Acessibilidade / Reportar erro

Construção da profissionalidade docente na formação inicial de professores do ensino básico em Moçambique: perspetivas de formadores de professores

THE CONSTRUCTION OF TEACHERS’ PROFESSIONALISM IN INITIAL TEACHERS’ EDUCATION IN MOZAMBIQUE: THE VIEWS OF TEACHER EDUCATORS

CONSTRUCCIÓN DE LA PROFESIONALIDAD DOCENTE EN LA FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES DE LA ENSEÑANZA BÁSICO EN MOZAMBIQUE: PERSPECTIVAS DE FORMADORES DE PROFESORES

RESUMO

O estudo incidiu sobre as visões de 289 formadores de professores de 17 instituições de formação de professores do ensino básico acerca da noção de profissionalidade desenvolvida em seus formandos. Usaram-se resultados de um questionário que foi aplicado aos formadores, supondo e sustentando teoricamente que as representações dos formadores a respeito do conceito ensinar, dos objetivos e competências privilegiadas nessa formação e dos atributos reconhecidos como essenciais à atividade de ensino desocultariam aspectos relevantes sobre a profissionalidade que sua ação pretende desenvolver. Os resultados mostram que as perspectivas dos inquiridos incorporam elementos associados a um conceito de profissionalidade de nível baixo e desvendam contradições que dizem respeito ao conceito que se pensa estar a construir.

PALAVRAS-CHAVE:
ensino; profissionalidade docente; competência profissional; formação inicial de professores

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br