A difusão do pensamento de Michel Foucault na educação brasileira: um itinerário bibliográfico

The diffusion of Michel Foucault's thought in the Brazilian educational literature: a bibliographical itinerary

La difusión del pensamiento de Michel Foucault en la literatura educacional brasileña: un intinerario bibliográfico

Julio Groppa Aquino Sobre o autor

O presente artigo tem o propósito de configurar um horizonte possível da difusão do pensamento de Michel Foucault na literatura educacional brasileira, por meio da focalização de duas grandes frentes escriturais: os livros e os artigos divulgados em 15 periódicos da área, no período entre 1990 e 2012. No segundo caso, fulcro da investigação levada a cabo, foram selecionados 132 artigos que tomaram o pensamento foucaultiano como modo de trabalho, tendo sido analisados segundo: sua frequência e cronologia; a filiação institucional dos autores, bem como o rol dos mais assíduos; as obras de Foucault mais referidas; as temáticas e os tópicos teóricos mais visitados; por fim, os tipos investigativos empregados nas argumentações. As reflexões finais do artigo apontam para a exigência de perspectivar, para além da difusão, os múltiplos modos de apropriação das ideias do pensador no campo educacional brasileiro e, portanto, a diversidade de efeitos daí decorrente.

Michel Foucault; literatura educacional; difusão de ideias


ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br