. O trabalho foi realizado em Bandeirantes, PR, entre 2018 e 2019 em delineamento inteiramente casualizado com 12 tratamentos, constituídos de três pontas de pulverização, as quais foram usadas nas pressões de trabalho mínima e máxima e duas alturas da barra de pulverização com quatro repetições. As pontas utilizadas foram XR11002 (100 e 400 kPa), AIXR11002 (100 e 600 kPa) e ATR 2.0 (400 e 2000 kPa), operando nas alturas da barra de pulverização de 0,50 e 1,00 m. O test bench possibilita avaliar a deriva nas condições climáticas subtropicais, evidenciando que as alterações nas condições meteorológicas, pontas e pressão são decisivas no potencial de deriva de pulverizadores de barra. A umidade relativa do ar e a pressão de trabalho foram os fatores mais determinantes no potencial de deriva das pontas de pulverização, enquanto a altura da barra de pulverização não influenciou no potencial de deriva.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: In regions with a subtropical climate, bench testing can be used to verify the drift potential. High temperatures, low relative humidities, higher working pressures, and higher wind speeds lead to greater potential for drift. Variations in the height of the spray boom did not show any changes in the drift potential.
  • Cultivo de Urochloa brizantha sob diferentes densidades de solo e doses de cinzas vegetal Articles

    Rocha, Rosana A. da S.; Silva, Tonny J. A. da; Bonfim-Silva, Edna M.; Duarte, Thiago F.; Oliveira, Niclene P. R. de

    Resumo em Português:

    RESUMO A compactação do solo é um problema recorrente na agricultura, levando à redução da produtividade das culturas. Diante disso, a aplicação de resíduo agroindustrial da queima de biomassa vegetal pode melhorar as propriedades químicas e físicas do solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento do capim paiaguás sob diferentes densidades do solo e doses de cinzas vegetal. O experimento foi conduzido em blocos casualizados, em esquema fatorial 5 × 5, composto por cinco valores de compactação do solo (1,0, 1,2, 1,4, 1,6 e 1,8 Mg m-3) e cinco doses de cinza vegetal (0, 8, 16, 24, 32 g dm-3), com quatro repetições. Densidades do solo acima de 1,2 Mg m-3 reduzem a massa seca do capim paiaguás. A dose de cinza de madeira de 20,42 g dm-3 apresenta o maior valor de massa seca da parte aérea. O crescimento da raiz é maior na dose de cinza de madeira de 16,52 g dm-3.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Soil compaction at the 5-cm depth layer reduced the reproductive growth of Paiaguás grass. The maximum dose of wood ash (20.42 g dm-3) resulted in the highest production of shoot dry mass. The root system was affected by soil compaction.
Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com