Acessibilidade / Reportar erro

Ética e ontologia em Lukács e o complexo social da educação

Ethics and ontology in Lukács and the social complex of education

Examina algumas das idéias éticas e ontológicas fundamentais de Georg Lukács como fundamento para a reflexão sobre a educação. Os problemas relacionados ao fenômeno da educação suscitam, no atual momento histórico, um interesse cada vez maior, marcado pela crise estrutural geral da forma de sociabilidade regida pelo capital, da qual resultam crises profundas em variadas instâncias da sociedade. Disso deriva a necessidade de superar, no campo da educação, velhas visões unilaterais dos fenômenos educativos contemporâneos. Independentemente do lugar que se lhe concede a partir de um ponto de vista histórico-social, o complexo social da educação constitui-se, baseado em uma perspectiva ético-ontológica, como um fato rico, complexo e contraditório, do qual não se pode ter aproximação sem uma sólida base teórica-metodológica.

ética; ontologia; trabalho; educação


ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br