O ensino explícito da compreensão da leitura. Análise do impacto de um programa de intervenção* * O programa Aprender a compreender torna mais fácil o saber foi financiado por Didaxis - Cooperativa de Ensino, CRL; Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão; Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPSI); Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CIEC).

THE EXPLICIT TEACHING AF READING COMPREHENSION. IMPACT ANALYSIS OF AN INTERVENTION PROGRAM

LA ENSEÑANZA EXPLÍCITA DE LA COMPRENSIÓN LECTORA. ANÁLISIS DEL IMPACTO DE UN PROGRAMA DE INTERVENCIÓN

FERNANDA LEOPOLDINA VIANA IRENE CADIME SANDRA SANTOS SARA BRANDÃO IOLANDA RIBEIRO Sobre os autores

RESUMO

Neste artigo apresenta-se o programa Aprender a compreender torna mais fácil o saber, destinado a alunos do 3º e 4º anos de escolaridade, que tem como objetivo principal o desenvolvimento das competências de compreensão da leitura, de estratégias de leitura e de metacompreensão. O programa foi implementado com 1.142 alunos do 4º ano de escolaridade. Na avaliação dos resultados, recorreu-se a um design de grupo único com pré e pós-teste. Os resultados indicaram a presença de diferenças estatisticamente significativas entre os dois momentos de avaliação, e os resultados obtidos por esses alunos no exame de língua portuguesa de 2012 mostraram que: a percentagem de alunos que obtêm a classificação A e B é superior à média nacional; a percentagem dos que obtêm D e E é inferior à média nacional. Apontam-se como linhas de investigação futura a replicação do estudo com a inclusão de um grupo de controlo e a avaliação da perceção dos professores sobre o programa e a sua eficácia.

PALAVRAS-CHAVES:
leitura; compreensão da leitura; programa de intervenção; avaliação

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br