Acessibilidade / Reportar erro

Aprender a ser professor em contexto de estágio: um estudo com recurso a timelines em entrevistas de natureza biográfica* * Estudo integrado em um projeto de doutoramento financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) subordinado à temática “Como se aprender a ser professor: um estudo longitudinal com estudantes do 2º ciclo em ensino de educação física nos ensinos básico e secundário”, com a referência SFRH/BD/101895/2014.

Learning to be a teacher in a study context: a study using timelines on biographical interviews

Aprender a ser profesor en contexto de estadio: un estudio con recurso a timelines en entrevistas de naturaleza biográfica

RESUMO

O objetivo do estudo é procurar compreender o papel das experiências emocionais no processo de aprender a ser professor. Seis estudantes-estagiários de educação física construíram timelines com o registo dos momentos do estágio que consideraram significativos para sua aprendizagem e posteriormente foram entrevistados. A análise foi efetuada por recurso aos princípios de codificação da Ground Theory. Os dados evidenciaram que o estágio é marcado por um “choque com a realidade”, em que as emoções negativas se sobrepõem às emoções positivas. As experiências positivas, por conferirem confiança e motivação aos estudantes-estagiários, geraram maior envolvimento no processo de aprendizagem. Aprender a ser professor configura-se como um processo de transformação, em resultado do envolvimento emocional, que ocorre pela interação com o contexto e o apoio dos orientadores.

PALAVRAS-CHAVE:
processo de aprendizagem; estágio profissional; experiências emocionais; timeline

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br