Accessibility / Report Error

"Discutir educação é discutir trabalho docente": o trabalho docente segundo dirigentes da Confederación de Trabajadores de la Educación de la República Argentina (CTERA)

"Discutir educación es discutir trabajo docente": el trabajo docente según sindicalistas de la Confederación de Trabajadores de la Educación de la República Argentina (CTERA)

"Discussing education is discussing the teaching work": the teaching work according to Confederación de Trabajadores de la Educación de la República Argentina (CTERA) coordinators

Inserido nos debates a respeito da dicotomia entre "proletarização" e "profissionalidade" do trabalho docente, o texto destaca significados oferecidos por dirigentes da CTERA aos conceitos de "trabalhador em educação" e de "profissional docente". Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com um homem e duas mulheres. O referencial sustenta-se em análises que interpretam a gênese da ocupação como forma de compreender sua atual configuração; o processo de trabalho docente; e a importância do gênero para tecer as representações existentes sobre a ocupação. Os resultados indicam que, na elaboração dos sindicalistas, não há contradição entre ser trabalhador e buscar a profissionalidade. A defesa da identidade de trabalhador em educação articula a luta contra a retirada de direitos trabalhistas e o papel protagonista do professorado no desenvolvimento de projetos educacionais.

trabalho docente; sindicalismo docente; profissionalidade docente; trabalhadores em educação; CTERA


ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br